Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Padronização de Marcos Geodésicos

O que é

Instruções para monumentalização dos marcos e pilares das estações que compõem o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Sobre a publicação - Padronização de Marcos Geodésicos

As estações geodésicas são caracterizadas por um pequeno monumento de concreto denominado marco com uma pequena chapa metálica encravada em seu topo ou, simplesmente, a chapa metálica encravada em uma base (monumento, degrau de escada de acesso a prédios públicos, …) que garanta sua preservação. Após a construção da estação, as equipes do IBGE realizam medições através das quais são obtidas informações que são disponibilizadas para a sociedade no portal do IBGE de forma gratuita.

Estas informações são consideradas de grande importância pois são utilizadas para o cadastro rural e urbano, na implantação e manutenção da infraestrutura logística nacional (rodo/ferro/hidro/aerovias), na geração e distribuição de energia elétrica, saneamento básico, comunicações, segurança nacional e ao monitoramento da crosta terrestre e das mudanças globais.

Desta forma, é necessário a definição de uma padronização dos marcos visando apoiar sua construção não só pelo IBGE como também pelos usuários que demandam ao IBGE a incorporação de sua estação ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Acesso ao produto - Padronização de Marcos Geodésicos

Padronização de marcos geodésicos

Arquivo PDF

Saiba mais - Padronização de Marcos Geodésicos

Downloads