Pesquisa Anual de Serviços - PAS

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O que é

A Pesquisa Anual de Serviços - a PAS levanta dados econômicos financeiros para conhecer detalhadamente o setor de serviços. Ela investiga anualmente empresas que atuam nos seguintes setores de serviços empresariais não financeiros: serviços prestados principalmente às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; atividades imobiliárias; e, serviços de manutenção e reparação, além de outras atividades de serviços.

Seus resultados podem ser usados para o planejamentos e a orientação de políticas públicas. Além disso, são informações importantes para o setor privado e para a comunidade acadêmica e o público em geral, além de fornecer informações para as Contas Nacionais.Os resultados também são usados por entidades de representação empresarial e consultorias especializadas, por exemplo, para entender o comportamento das atividades de serviços no País.

O primeiro contato com as empresas é feito, presencialmente ou por telefone, por técnicos do IBGE que comunicam sobre a seleção da empresa para responder à pesquisa. Em seguida, é encaminhado um email com o link do portal do IBGE para que o informante faça o download do questionário a ser preenchido. Pode-se ainda optar por receber o questionário eletrônico em CD-ROM. As empresas preenchem o questionário e enviam o mesmo pelo próprio programa baixado do portal do IBGE, sem necessidade de contato com técnicos de pesquisa.

Eventualmente, caso a empresa apresente dificuldades para preencher o questionário eletrônico, os técnicos do IBGE podem orientar o informante no preenchimento do questionário.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.

Sobre a publicação - 2016

A Pesquisa Anual de Serviços - PAS tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade de serviços no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, receitas, despesas e valor adicionado bruto. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem este setor e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PAS relativos a 2016 e apresenta um ranking das atividades de serviços em relação ao valor da receita operacional líquida, cujos resultados foram confrontados com aqueles observados em 2007 para ilustrar as modificações então ocorridas. Traz uma análise sobre a estrutura da receita nos segmentos abarcados pela pesquisa nos dois anos considerados e discorre, por último, sobre a estrutura regional da atividade nesse período, com destaque para a participação das Unidades da Federação na receita bruta de serviços das Grandes Regiões em 2016.

Os informativos da PAS também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem informações sobre objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, plano amostral, entre outras considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.

O portal do IBGE na Internet disponibiliza o plano tabular completo da PAS para cada um dos segmentos da pesquisa, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa anual de serviços, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares:
Estatísticas do cadastro central de empresas (anual)
Indicadores IBGE: pesquisa mensal de serviços

Principais resultados - 2016

#tabelasidra20190417749162

 

 


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Tabelas - 2016

Tabelas Completas (em formato XLS e ODS)

Tabelas 2016

Arquivos XLS

Arquivos ODS

Índice de tabelas 2016

 

Tabelas 2015

Arquivos XLS

Arquivos ODS

Índice de tabelas 2015

 

Tabelas 2014

Arquivos XLS

Arquivos ODS

Índice de tabelas 2014


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Quadros sintéticos - 2016

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    Microdados - 2016

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 33)


    As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2014, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2015, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=7150

    Séries históricas

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    Microdados

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Portaria de precedência

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2016

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Informações Gerais

    Objetivo
    A Pesquisa Anual de Serviços - PAS tem por função principal identificar as características estruturais básicas da atividade de serviços não financeiros no País, excetuando-se Saúde e Educação, e suas transformações no tempo. Seus principais objetivos são: . Dimensionar a produção, faturamento, custos e despesas, consumo intermediário, gastos com a folha de pagamento, volume de pessoas ocupadas, despesas com formação de capital, dentre outras características estruturais do segmento de serviços do País, por atividade detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0; · Fornecer a base de dados para o tratamento das atividades dos serviços no Sistema de Contas Nacionais, o que inclui as estimativas do valor da produção, da estrutura de consumo intermediário, o cálculo do valor agregado e a especificação de sua composição, o volume de pessoal ocupado e, ainda, as estimativas de formação de capital nas atividades deste segmento produtivo; . Possibilitar análises dos serviços no País sob outras óticas, como: estudos setoriais, estimação da produtividade do trabalho, da intensidade de capital e dos níveis de concentração nas várias atividades, e distribuição espacial da atividade, dentre outros; · Dimensionar a distribuição regional dos serviços no território nacional, fornecendo estimativas básicas, segundo classes de atividades econômicas selecionadas, para as Unidades da Federação; · Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre os segmentos dos serviços pesquisados, em torno do qual se articulem outras pesquisas e/ou suplementos; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades de comércio cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0).
    Tipo de operação estatística
    Pesquisa de empresas
    Tipo de dados
    Dados de pesquisa por amostragem probabilística
    Periodicidade de divulgação
    Anual
    Abrangência geográfica
    Nacional
    População-alvo
    Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 2) ter atividade principal compreendida nos seguintes segmentos da CNAE 2.0: Seção E: Água, esgoto, atividades de gestão e resíduos e descontaminação (exceto divisão 36 – captação, tratamento e distribuição de água) Seção H: Transporte, armazenagem e correio (exceto grupo 51.1 – transporte espacial) Seção I: Alojamento e alimentação Seção J: Informação e comunicação Seção L: Atividades imobiliárias Seção M: Atividades profissionais, científicas e técnicas (exceto classe 69.12 – Cartórios; grupo 70.1 – Sedes de empresas e unidades administrativas locais; e divisão 72 – Pesquisa e Desenvolvimento científico) Seção N: Atividades administrativas e serviços complementares (exceto classe 81.12 – Condomínios prediais) Seção R: Artes, cultura, esporte e recreação (exceto divisão 91 – atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental) Seção S: Outras atividades de serviços (exceto divisão 94 – atividades de organizações associativas) Divisão 66: Atividades auxiliares dos serviços financeiros Grupo 01.6: Atividades de apoio à agricultura e à pecuária; atividades de pós-colheita Grupo 02.3: Atividades de apoio à produção florestal Grupo 45.2: Manutenção e reparação de veículos automotores Grupo 85.5: Atividades de apoio à educação Grupo 85.9: Outras atividades de ensino Classe 45.43: Manutenção e reparação de motocicletas 3) estar sediada no Território Nacional – em particular para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins), são consideradas apenas aquelas que estão sediadas nos Municípios das Capitais, com exceção do Pará, onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como de¿nido na Tabela de Natureza Jurídica.

