Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Malha de Setores Censitários

O que é

Compilação, em formato digital, do conjunto dos Setores Censitários que, em sua forma e classificação, representam o território nacional para os fins Geográficos e Estatísticos do IBGE. O Setor Censitário é a menor porção de área utilizadas pelo IBGE para planejar, coletar e disseminar os resultados dos Censos e Pesquisas Estatísticas. Através de extensão e classificação condicionadas a Divisão Político-Administrativa vigente e a outras Estruturas Territoriais existentes, os Setores dão adequado contexto geográfico às estatísticas.

A presente publicação traduz o estágio temporal atual dos sistemas cadastrais do IBGE, conforme os processos de aquisição, tratamento, gerenciamento e atualização dos dados utilizados na construção da Base Territorial para a coleta do Censo Demográfico 2022 e das Pesquisas Domiciliares Amostrais. Constitui-se uma visão geral da Divisão Político‐Administrativa Brasileira vigente na data de referência - incluindo Estados, Distrito Federal, Municípios, Distritos e Subdistritos - cujas identificações cadastrais compõem o código exclusivo que identifica cada Setor Censitário. Alem disso, cada Setor porta classificação sobre a configuração territorial necessária ao dimensionamento das coletas e à contextualização dos resultados, tais como: a condição urbana ou rural e status das localidades – se cidades, vilas, núcleos urbanos ou aglomerados rurais.

A partir de 2019 foi possível distinguir a Malha Setorial Censitária ou, simplesmente Malha Censitária, do novo produto, a Malha Setorial Intermediária. A primeira está vinculada à divulgação dos resultados de operações como Censo Demográfico, Censo Agropecuário e Contagens. Neste caso, por ser resultado de um levantamento minucioso do território brasileiro, terá um conjunto de informações bem maior que a Malha Setorial. Esta, por sua vez, trará anualmente informações atualizadas de mudanças territoriais que afetam a forma e classificação dos setores censitários, embora não traga as informações estatísticas trazidas pela primeira.

Sobre a publicação - 2020 Malha Censitária

A Malha Setorial de 2020 foi atualizada para a coleta do Censo Demográfico programada para 2021. Por se tratar de uma Malha Intermediária não contempla informação estatística de população ou domicílio, mas contém a situação atualizada da Divisão Político‐Administrativa Brasileira – DPA, vigente em 30/06/2020, constantes da Malha Municipal, também produzida anualmente pela Coordenação de Estruturas Territoriais da Diretoria de Geociências do IBGE.

A publicação de uma Malha de Setores Censitários Intermediária visa atender às demandas de diferentes usuários, na busca de compreensão do ordenamento territorial no Brasil entre as operações censitárias. Mesmo sem os dados estatísticos, pode subsidiar de modo eficaz a gestão e o planejamento em níveis municipal, estadual e regional; pesquisas variadas e negócios com forte componente espacial.

É resultado dos avanços tecnológicos, especialmente aqueles voltados para a aquisição por meio de ferramentas de sistemas de informações geográficas sobre bases cartográficas de referência e insumos de imagens ortorretificadas (aerofotogramétricas e orbitais) que, desde o Censo Agro 2017, são fundamentais para sua atualização anual. Desse esforço resultam ainda instrumental de apoio ao Censo e às pesquisas domiciliares, como cadernetas de setores e diversos mapas, especialmente os Mapas Municipais Estatísticos e os Mapas Municipais Urbanos. Para muitos Municípios são produtos cartográficos essenciais e que pela primeira vez são divulgados a parte de uma operação censitária.

Acesso ao produto - 2020 Malha Censitária

Saiba mais - 2020 Malha Censitária

Setor Censitário

Cada setor censitário possui um número identificador, denominado geocódigo. É formado através da recomposição da hierarquia político-administrativa a qual o setor censitário pertence: os dois primeiros dígitos se referem ao código do estado; os cinco subsequentes se relacionam ao município; os dois seguintes indicam o distrito; os dois na sequência apontam o subdistrito; e, por fim, os quatro últimos ao setor censitário.

Formação do código de setor censitário

Foram mantidos os critérios para delimitação dos setores censitários das malhas censitárias anteriores, mas por se tratar de uma malha intermediária, as informações de setores estão limitadas ao geocódigo, à divisão político-administrativa e à situação do setor, que permite aprofundar e distinguir diferentes categorias de dispersão e aglomeração de domicílios no território, subsidiando uma classificação geral dos setores censitários em urbanos ou rurais.

