Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Casa Brasil IBGE SUDENE recebe representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco e do Grupo Mulheres do Brasil para agenda sobre o IBGEeduca

A Casa Brasil IBGE SUDENE recebeu a visita de Roseana Faneco, representante do Grupo Mulheres do Brasil em Pernambuco, e dos gestores da Secretaria de Educação de Pernambuco, Iuri Souza e Silva (GRE Recife Norte – Distrito II) e Marcos André (GRE Recife Sul), para discutir estratégias de divulgação do portal IBGEeduca nas escolas da rede pública estadual.

O objetivo da reunião foi apresentar os recursos pedagógicos do portal IBGEeduca e iniciar a construção de uma agenda de divulgação junto aos gestores escolares, com foco especial nos mais de dois mil professores que compõem as unidades da GRE Recife Norte. A proposta será posteriormente estendida aos docentes da GRE Recife Sul, ampliando o acesso ao conteúdo educativo, estatístico e geográfico do IBGE nas salas de aula da capital pernambucana.

Durante o encontro, o professor Iuri Souza e Silva destacou a relevância do portal e da Casa Brasil IBGE para o ambiente escolar: “Os dados são essenciais para guiar e educar os alunos. É importantíssimo conhecer e usar bem os recursos disponíveis. A Casa Brasil e o IBGEeduca são instrumentos valiosos para professores e estudantes”, afirmou.

Materia_secretaria_de_ecuducacao_2025_07.jpg

Marcos André  (GRE Recife SUL), Ana Carolina (GRE Recife Norte), Roseana Faneco (Grupo Mulheres do Brasil), Marcia Cristina de S. M. Carneiro (IBGE), Marcos André e Iuri Souza e Silva (GRE Recife Norte). (Foto: Elvis Aleluia)


Representando a Gerência Regional Recife Sul, Marcos André ressaltou a importância da apropriação de dados por parte da comunidade escolar. “A divulgação dos recursos do IBGE nas escolas é crucial para a formação crítica de estudantes e professores. Essa consciência sobre o que está acontecendo no Brasil pode gerar mudanças significativas na rede. Considero isso fenomenal”, comentou, em nome da professora Viviane, vice-gerente da unidade.

Roseana Faneco, por sua vez, elogiou o portal IBGEeduca por sua navegação intuitiva, linguagem acessível e estrutura organizada para diferentes públicos. Para ela, o portal cumpre um papel fundamental ao tornar os dados estatísticos e geográficos compreensíveis e atrativos, especialmente para o público jovem.

A iniciativa de aproximar o IBGE da comunidade escolar reafirma o compromisso da Casa Brasil IBGE SUDENE com a educação estatística e geográfica, a democratização do acesso à informação e a promoção do desenvolvimento regional por meio da educação e do conhecimento. Além disso, o espaço se consolida como agente facilitador de cooperação e intercâmbio de saberes, fortalecendo o vínculo entre dados públicos, escolas e a formação cidadã de estudantes. A expectativa é que, com o apoio dos gestores educacionais, o uso do IBGEeduca seja ampliado nas escolas públicas de Pernambuco, estimulando uma educação mais crítica, inclusiva e conectada com a realidade do país.