Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Mapas Políticos

O que é

O mapa político é uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, produzido nas escalas 1:5.000.000 e 1:2.500.000, contemplando informações sobre a divisão político-administrativa do Brasil através dos seus 26 estados e do distrito federal, as sedes de municípios compatíveis com as diferentes escalas de representação, além de outras informações cartográficas.

Sobre a publicação - 2021 Mapa Político – 1:2 500 000

O Mapa Político do Brasil, na escala 1:2.500.000, no qual cada 1cm equivale a 25km no terreno, consiste em uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, representando a organização político-administrativa do país, compreendida por seus 26 estados e o Distrito Federal, e as sedes de todos os municípios brasileiros, além de outras informações cartográficas.

Devido a sua ampla dimensão (1,8m x 2,26m), o mapa é disponibilizado por meio de um arquivo único e subdividido em 4 quadrantes, a fim de possibilitar sua impressão em gráficas convencionais e consequente manuseio. Por sua característica de "mapa mural", e por ser o maior mapa deste tipo produzido pelo IBGE, ele é normalmente utilizado para ser exposto em destaque, para sua ampla visualização.

Produzido a partir da base cartográfica contínua do Brasil na escala 1:250.000 (1cm =2,5km), o Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000 fornece uma visão de conjunto do território, possibilitando a identificação das 27 Unidades da Federação e suas capitais, as sedes de todos os 5.570 municípios brasileiros, além de outros elementos geográficos que o complementam e caracterizam.

O Mapa também apresenta uma tabela que relaciona às unidades da federação, suas respectivas capitais, população residente estimada para 2021, área territorial, total de municípios e densidade demográfica, e ainda agrupa as UF's segundo as grandes regiões do Brasil.

As demais informações cartográficas retratadas no mapa correspondem às seguintes categorias:

  • Hidrografia – corpos d’água, ilhas e terrenos sujeitos à inundação;
  • Sistema de transporte – rodovias, ferrovias, portos e aeródromos;
  • Localidades – capitais e sedes de município associadas à estimativa populacional de 2021;
  • Limites – Internacionais (caráter informativo), estaduais, do distrito federal e marítimos;
  • Energia e comunicações – usinas;
  • Pontos de referência - pontos extremos;
  • Relevo – montes e picos;
  • Toponímia – segundo os critérios estabelecidos pela Gerência de Nomes Geográficos (GNG) do IBGE.

O critério adotado para toponímia de rios exteriores ao Brasil e capitais de países da América do Sul segue a publicação cartográfica recomendada pela UNGEGN - United Nations Statistics Division (Grupo de Peritos em Nomes Geográficos da ONU).

Quanto às capitais dos países da América do Sul, procurou-se respeitar a grafia dos países da América do Sul como endônimos (1), também de acordo com o padrão preconizado pela Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM). Assumiu-se que os exônimos (2) que constam nesse mapa tenham tradição em nossa cultura. Como definições simplificadas, consideramos:
(1) endônimos - Nomes geográficos estrangeiros, que quando grafados em publicações internacionais, obedecem à grafia da língua oficial do país de origem.
(2) exônimos - Nomes geográficos estrangeiros escritos de forma diferente da língua oficial do país de origem.

Desde 1940 o IBGE produz o Mapa Político do Brasil nessa escala, e nesta edição também retrata a evolução da divisão territorial do Brasil até 2010, quando se realizou o último Censo Demográfico.

A versão 2021 da Mapa Político está disponível no formato GeoPDF, podendo ser acessada aqui e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE.

Saiba mais - 2021 Mapa Político – 1:2 500 000

Downloads

Notícias e Releases

IBGE lança nova edição do Mapa Político do Brasil

O IBGE divulga hoje (28) a versão 2021 do Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000, onde 1cm equivale...

28/11/2022

Ver mais notícias

Erramos