A classificação de situação sofreu pequenas alterações para o próximo Censo Demográfico, conforme a tabela abaixo:

CÓDIGO DESCRIÇÃO
1 Área urbana com alta densidade de edificações
2 Área urbana com baixa densidade de edificações (inclui expansão urbana, novos loteamentos, áreas verdes desabitadas, etc.)
3 Núcleo urbano (inclui as antigas áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais de extensão urbana da metodologia do Censo 2010)
5 Aglomerado rural: Povoado (caracterizado pela existência de comércio e serviços)
6 Aglomerado rural: Núcleo (vinculado a um único proprietário, fazenda ou estabelecimento agropecuário)
7 Aglomerado rural: Lugarejo (não dispõe de comercio e serviços como o povoado)
8 Área rural (caracterizada pela dispersão de domicílios e estabelecimentos agropecuários)
9 Massa d’água (porções de água que por motivos operacionais foram isoladas em setor censitário)

Quantitativos

  • 5568 Municípios;
  • 1 Distrito Federal (Brasília – DF);
  • 1 Distrito Estadual (Fernando de Noronha – PE);
  • 2 Áreas Estaduais Operacionais (Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, ambas atribuídas ao Rio Grande do Sul).
  • 449.880 Setores Censitários

Arquivos – Formatos e atributos

  • 1. .shp: X_Setores_2020.shp e BR_Setores_2020.shp
  • 2. .kml: Y_Z_Setores_2020.kml
Nome Campo Tipo Tamanho Descrição
1 CD_SETOR Text 15 Geocódigo do setor
2 CD_SIT Text 1 Código de situação do setor
3 NM_SIT Text 50 Descrição do código de situação do setor
4 CD_UF Text 2 Geocódigo da Unidade Federativa
5 NM_UF Text 50 Nome da Unidade Federativa
6 SIGLA_UF Text 2 Sigla da Unidade Federativa
7 CD_MUN Text 7 Geocódigo do município
8 NM_MUN Text 60 Nome do município
9 CD_DIST Text 9 Geocódigo do distrito
10 NM_DIST Text 100 Nome do distrito
11 CD_SUBDIST Text 11 Geocódigo do subdistrito
12 NM_SUBDIST Text 100 Nome do subdistrito

onde:
X = sigla da Unidade Federativa
Y = Geocódigo do município
Z = Nome do município

  • A Malha Censitária disponibilizada é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:250.000, sem supressão de pontos, de acordo com critérios técnicos preestabelecidos pela IBGE/DGC/CETE.
  • Sistema Geodésico de Referência – SIRGAS 2000
  • Sistema de Coordenadas Geográficas

Codificação de texto - UTF-8

Isenção de Responsabilidade:

Os limites aqui representados não devem ser considerados como sendo definitivos até a divulgação formal do Censo e também não refletem a configuração de Censos anteriores. Exprimem o esforço do IBGE em representar geometricamente um cenário que abrange a visão instantânea e aproximada em que a precisão das linhas dependem de diversos fatores, tais como, completude da legislação, tipo de feição, qualidade gráfica e atualização da cartografia disponível ou da resolução das imagens orbitais ou ortofotos utilizadas.

Devido à esta particularidade, é necessário destacar que:

  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse de qualquer ilha localizada em rios, lagoas, lagos, baías, estuários ou no oceano, que não esteja definida a sua subordinação político-administrativa na legislação, obedecendo a critérios hierárquicos no nível federal e estadual;
  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse ou a subordinação político-administrativa de imóvel urbano/rural, linhas de dutos, usinas, aeroportos, antenas, poços de petróleo/gás, áreas de mineração, torres de parques eólicos, praças de pedágio, posto fiscal e qualquer outra edificação ou instalação comercial ou industrial.

O IBGE agradece a comunicação de quaisquer discordâncias com relação à malha de setores alertando os usuários que o referido produto não pode ser objeto de certidões e nem têm eficácia jurídica como prova ao assumirem para si, qualquer responsabilidade sobre o uso desta malha para finalidades outras, estando o IBGE isento de qualquer responsabilidade.

Downloads

Notícias e Releases

IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2021

O IBGE divulga hoje (21) a Malha Setorial Intermediária 2021 em formato digital, com a classificação...

21/11/2022

IBGE divulga Malha Setorial Intermediária 2020

Erramos: Correção no release de divulgação da Malha Setorial Intermediária 2020 O IBGE divulga hoje...

25/02/2021

IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2019

O IBGE lança hoje (30) a Malha Setorial Intermediária 2019 em formato digital, com a classificação de...

30/07/2020

Ver mais notícias

Erramos