Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Manual Técnico em Geociências

Sobre a publicação - Nº 15 – Manual de Coleta de Nomes Geográficos

Os nomes geográficos são nomes próprios, formados por uma palavra, ou uma combinação de palavras ou expressões, utilizados para referência a um lugar, a uma feição, ou a áreas específicas. Eles identificam nominalmente as feições que compõem o território, e sua análise pode revelar informações que possibilitam não só conhecer os padrões de ocupação de um determinado local, envolvendo povos que o habitaram e línguas eventualmente faladas, por exemplo, como também identificar as características de sua produção econômica e até mesmo o tipo de vegetação antes existente, entre outras peculiaridades.

Para que se possa usufruir de todo o potencial inerente aos nomes geográficos, no entanto, é preciso minimizar os equívocos na identificação das feições e na recuperação das informações neles contidas. Para tal, é necessária a padronização dessas nomenclaturas, tanto no que respeita ao aspecto posicional das feições no território quanto no que concerne à sua grafia, segundo princípios e recomendações comuns que permitam a interpretação e a utilização consistentes dos itens mapeados.

Com o lançamento deste Manual, o IBGE apresenta uma metodologia de coleta de nomes geográficos que considera os conceitos relativos a essa temática e as especificidades para a sua padronização, sob a perspectiva da prática cartográfica institucional. Cabe notar, contudo, que as diretrizes propostas podem ser aplicadas em qualquer tipo de projeto, nas mais diversas organizações e áreas do conhecimento, e independem de recursos digitais. Pretende-se, com sua divulgação, estabelecer um conjunto mínimo de procedimentos que ensejem uma coleta eficaz e passível de utilização pelas demais entidades produtoras de mapeamento no País, bem como pelas instituições acadêmicas, entre outros segmentos interessados em toponímia.

A publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, discorre sobre os conceitos básicos relacionados à coleta de nomes geográficos e descreve as três fases que a caracterizam: a preparação em gabinete; a atividade de campo; e a consolidação, em gabinete, das informações trazidas do campo. Amostras de documentos provenientes de coletas executadas por equipes de campo do IBGE ilustram o volume, o que facilita a compreensão das diretrizes e possibilita a melhor visualização dos resultados esperados.

Publicações - Nº 15 – Manual de Coleta de Nomes Geográficos

Saiba mais - Nº 15 – Manual de Coleta de Nomes Geográficos

Notícias e Releases

IBGE lança manual e contribui para a padronização dos nomes geográficos

O IBGE lançou hoje (17) o Manual de Coleta de Nomes Geográficos, que detalha a metodologia desenvolvida...

17/07/2023

IBGE lança Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais

Com o objetivo de contribuir com grupos técnicos e científicos de diversas áreas que trabalham com espacialização...

17/10/2019

IBGE lança 2ª edição do Manual Técnico de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais

A publicação contém normas internacionais ISO, especificações técnicas nacionais e indicações bibliográficas,...

17/09/2019

Ver mais notícias