Panorama Nacional e Internacional da Produção de Indicadores Sociais

Menu do Produto

Sobre - Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais: grupos populacionais específicos e uso do tempo

A redução das desigualdades sociais historicamente enraizadas em nosso País requer o atendimento de demandas e a garantia de direitos para crianças e adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas pretas e pardas, e povos indígenas, grupos estes que, por suas particularidades, também figuram como público-alvo na Agenda 2030 e no Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento como objetos de políticas públicas distintas com vistas à efetivação de direitos sociais básicos.

Na condição de coordenador do processo de construção de indicadores voltados ao monitoramento da Agenda 2030 e ponto focal na organização dos trabalhos pertinentes ao Consenso de Montevidéu no Brasil, o IBGE tem realizado diversas atividades para embasar as discussões relacionadas a esses compromissos. A presente publicação, ao sistematizar a produção de indicadores sociais relativamente aos grupos populacionais em questão, se soma a tais iniciativas. A temática do uso do tempo, cabe ressaltar, é de grande valia para as análises de desigualdades sociais, sobretudo no tocante a gênero, razão pela qual também foi agregada ao estudo.

Trata-se de uma publicação de natureza metodológica que apresenta o estado da arte da produção de indicadores sobre os temas selecionados, oferecendo um vasto panorama dos enfoques conceituais, recomendações internacionais, experiências dos institutos nacionais de estatística de outros países e organismos, além da própria experiência do IBGE nesse sentido. Espera-se, com tal iniciativa, aprofundar a compreensão da trajetória da produção de indicadores sociais sobre grupos populacionais e uso do tempo, contribuir para a identificação de eventuais lacunas nas abordagens temáticas empreendidas e apontar os possíveis próximos passos para o trabalho de retratar o Brasil em compasso com as agendas internacionais.