Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Malha Municipal

O que é

A Malha Municipal retrata a situação vigente da Divisão Político Administrativa (DPA), através da representação vetorial das linhas definidoras das divisas estaduais e limites municipais, utilizada na coleta dos Censos Demográficos e demais pesquisas do IBGE. A cada versão do produto, incorporam-se as alterações territoriais provenientes de:

  • nova legislação;
  • decisões judiciais (liminares e mandados);
  • alterações cartográficas (relatórios técnicos dos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político administrativa que atualizam os memoriais descritivos legais a luz das novas geotecnologias).

As alterações territoriais comunicadas ao IBGE pelos Órgãos Estaduais responsáveis pela matéria e/ou pelas Assembleias Legislativas em data posterior a 30 de abril do ano corrente são incorporadas a Malha Municipal no ano subsequente, tendo em vista os tempos mínimos necessários para o processamento dessas informações na Base Territorial e demais cadastros do IBGE.

A representação das linhas da fronteira do Brasil com países vizinhos na malha territorial do IBGE são as fornecidas pelo Ministério das Relações Exteriores, através das suas Comissões Brasileiras Demarcadoras de Limites responsáveis pela consolidação, caracterização e demarcação das fronteiras internacionais do Brasil.

A Malha Municipal do IBGE é confeccionada sempre utilizando-se referências legais. Para a materialização do delineamento da linha divisória, são utilizadas as bases cartográficas oficiais, os insumos cartográficos disponíveis mais recentes e os relatórios técnicos dos órgãos estaduais que atualizam a linha divisória a partir dos acordos sociais e administrativos identificados em cada região.

Em caso de discordância sobre qualquer ponto deste produto, solicitamos procurar os órgãos responsáveis pelas informações nele com compiladas:

Ao órgão estadual responsável pela divisão político-administrativa (demandas sobre limite municipal, linhas de duto, usinas, aeroportos, antenas, poços de petróleo/gás, áreas de mineração, posto fiscal ou estrutura edificada) Aos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa nos estados (demandas sobre Divisa Estadual) Ao Ministério das Relações Exteriores - Comissões Brasileiras Demarcadoras de Limites (caso que envolve Fronteira Internacional)

Por fim, as linhas divisórias possuem detalhamento compatível com a escala de 1:250.000 (sem generalização ou supressão de pontos).

O IBGE alerta que é recomendável a leitura da documentação técnica, disponível em todas as versões da Malha Municipal, antes da utilização do produto para minimizar as dúvidas e evitar mal uso das informações. Destaca-se que a ampliação da escala da Malha descaracteriza e introduz distorções no produto disponibilizado. Mais detalhes são fornecidos no arquivo LEIA-ME, presente em cada publicação.

Os arquivos encontram-se agrupados por estados e, a partir do ano de 2015, também para o Brasil. Cada pasta apresenta as Malhas Municipais (MU) e o limite estadual (UF) e outros arquivos que podem variar entre uma publicação e outra. São disponibilizados no formato Shape File (SHP) que podem ser lidos pela grande maioria dos softwares de geoprocessamento e visualizadores de geoinformação existentes. Todos os dados publicados estão referenciados ao Sistema Geodésico Brasileiro (atualmente SIRGAS 2000) e apresentam projeção Geográfica.

Sobre a publicação - 2019

Os arquivos desta disseminação representam a Malha Municipal Digital da Divisão Político ‐ Administrativa Brasileira, de acordo com a estrutura político-administrativa vigente em 30/04/2019, data de referência para recebimento das alterações territoriais oriundas dos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa.

No ano de 2019, a Malha Municipal Digital da Divisão Político‐Administrativa Brasileira é constituída por 5572 geocódigos, sendo:

  • 5568 Municípios;
  • 1 Distrito Federal (Brasília – DF);
  • 1 Distrito Estadual (Fernando de Noronha – PE);
  • 2 Áreas Estaduais Operacionais (Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, ambas atribuídas ao Rio Grande do Sul).

