Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Contagem da População

Sobre - Resultados definitivos

A realização da Contagem da População teve como data de referência o dia 01.08.96. Assim, todos os resultados apresentados, preliminarmente e definitivos, têm por base esta data. De acordo com a divisão político-administrativa vigente à época, existiam no País 4.974 municípios.

Ao divulgar os resultados preliminares da Contagem da População o IBGE, com o objetivo de informar à sociedade a população residente de todos os municípios brasileiros, inclusive dos 533 instalados em 01/01/97, optou por veicular esta informação , entendendo que estas seriam as populações destes municípios se eles já estivessem instalados em 01/08/96. Os municípios que deram origem aos instalados em 01.01.97 tiveram suas populações apresentadas sem as parcelas cedidas à criação destes novos municípios.

Tabelas - Resultados definitivos

Tabelas Completas (em formato excel)

Características do município:

 

Densidade demográfica:

 

Municípios com mais de 50mil habitantes

 

População residente:


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

O que é

Realizada no meio da década, tem como principal objetivo atualizar os contingentes populacionais municipais e subsidiar no cálculo das estimativas populacionais dos municípios nos anos subsequentes. Tem como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

A Contagem da População teve início em 1996, em todo o Brasil, uma vez que, a partir de 1989, o IBGE passou a ter a obrigação legal de fornecer, anualmente, estimativas municipais de população residente, em cumprimento a dispositivo constitucional, regulamentado pela Lei Complementar n. 59, de 22.12.1988. Além disso, de acordo com o que estabelece o Art. 102 da Lei n. 8.443, de 16.07.1992, o IBGE passou a publicar no Diário Oficial da União, até 31 de agosto de cada ano, a relação das estimativas populacionais anuais para estados e municípios, e, até 31 de outubro, a encaminhar ao Tribunal de Contas da União - TCU tal relação, utilizada como um dos critérios para a repartição do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Por razões de natureza orçamentária, a realização da Contagem da População, prevista para 2005, só ocorreu em 2007, em uma operação censitária conjunta que abrangeu, também, o Censo Agropecuário 2006 e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE, com o objetivo duplo de atualizar as estimativas populacionais e as informações sobre as atividades econômicas realizadas, no País, pelos indivíduos e empresas agropecuárias. Por razões também orçamentárias, não foi possível efetuar o levantamento da Contagem da População 2007 em todos os 5 564 municípios então existentes. Após estudos, o IBGE concluiu que os recursos disponíveis permitiriam sua realização nos municípios com até 170 mil habitantes, faixa em que o efetivo populacional causa impacto direto nos valores repassados pelo FPM. Como, em algumas Unidades da Federação, apenas um ou dois municípios ficariam fora dessa faixa por terem mais de 170 mil habitantes, optou-se por incluí-los na pesquisa. Sendo assim, a Contagem da População 2007 abrangeu 5 435 municípios – os 5 414 com até 170 mil habitantes e mais 21 contemplados pelo critério anteriormente mencionado, perfazendo, dessa forma, 97% do total de municípios do País. Para os 129 municípios restantes, a população de 2007 foi estimada.

A Contagem da População fornece informações sobre os totais populacionais, por sexo, idade e relação de parentesco com a pessoa responsável pelo domicílio, bem como sobre a espécie dos domicílios visitados.

A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos em que o levantamento foi suspenso. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.

Downloads

Informações técnicas

Notas Técnicas

Aspectos da contagem

Metodologia de estimação dos domicílios fechados

Populações de 128 municípios e Distrito Federal para 2007