Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Biomas
O que é
Biomas e Sistema Costeiro-Marinho
Fornece a delimitação dos Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, compatível com a escala 1:250 000. Os Biomas – Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa – agrupam os tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em diversidade biológica própria. O Sistema Costeiro-Marinho, por sua vez, demarca as áreas costeiras com influência marinha e fluviomarinha e as águas jurisdicionais brasileiras. Esses recortes podem ser utilizados como referenciais para a formulação de políticas públicas diferenciadas e para a gestão do território.
O Mapa de Biomas do Brasil: Primeira Aproximação, foi publicado em 2004, na escala 1:5 000 000, em parceria com o então Ministério do Meio Ambiente, tendo como insumo o Mapa de Vegetação do Brasil, publicado no mesmo ano e escala. Em 2017, além do novo Mapa de Vegetação do Brasil, foram divulgados, pelo IBGE, os Mapas de Solos, Geologia e Geomorfologia, cobrindo todo o País, na escala 1:250 000. Esse fato veio a reforçar a conveniência de elaboração do Mapa de Biomas segundo o mesmo detalhamento, em conformidade com o compromisso institucional de fornecer à sociedade produtos com a melhor resolução possível. Dada a sua importância socioeconômica e ambiental, o recorte Sistema Costeiro-Marinho foi inserido no Mapa de Biomas, publicando-se, em 2019, o mapa Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, compatível com a escala 1:250 000, cuja divulgação foi acompanhada de um relatório metodológico que discorre sobre as bases teórico-conceituais que nortearam a elaboração desse produto, entre outras informações técnicas. Com vistas ao constante aperfeiçoamento do produto, buscou-se incorporar nesse processo não só a dinâmica da vegetação e as mudanças das condições ambientais, mas também as novas técnicas e tecnologias. Em 2024, publicou-se a adequação do limite leste do Sistema Costeiro-Marinho à Amazônia Azul, o que adicionou mais de 5 milhões de quilômetros quadrados ao Território Nacional, ao contemplar a área marítima sob jurisdição brasileira. Em 2025, realizou-se a primeira revisão de alteração nos limites dos Biomas, compatível com a escala 1:250 000, tendo como área de investigação trechos do limite entre os Biomas Mata Atlântica e Cerrado nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Sua divulgação foi acompanhada de notas metodológicas que detalham os principais aspectos desse procedimento.
As variáveis investigadas são os limites dos Biomas Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa, bem como o Sistema Costeiro-Marinho. Para as revisões, são utilizadas informações ambientais em recursos naturais provenientes dos temas Geologia, Geomorfologia, Pedologia e Vegetação, apoiadas, ainda, em dados climáticos, modelos digitais de elevação, pesquisas bibliográficas e dados cartográficos de referência nacional.
A periodicidade da pesquisa é quinquenal. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, podendo contemplar, também, Unidades da Federação e Municípios.
Tabelas - 2025 Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil - 1:250 000
Aplicativos
Vetores
Mapas
Publicações - 2025 Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil - 1:250 000
Saiba mais - 2025 Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil - 1:250 000
Notícias e Releases
Em revisão do IBGE, Mata Atlântica perde 1,0% de área; Cerrado ganha 1,8%
IBGE fez expedições para revisar áreas dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado - Foto: André Pelech/IBGE...
18/11/2025
IBGE lança mapa inédito de Biomas e Sistema Costeiro-Marinho
Compatível com a escala 1:250.000, recorte traz aperfeiçoamentos na representação dos limites dos Biomas...
30/10/2019
Mapa vinte vezes mais detalhado mostra Biomas e Sistema Costeiro-Marinho
O IBGE lança hoje, 30, o Mapa de Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, na escala 1:250.000, com...
30/10/2019
Erramos
Erro de calendário na divulgação: “Atualização do Sistema Costeiro-Marinho - 2024”
Data de publicação: 30/07/2024
Descrição:
Erro caracterizado pelo não cumprimento da data prevista de divulgação do produto, conforme calendário disponibilizado em dezembro de 2023. O produto foi adiado em função de um ajuste de calendário para lançamento do produto em evento do Gerenciamento Costeiro do Brasil em data acordada entre a Coordenação de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar. Também houve readequação do título do produto de “Atualização do Sistema Costeiro-Marinho - 2024” para “Adequação do limite leste do Sistema Costeiro-Marinho à Amazônia Azul”.Dessa forma, a data prevista para a divulgação do produto “Adequação do limite leste do Sistema Costeiro-Marinho à Amazônia Azul”, foi adiada de julho para agosto de 2024.
Ações: O calendário de divulgação foi alterado.