Os produtos descritos aqui apresentam as seguintes unidades territoriais: Municípios, Microrregiões, Mesorregiões, Áreas de Regiões Geográficas Imediatas, Regiões Geográficas Intermediárias e Unidades da Federação, separados em diretórios de arquivos por UF ou em arquivos unificados para o Brasil nas respectivas unidades territoriais, com o prefixo BR.

Destaca-se que os atributos das Divisões do Brasil em “Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias", publicadas no ano de 2017 a partir da referida versão da Malha Municipal Digital passam a substituir de forma progressiva até 21/12/2023, as “Mesorregiões e Microrregiões Geográficas”, publicadas em 1989 nas publicações do IBGE. As "Regiões Geográficas Imediatas" devem substituir as "Microrregiões Geográficas" e as "Regiões Geográficas Intermediárias" devem substituir as "Mesorregiões Geográficas". Para maior detalhamento sobre o tema, acesse o link disponível: 

https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto 

A seguir, apresenta-se o padrão de nomenclatura dos arquivos:

Malha Nomenclatura
Municípios XX_Municipios_2019.shp
BR_Municipios_2019.shp
Microrregiões XX_Microrregioes_2019.shp
BR_Microrregioes_2019.shp
Mesorregiões XX_Mesorregioes_2019.shp
BR_Mesorregioes_2019.shp
Regiões Imediatas XX_RG_Imediatas_2019.shp
BR_RG_Imediatas_2019.shp
Regiões Intermediárias XX_RG_Intermediarias_2019.shp
BR_RG_Intermediarias_2019.shp
UFs XX_UF_2019.shp
BR_UF_2019.shp

Onde:
XX - Corresponde à sigla da UF.

Cada arquivo possui atributos de acordo com o descrito abaixo:

Arquivos: XX_Municipios_2019.shp e BR_Municipios_2019.shp

 

Nome Campo

Tipo

Tamanho

Descrição

1

CD_MUN

Text

7

Geocódigo do município (7 dígitos numéricos)

2

NM_MUN

Text

60

Nome do município

3

SIGLA

Text

2

Sigla da UF à qual o município pertence

4

AREA_KM2

Double

Precisão: 9
Escala: 3

Área do município (km²)

Arquivos: XX_Microrregioes_2019.shp e BR_Microrregioes_2019.shp

 

Nome Campo

Tipo

Tamanho

Descrição

1

CD_MICRO

Text

5

Geocódigo da microrregião (5 dígitos numéricos)

2

NM_MICRO

Text

100

Nome da microrregião

3

SIGLA

Text

2

Sigla da UF à qual a microrregião pertence

Arquivos: XX_Mesorregioes_2019.shp e BR_Mesorregioes_2019.shp

 

Nome Campo

Tipo

Tamanho

Descrição

1

CD_MESO

Text

4

Geocódigo da mesorregião (4 dígitos numéricos)

2

NM_MESO

Text

100

Nome da mesorregião

3

SIGLA

Text

2

Sigla da UF à qual a mesorregião pertence

Arquivos: XX_RG_Imediatas_2019.shp e BR_RG_Imediatas_2019.shp

 

Nome Campo

Tipo

Tamanho

Descrição

1

CD_RGI

Text

6

Geocódigo da Região Geográfica Imediata (6 dígitos numéricos)

2

NM_RGI

Text

100

Nome da Região Geográfica Imediata

3

SIGLA

Text

2

Sigla da UF à qual a Região Geográfica Imediata pertence

Arquivos: XX_RG_Intermediarias_2019.shp e BR_RG_Intermediarias_2019.shp

 

Nome Campo

Tipo

Tamanho

Descrição

1

CD_RGINT

Text

4

Geocódigo da Região Geográfica Intermediária (4 dígitos numéricos)

2

NM_RGINT

Text

100

Nome da Região Geográfica Intermediária

3

SIGLA

Text

2

Sigla da UF à qual a Região Geográfica Intermediária pertence

Arquivos: XX_UF_2019.shp e BR_UF_2019.shp

 

