Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Classificação de Informações Estatísticas

Sobre - Classificação de Informações Estatísticas 1.0

A Classificação de Informações Estatísticas - CIE foi desenvolvida pelo IBGE, em 2015, com o objetivo de representar os temas mensurados ou demandados para mensuração pelas organizações integrantes do Sistema Estatístico Nacional - SEN, tendo por inspiração a Classification of Statistical Activities - CSA, versão de 2009, elaborada pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (United Nations Economic Commission for Europe - Unece). A estrutura classificatória então concebida, a CIE 2015, contemplou a transversalidade do conhecimento estatístico produzido pelo IBGE e objetivou, em especial, a organização temática das informações apresentadas em seu portal na Internet, tornando mais amigável a navegação do usuário.

Desde então, aprimoramentos foram implementados nessa classificação, cuja versão atualizada, a CIE 1.0, é objeto da presente publicação. Para tal, duas perspectivas foram consideradas: o projeto de avaliação da CIE 2015, com vistas à verificação de sua aderência à produção estatística nacional e às demandas mais recentes de informação; e o processo de desenvolvimento e adoção da versão atualizada da classificação internacional de referência, a CSA 2.0.

A publicação ora disponibilizada documenta as decisões que nortearam a elaboração da CIE 1.0 e traz, entre outras considerações metodológicas, notas explicativas que contextualizam os temas e subtemas por ela abarcados nos seguintes domínios: Estatísticas sociais e de população, Estatísticas econômicas, Estatísticas do meio ambiente, Estatísticas de governança, Estatísticas transversais e Métodos e classificações.

O conjunto dessas informações, também acessível no portal do IBGE, constitui um instrumento de governança das estatísticas nacionais, pois propicia a transparência e viabiliza a prestação de contas dos entes públicos à sociedade relativamente aos dados ofertados e necessários.

Publicações - Classificação de Informações Estatísticas 1.0