Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Mapas Políticos

O que é

O mapa político é uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, produzido nas escalas 1:5.000.000 e 1:2.500.000, contemplando informações sobre a divisão político-administrativa do Brasil através dos seus 26 estados e do distrito federal, as sedes de municípios compatíveis com as diferentes escalas de representação, além de outras informações cartográficas.

Sobre a publicação - 2020 Mapa Político – 1:5 000 000

Mapas contemplando informações sobre a divisão político-administrativa através dos seus 26 estados e do Distrito federal, e ainda a sede dos municípios compatíveis com a representação nessa escala. Produzido a partir da base cartográfica contínua do Brasil, na escala de 1:1 000 000, referência para geração de outros mapas em diversas publicações do IBGE, como o Atlas Geográfico Escolar, o Atlas do Censo Demográfico 2010, o Anuário Estatístico Brasileiro e o Brasil em Números, entre outras. O IBGE produz o Mapa Político do Brasil desde 1940. Sua primeira edição utilizava a escala 1:6 500 000, mas a partir de 1950 essa escala foi padronizada em 1:5 000 000.

Acesso ao produto - 2020 Mapa Político – 1:5 000 000

Saiba mais - 2020 Mapa Político – 1:5 000 000

O Mapa Político do Brasil na escala 1:5 000 000 consiste de uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro.

Esta base de referência territorial fornece suporte aos tomadores de decisão quanto às ações necessárias ao macroplanejamento do país. Estudantes e profissionais de educação, em todos os níveis, também inserem-se como potenciais usuários deste produto.

O Mapa é elaborado a partir da Base Cartográfica Contínua do Brasil, ao Milionésimo - BCIM. Apresenta a organização político-administrativa do território nacional, através dos seus 26 estados e do Distrito federal, e ainda a sede dos municípios compatíveis com a representação nessa escala.

Apresenta uma tabela que relaciona às unidades da federação, suas respectivas capitais, população residente, área territorial, total de municípios e densidade demográfica, e ainda agrupa as UF's segundo as grandes regiões do Brasil. O produto está disponível nas versões impressa e digital.

As informações cartográficas retratadas no Mapa Político do Brasil na escala 1:5 000 000 são classificadas pelas seguintes categorias:

  • Hidrografia – corpos d’água e ilhas;
  • Sistema de transporte – rodovias, ferrovias, gasodutos, portos e aeroportos;
  • Localidades – classificadas conforme a população. Nessa escala, nas regiões onde não é possível a representação de todas as localidades, retrata-se aquelas de maior população;
  • Limites - Internacionais (caráter informativo), estaduais e distrital e linhas náuticas;
  • Energia e comunicações – usinas;
  • Pontos de referência - pontos extremos;
  • Relevo – montes e picos;
  • Toponímia – Segundo os critérios estabelecidos pelo Centro de Referência em Nomes Geográficos (CRNG) do IBGE.

O critério adotado para toponímia de rios exteriores ao Brasil e capitais de países da América do Sul segue a publicação cartográfica recomendada pela UNGEGN - United Nations Statistics Division (Grupo de Peritos em Nomes Geográficos da ONU).

Quanto às capitais dos países da América do Sul, procurou-se respeitar a grafia dos países da América do Sul como endônimos(1) , também de acordo com o padrão preconizado pela Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM). Assumiu-se que os exônimos(2) que constam nesse mapa tenham tradição em nossa cultura. Como definições simplificadas, consideramos:

  1. endônimos - Nomes geográficos estrangeiros, que quando grafados em publicações internacionais obedecem à grafia da língua oficial do país de origem.
  2. exônimos - Nomes geográficos estrangeiros escritos de forma diferente da língua oficial do país de origem.

Versões anteriores: 2004 / 2013 / 2015 / 2016

Downloads

Notícias e Releases

IBGE lança nova edição do Mapa Político do Brasil

O IBGE divulga hoje (28) a versão 2021 do Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000, onde 1cm equivale...

28/11/2022

Ver mais notícias

Erramos