Nome Campo

Tipo

Tamanho

Descrição

1

CD_UF

Text

2

Geocódigo da UF (2 dígitos numéricos)

2

NM_UF

Text

50

Nome da UF

3

SIGLA

Text

2

Sigla da UF

4

NM_REGIAO

Text

20

Nome da Região

  • As bases cartográficas disponibilizadas são compatíveis com a escala original de trabalho – 1:250.000, sem supressão de pontos, de acordo com critérios técnicos preestabelecidos pela IBGE/DGC/CETE.
  • Sistema Geodésico de Referência – SIRGAS 2000
  • Sistema de Coordenadas Geográficas
  • Codificação de texto - UTF-8

Evolução das Malhas Municipais

Hoje, a Malha Municipal retrata a situação vigente da DPA, através da representação vetorial das linhas definidoras das divisas estaduais e limites municipais, utilizada na coleta dos Censos Demográficos e demais pesquisas estatísticas do IBGE, incorporando as alterações territoriais provenientes de: Nova Legislação, Decisões Judiciais (Liminares e Mandados) e Alterações Cartográficas (relatórios técnicos dos órgãos estaduais responsáveis pela DPA que atualizam os memoriais descritivos legais à luz das novas geotecnologias).

Considerações Gerais

A malha municipal digital do IBGE possui como função básica: “Representar a divisão político-administrativa brasileira da maneira mais fiel possível, fornecendo ao IBGE os limites administrativos necessários para o cumprimento da sua missão institucional”.

Embora a malha municipal do IBGE seja utilizada atualmente como referência para diversas atividades e por diversos órgãos públicos, privados e a sociedade em geral, o IBGE, não é um órgão com atribuição legal de definição e demarcação de limites territoriais.

Os limites aqui representados são apenas interpretações das legislações, desta forma não devem ser consideradas como sendo demarcações ou caracterizações oficiais. Ou seja, esta não pode ser considerada em nenhuma hipótese, como sendo uma malha oficial da Divisão Política-Administrativa do Brasil.

As estimativas de população produzidas anualmente pelo Instituto levam em conta a situação atualizada da Divisão Político-Administrativa, cuja dinâmica reflete as alterações territoriais ocorridas nos limites dos municípios, no âmbito dos acordos de cooperação técnica que o IBGE mantém com Órgãos Estaduais responsáveis pela matéria e/ou pelas Assembleias Legislativas. As alterações recebidas pelo IBGE em data posterior a 30 de abril do ano corrente são incorporadas na Malha Municipal no ano subsequente, tendo em vista os tempos mínimos necessários para o processamento dessas informações na Base Territorial e demais cadastros do IBGE.

A constituição de 1988 diz que esta atividade cabe à União, mas não há indicação jurídica que se refira ao IBGE como responsável.

Ato das Disposições Transitórias Art. 12:

  • 2º Os Estados e os Municípios deverão, no prazo de três anos, a contar da promulgação da Constituição, promover, mediante acordo ou arbitramento, a demarcação de suas linhas divisórias atualmente litigiosas, podendo para isso fazer alterações e compensações de área que atendam aos acidentes naturais, critérios históricos, conveniências administrativas e comodidade das populações limítrofes.
  • 3º Havendo solicitação dos Estados e Municípios interessados, a União poderá encarregar-se dos trabalhos demarcatórios.
  • 4º Se, decorrido o prazo de três anos, a contar da promulgação da Constituição, os trabalhos demarcatórios não tiverem sido concluídos, caberá à União determinar os limites das áreas litigiosas.

