Mapas Municipais Estatísticos das Estimativas Populacionais

Menu do Produto

O que é

São os Mapas dos Municípios que sofreram algum tipo de alteração em seus limites e que serviram de apoio às Estimativas Populacionais. Esta redefinição não atingiu todos os municípios brasileiros, de modo que não foram produzidos mapas para todos eles.

Os Mapas Municipais Estatísticos das Estimativas Populacionais representam a Divisão Político-Administrativa intramunicipal (distritos e subdistritos), limites intermunicipais e interestaduais, os limites dos setores censitários, elementos planimétricos, altimétricos e hidrografia. Os mapas de setores são acompanhados dos descritivos de seus limites, que contém também informações sobre as estruturas territoriais às quais o setor censitário pertence.

As estimativas de população produzidas anualmente pelo IBGE levam em conta a situação atualizada da Divisão Político-Administrativa Brasileira (DPA). A dinâmica da DPA reflete as alterações ocorridas nos limites territoriais dos municípios, no âmbito dos convênios que o IBGE mantém com órgãos estaduais. As alterações territoriais promovidas desde a divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2010 que tiveram impacto nas estimativas populacionais foram decorrentes de um dos seguintes fatores:

  • Nova legislação alterando os descritores de limites municipais
  • Ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao IBGE por órgãos estaduais
  • Instalação de novos municípios
  • Decisões judiciais ou parecer normativo da Procuradoria Federal do IBGE

Nessa última situação, ao contrário dos anteriores, não é o limite que se modifica, mas apenas uma dada localidade que passa a ter a sua população contabilizada para outro município.