Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Bases cartográficas contínuas - Estados

Sobre a publicação - Santa Catarina - 1:25 000 versão 2020

A BC25_SC foi gerada a partir de interpretação das ortofotos do Estado, na escala aproximada de 1:10.000, levantamentos em campo e por informações de órgãos setoriais parceiros. Os dados de hidrografia provenientes do Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina passaram por processo de generalização, para adequação à escala nominal do mapeamento, além dos nomes geográficos de trechos de drenagem coincidentes com trechos de limites municipais terem sido revisados e adequados à legislação vigente.

Acesso ao produto - Santa Catarina - 1:25 000 versão 2020

Download do produto:

Documentação:

  • Nota metodológica n. 01 - Base Cartográfica Contínua do Estado de Santa Catarina, escala 1:25.000 (BC25_SC), versão 2020

Saiba mais - Santa Catarina - 1:25 000 versão 2020

A Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado de Santa Catarina, na escala 1:25.000 (BC25_SC), desenvolvida no âmbito do Projeto SC25, compõe o conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, que permite uma visão integrada do território do Estado para essa escala. A base foi elaborada com apoio de Acordo de Cooperação Técnica entre o IBGE e o Governo do Estado de Santa Catarina, através da extinta Secretaria de Planejamento e Gestão, atual Diretoria de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE, que possibilitou o uso de mosaicos de fotografias aéreas ortorretificadas (ortofotos) do aerolevantamento fotogramétrico realizado pelo Estado entre 2010 e 2012, além da utilização dos vetores presentes no Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina (SIG-SC), como insumo para a categoria de Hidrografia.

A base está disponibilizada em formato livre (Shape File, GeoPackage e dump do banco PostGis), para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, sendo compatível com diferentes softwares de leitura desse tipo de dado, inclusive softwares livres e gratuitos. Sua modelagem está implementada conforme as Especificações Técnicas para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais na versão 3.0 (ET-EDGV 3.0), contemplando classes de 13 (treze) das categorias de informação previstas: Energia e Comunicações, Hidrografia, Limites e Localidades, Relevo, Sistema de Transporte, Sistema de Transporte/ Aeroportuário, Sistema de Transporte/ Dutos, Sistema de Transporte/ Ferroviário, Sistema de Transporte/ Hidroviário, Sistema de Transporte/ Rodoviário, Classes Base do Mapeamento Topográfico em Grandes Escalas, Cultura e Lazer e Edificações. Em relação aos referenciais espaciais geodésico e cartográfico, segue a norma vigente, utilizando o sistema de referência SIRGAS 2000 com sistema de coordenadas geográficas.

O produto apresenta ainda a lista dos nomes geográficos no formato CSV, para serem visualizados em ambiente SIG, onde é possível especializar, através de suas coordenadas geográficas, todos os nomes geográficos que integram a base, representados por pontos. Os nomes geográficos presentes nas listas estão associados, além de suas latitude e longitude, às respectivas categorias e classes dos elementos representados.

A publicação objetiva prover a sociedade de um mapeamento planimétrico digital, através de uma base cartográfica contínua e compatível com os requisitos de precisão do Sistema Cartográfico Nacional (SCN) e adequada aos padrões e normas da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

A BC25_SC foi gerada a partir de interpretação das ortofotos do Estado, na escala aproximada de 1:10.000, levantamentos em campo e por informações de órgãos setoriais parceiros. Os dados de hidrografia provenientes do Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina passaram por processo de generalização, para adequação à escala nominal do mapeamento, além dos nomes geográficos de trechos de drenagem coincidentes com trechos de limites municipais terem sido revisados e adequados à legislação vigente. Além disso, utilizou-se de imagens de satélites de alta resolução, do acervo do IBGE, para a aquisição de feições de grande referência e importância para o Estado e que ainda não haviam sido realizadas à data das ortofotos, como é o caso da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna-SC, por exemplo. Após finalizada a aquisição dos vetores, a base cartográfica passou por inspeção de qualidade e o produto final está em conformidade com um Limite de Qualidade Aceitável (LQA) de 4%.

As principais aplicações dessa base envolvem a área de gestão ambiental, com destaque para o planejamento regional, o planejamento de Unidades de Conservação, a delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), estudos em bacias hidrográficas, a concepção de projetos básicos de recuperação ambiental e as análises posicionais de empreendimentos submetidos ao licenciamento ambiental. Quanto ao planejamento territorial, a base cartográfica também pode ser utilizada como referência para elaboração de planos diretores municipais e demais estudos e planejamentos urbanos e rurais.

A BC25_SC também pode ser acessada através do Geoportal da INDE e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE.

Visão Geral da Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado de Santa Catarina

Notícias e Releases

IBGE lança Base Cartográfica Contínua do Acre

O IBGE divulga hoje (29) a Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado do Acre, na escala 1:100.000....

29/06/2023

IBGE lança nova Base Cartográfica Contínua de Goiás e do Distrito Federal

O IBGE disponibiliza a partir de hoje (15) a versão 2022 da Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado...

15/12/2022

IBGE lança Base Cartográfica de Alagoas

O IBGE disponibiliza a partir de hoje (18/11) a Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado de Alagoas...

18/11/2022

IBGE lança base cartográfica do Rio Grande do Sul

O IBGE lança hoje (27) a Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado do Rio Grande do Sul na escala...

27/10/2021

IBGE lança base cartográfica contínua de Santa Catarina na escala 1:25.000

O IBGE lança hoje (27) a Base Cartográfica Vetorial Contínua do território catarinense na escala 1:25.000,...

27/10/2020

IBGE disponibiliza a Base Cartográfica Contínua do Estado de Sergipe na escala 1:100.000

O IBGE disponibiliza hoje, em seu portal na Internet, a base cartográfica vetorial contínua do Estado...

02/12/2019

IBGE lança Base Cartográfica Vetorial Contínua do Espírito Santo

O IBGE disponibiliza hoje a base cartográfica vetorial contínua do Espírito Santo (BC100_ES), na escala...

06/12/2018

IBGE lança a versão 2018 da base cartográfica vetorial contínua do Estado do Rio de Janeiro

O IBGE lança hoje (28/06) a versão 2018 da base cartográfica vetorial contínua do estado do Rio de Janeiro...

28/06/2018

Ver mais notícias