A partir desse cenário sobre a responsabilidade da definição dos limites territoriais, o IBGE tem se associado aos órgãos encarregados pela ordenação territorial de cada estado, de forma a criar um ambiente adequado para resolver as questões de limites territoriais. Neste contexto, o IBGE reconhece e respeita a competência e consequente responsabilidade sobre a ordenação territorial às seguintes entidades:

  • À prefeitura municipal (Limites Distritais).
  • Ao órgão estadual competente pela ordenação territorial do estado (Limite Municipal).
  • Aos órgãos estaduais competentes pela ordenação territorial dos estados (Limite Estadual).
  • Ao Ministério das Relações Exteriores (Limite Internacional).

O IBGE, em função da natural demanda de aferir a ocupação humana e condições de vida por meio das operações estatísticas, necessita de insumos sempre atualizados, não podendo se eximir, da necessidade de atualização ou refinamento dos limites à condição presente no território. Mesmo quando existe legislação disponível, a mesma pode não satisfazer as necessidades de detalhamento para o uso estatístico do IBGE.

A malha municipal digital é formada por polígonos não sobrepostos que, para existirem, necessitam ter um perímetro fechado. Essa característica impede que se utilize recursos comumente utilizados na cartografia impressa (incluindo os mapeamentos sistemáticos oficiais) onde uma linha pode ser interrompida em trechos duvidosos ou por não ser possível, com o arquivo digital, limitar a visualização a uma escala única definida. Essa condição evidencia naturalmente, alguns tipos de problemas que poderiam existir ou que estavam inibidos em função das origens das informações em papel.

Considerações sobre as Limitações de Uso da Malha.

A Malha Municipal da Divisão PolíticoAdministrativa Brasileira exprime o esforço do IBGE em representar geometricamente a Divisão Político-Administrativa dentro de um cenário que abrange legislação desatualizada, omissões legais, aproximações, litígios e carência de insumos cartográficos atualizados e em escala de detalhe.

De forma geral, os limites presentes na malha municipal digital devem ser entendidos como limites aproximados. A precisão da linha dependerá de diversos fatores, tais como completude da legislação, tipo de feição, qualidade gráfica e atualização da cartografia disponível ou da resolução das imagens orbitais ou ortofotos utilizadas. Destacam-se os seguintes casos, onde é necessária atenção em relação ao correto uso da malha:

1) Divisas baseadas em hidrografia que utilizem os termos: “talvegue”, “álveo”, “sobe” ou “desce” o rio - Tais situações trazem problemas na materialização da linha, seja pelo desconhecimento dos locais exatos onde passam o limite sobre a hidrografia.

2) Rios meandrantes ou regiões com alterações hidrográficas constantes - A atualização cartográfica e a definição fundiária de propriedades podem ser comprometidas em função das alterações naturais e artificiais no curso do rio e também da escala de produção da malha municipal;

3) Divisor de água em regiões planas - A representação da linha divisória é compatível com a melhor escala do documento oficial disponível na região, podendo não ser a adequada para definição de detalhes no terreno;

4) Linhas secas cujos vértices não sejam definidos por marcos ou cujas coordenadas sejam desconhecidas dentro dos parâmetros atuais de precisão - É comum também leis que definem limites através de acidentes geográficos ou pontos notáveis de difícil identificação, não materializados por marcos e não descritos por coordenadas.

5) Linhas astronômicas de qualquer tipo (ao menos que possuam a exigência solicitada no item 4) - Leis que definem limites através da descrição de coordenadas sem sistema de referência.

6) Linhas retas que cruzam áreas urbanizadas - Leis que definem limites desatualizados frente a ocorrência de diversas alterações territoriais e expansão urbana.

7) Divisas - cuja legislação ou descritivo não possuem em sua descrição, feições identificáveis em produtos cartográficos oficiais e cuja precisão não seja compatível com a demanda analisada.

8) Áreas Urbanizadas – determinados trechos de limites que atravessam áreas urbanizadas com grande adensamento de edificações podem sofrer ajustes com objetivo de viabilizar as operações de pesquisa em campo.

