Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PSH - Pesquisa de Serviços de Hospedagem

Sobre - 2016

A Pesquisa de Serviços de Hospedagem, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, teve por objetivos identificar os tipos e categorias de estabelecimentos desse segmento e mensurar o número de unidades habitacionais e leitos existentes, fornecendo, assim, um quadro atualizado da capacidade de hospedagem disponível.

O primeiro conjunto de informações da pesquisa, para os Municípios das Capitais, foi apresentado apenas no portal do IBGE na Internet.

Além das estatísticas anteriormente divulgadas, a presente publicação traz tabelas adicionais sobre as principais características dos estabelecimentos de hospedagem localizados naquelas municipalidades e contempla, nesta edição, um recorte geográfico mais detalhado, com dados, também, para as Regiões Metropolitanas das Capitais e as Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDE. Os resultados referem-se ao número de estabelecimentos por tipos e categorias, número de estabelecimentos por grupos de unidades habitacionais, número de unidades habitacionais, número de leitos e capacidade total de hóspedes, tendo por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 para delimitação dos tipos de alojamento considerados. A publicação inclui, ainda, notas técnicas, com considerações metodológicas sobre a pesquisa, e um glossário com os conceitos tidos como relevantes para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso.

Essas estatísticas constituem importantes ferramentas para os planejamentos público e privado, especialmente em um momento em que o País se prepara para sediar grandes eventos esportivos internacionais.

Principais resultados - 2016

#tabelasidra20177516527324

#tabelasidra2017751653442

#tabelasidra201775165539703

#tabelasidra201775165659889

Conceitos e métodos - 2016

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A pesquisa teve por objetivo quantificar os estabelecimentos de hospedagem, conhecer suas características e mensurar sua capacidade de hospedagem, em termos de número de unidades habitacionais e leitos, para os diversos tipos e categorias de estabelecimentos.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
A população alvo da PSH foi constituída por unidades locais, que na presente pesquisa foram tratadas como estabelecimentos de hospedagem, que estavam em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE de 2010, nas seguintes classes da CNAE 2.0: 55.10-8 - Hotéis e similares e 55.90-6 - Outros tipos de alojamento não especificados; e pertencentes a empresa sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos. Ressalta-se que o CEMPRE é formado pelas entidades formalmente constituídas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, do Ministério da Fazenda, provenientes da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como pelo conjunto de empresas informantes das pesquisas estruturais econômicas do IBGE nas áreas da Indústria, Comércio, Construção Civil e Serviços.

Metodologia

A Pesquisa de Serviços de Hospedagem foi realizada de forma censitária nas unidades locais pertencentes a população alvo, com base no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado pela Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, ano de 2010, e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.
A coleta de dados da pesquisa foi realizada através do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador - CETAC do IBGE. Na entrevista por telefone foi utilizado um sistema de entrada de dados inteligente, desenvolvido especificamente para a pesquisa, para garantir a consistência das informações solicitadas. Nesse método de captura de dados, o Agente de Pesquisa do IBGE busca identificar na empresa o profissional mais qualificado para prestar as informações. Em algumas situações, que envolveram telefones incorretos ou exigências dos informantes, a coleta foi realizada de forma presencial, por meio da rede de coleta do IBGE.
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Serviços, Estatísticas econômicas setoriais, Turismo
Principais variáveis
Número de Estabelecimentos de Hospedagem, Unidades Habitacionais e Leitos disponíveis.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Unidade local
Unidade de análise
Unidade local.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2016 a 31/12/2016
Data de início da coleta
04/04/2016
Data do fim da coleta
31/01/2017

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA
Nível de desagregação geográfica
Outros
Nível de divulgação
Municípios das capitais dos Estados, Regiões Metropolitanas das capitais dos Estados, Regiões Integradas de Desenvolvimento da Grande Teresina e do Distrito Federal e Entorno e Municípios de interesse turístico segundo classificação do MTur.

Instrumentos de coleta

Histórico

A Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH 2016 foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em parceria com o Ministério do Turismo - MTur.
As informações da pesquisa são essenciais para o conhecimento desse segmento. Permitirão ao setor privado aprofundar as análises de mercado, conhecer os tipos e categorias de estabelecimentos de hospedagem existentes e a capacidade do sistema de hospedagem. Aos governos, oferecerão subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/SH

Publicações - 2016

O que é

Investiga as principais características dos estabelecimentos que prestam serviços de hospedagem, fornecendo um quadro atualizado da capacidade disponível de tais serviços no País. A unidade de investigação é o estabelecimento, definido como a unidade produtiva pertencente a uma firma ou razão social na qual, em geral, é gerada receita como parte da exploração de uma ou mais atividades econômicas, podendo uma única empresa ter vários estabelecimentos.

A primeira edição da Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH foi realizada em 2011, com cobertura restrita aos estabelecimentos de hospedagem localizados nos Municípios das Capitais e suas Regiões Metropolitanas e nas Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDEs. Em 2016, a pesquisa passou a ter abrangência nacional e a registrar a informação de forma censitária, contemplando todos os estabelecimentos de hospedagem em operação no País. Ambas as edições foram realizadas em parceria com o Ministério do Turismo, compreendendo os estabelecimentos de empresas sob o regime jurídico das entidades empresariais, em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE nos dois anos anteriores ao de referência da pesquisa, independentemente do número de pessoas ocupadas, nas seguintes classes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0: 55.10-8 - Hotéis e similares; e 55.90-6 - Outros tipos de alojamento não especificados.

Em ambas as edições, a pesquisa efetuou o levantamento de variáveis que englobam os seguintes aspectos: estabelecimentos por tipos e categorias, estabelecimentos por grupos de unidades habitacionais, unidades habitacionais, leitos e capacidade total de hóspedes.

A periodicidade da pesquisa é eventual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para as Unidades da Federação e os Municípios das Capitais.

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

Notícias e Releases

Política e negócios impulsionam o turismo de luxo em Brasília

O Brasil está repleto de praias e cachoeiras paradisíacas, mas são as viagens de negócios que fazem sua...

19/07/2017

Brasil tem 2,4 milhões de leitos em sua rede de hospedagem

Em 2016, havia 31,3 mil estabelecimentos de hospedagem no país, com 1 milhão de unidades habitacionais...

19/07/2017

[Vídeo] IBGE divulga amanhã pesquisa sobre o setor hoteleiro no Brasil

O IBGE divulga amanhã, às 10h, a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2016, realizada em parceria...

18/07/2017

Ver mais notícias