9) A linha de costa - representada nesta malha tem finalidade operacional para as atividades de pesquisa inerentes ao IBGE, devido a isso ela não possui validade física (não foi alvo de estudos de linhas de marés, abrangência ou extensão das reentrâncias típicas do nosso litoral (baías, estuários, lagunas, deltas), ou mesmo, de estudos de erosão fluvial ou marinha) ou seja, não deve ser utilizada para qualquer finalidade econômica.

A referida Malha Municipal da Divisão Político‐Administrativa Brasileira subsidia o cálculo das Áreas Territoriais também publicadas pelo IBGE.

Isenção de Responsabilidade:

Como consequência direta e indireta dos itens acima:

  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse de qualquer ilha localizada em rios, lagoas, lagos, baías, estuários ou no oceano que não esteja definida a sua subordinação político-administrativa na legislação, obedecendo a critérios hierárquicos no nível federal e estadual.
  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse ou a subordinação político-administrativa de imóvel urbano/rural, linhas de dutos, usinas, aeroportos, antenas, poços de petróleo/gás, áreas de mineração, torres de parques eólicos, praças de pedágio, posto fiscal e qualquer outra edificação ou instalação comercial ou industrial.

Para todos os casos acima mencionados, qualquer discordância com relação à malha municipal fornecida pelo IBGE deve ser direcionada:

- Ao Órgão Estadual responsável pela divisão político-administrativa no estado.

- Ao Ministério das Relações Exteriores - Comissões Brasileiras Demarcadoras de Limites para os casos que envolverem Fronteira Internacional.

Por fim, as linhas divisórias possuem detalhamento mínimo compatível à escala de 1:250.000, sem generalização ou supressão de pontos.

Em função do cenário estabelecido, o IBGE reconhece o uso da Malha Municipal como referência da Divisão Político‐Administrativa Brasileira para fins diversos da produção de estatísticas, ressaltando, entretanto, as limitações informadas neste documento e em outros documentos aqui indicados. Os usuários assumem para si, qualquer responsabilidade sobre o uso desta malha para finalidades outras que não a compilação de dados estatísticos, estando o IBGE isento de qualquer responsabilidade.

Acesso ao produto - 2019

Brasil
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Acre
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Alagoas
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Amapá
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Amazonas
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Bahia
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Ceará
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Distrito Federal
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Espírito Santo
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Goiás
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Maranhão
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Mato Grosso
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Mato Grosso do Sul
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Minas Gerais
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Pará
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Paraná
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Paraíba
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Pernambuco
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Piauí
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Rio de Janeiro
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Rio Grande do Norte
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Rio Grande do Sul
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Rondônia
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Roraima
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Santa Catarina
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

São Paulo
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Sergipe
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Tocantins
Municípios | Unidades da Federação | Microrregiões | Mesorregiões | Regiões Geográficas Imediatas | Regiões Geográficas Intermediárias

Saiba mais - 2019

Downloads

Notícias e Releases

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

O IBGE divulga hoje (29) a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital...

29/03/2023

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

O IBGE está lançando hoje a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital...

09/03/2022

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

O IBGE lança hoje (1º) a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital 2020,...

01/03/2021

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

Revisões anuais de áreas e limites territoriais e estimativa populacional foram publicadas em três estudos...

20/05/2020

IBGE atualiza mapas de 663 municípios e limites estaduais

O IBGE atualizou os mapas de 663 municípios que tiveram mudanças de área e de limites entre maio de 2018...

20/05/2020

Mapas mostram alterações nos limites de 261 municípios

O IBGE atualizou hoje os mapas de 261 municípios que tiveram mudanças de área e de limites entre maio...

25/03/2019

IBGE divulga a Malha Municipal Digital do Brasil para 2018

O IBGE divulga hoje a Malha Municipal Digital do Brasil referente a 2018, um conjunto de arquivos digitais...

25/03/2019

IBGE divulga Malha Municipal Digital do Brasil

O IBGE divulga hoje (29/06/2018) a Malha Municipal Digital do Brasil, podendo ser acessada aqui. A...

29/06/2018

Ver mais notícias

Erramos