    Metodologia

    Técnica de coleta:
    CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
    Procedimento de amostragem
    A amostra da pesquisa é selecionada do Cadastro Básico de Seleção - CBS, obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, que é atualizado pelas próprias pesquisas por empresa do ano anterior e pelos registros administrativos do Ministério do Trabalho, a saber: a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano anterior e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do ano de referência.
    O desenho amostral utilizado é feito por amostragem aleatória estratificada simples com 2 níveis. Dessa forma, primeiramente são selecionados os estratos naturais e, dentro desses, os estratos finais.
    Os estratos naturais são construídos a partir da união de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e agrupamentos de classificação de atividade (UF + CNAE). Posteriormente, os estratos finais são obtidos pela subdivisão de cada estrato natural em outros três estratos: certo, gerencial ou amostrado. A alocação das empresas em cada um desses estratos é dada pelo pessoal ocupado, de acordo com o cadastro básico de seleção da amostra, segundo os seguintes critérios:

    • Estrato certo - empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas;
    • Estrato gerencial - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em mais de uma Unidade da Federação; e
    • Estrato amostrado - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em apenas uma Unidade da Federação subdivididos da seguinte maneira:
    1) Estrato amostrado A1 - empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas;
    2) Estrato amostrado A2 - empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
    3) Estrato amostrado A3 - empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.

    Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 20 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando apresentam o somatório da receita bruta de prestação de serviços, mais receita bruta de edição, edição e impressão, mais receita bruta de venda e aluguel de imóveis próprios, no mesmo patamar das empresas do estrato certo da pesquisa do ano anterior.
    As empresas do estrato final certo de cada estrato natural são todas incluídas na amostra. As empresas pertencentes a cada estrato final amostrado são selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. Além disso, os tamanhos amostrais foram calculados em cada estrato final amostrado de forma a assegurar que o estimador do total de pessoal ocupado em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 10%.
    O tamanho final da amostra é obtido pela soma dos tamanhos da amostra de cada estrato final (certo e amostrado). Dado a característica amostral da pesquisa ainda é necessário generalizar a informação para a população da qual foi retirada. O processo de multiplicar os valores das variáveis na amostra pelos respectivos pesos, para fins de cálculo das estimativas, chama-se expansão da amostra. Este passo é fundamental para que os parâmetros populacionais sejam estimados sem vício (viés).

    Temas

    Temas e subtemas
    Serviços, Estatísticas econômicas setoriais
    Principais variáveis
    As principais variáveis investigadas são:
    - Pessoal ocupado;
    - Salários, retiradas e outras remunerações;
    - Receita (Bruta, Líquida e demais Receitas);
    - Receitas operacional líquida;
    - Gastos com pessoal;
    - Gastos com materiais utilizados na prestação de serviços;
    - Outros custos e despesas operacionais;
    - Despesas financeiras;
    - Aquisições, produção própria, melhorias e baixas no ativo imobilizado.

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Empresa
    Unidade de análise
    Empresa
    Unidade informante
    Empresa.

    Períodos de referência

    Ano - 01/01/2016 a 31/12/2016
    Data de início da coleta
    01/05/2017
    Data do fim da coleta
    29/09/2017

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação impressa
    Nível de desagregação geográfica
    Unidade da Federação
    Nível de divulgação
    Os resultados da PAS são apresentados possibilitando a elaboração de tabelas nos agregados de interesse da seguinte forma: 1) Total das empresas comerciais; 2) Empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas organizada em três divisões (dois dígitos), 21 grupos (três dígitos) e 94 classes (quatro dígitos) da CNAE 2.0. Unidades da Federação: - Agrupamento de classes de CNAE 2.0 para todas as Unidades da Federação.

    Instrumentos de coleta

    Histórico

    A Pesquisa Anual de Serviços - PAS foi iniciada em 1998 de forma a completar o escopo de pesquisas pertencentes ao novo modelo de produção de estatísticas, baseado em pesquisas anuais de base amostral em substituição aos Censos Econômicos quinquenais, com o Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, como referência comum para o universo das empresas coberto por estas pesquisas, bem como o emprego da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.
    As pesquisas de 1998 e 1999 foram publicadas em uma única edição, em 2001. A partir da coleta do ano 2000, publicada em 2002, a pesquisa passou a ser lançada anualmente.
    A edição de 2006, publicada em 2008, trouxe uma inovação metodológica no desenho da amostra. Até a pesquisa de 2005, os estratos da amostra eram divididos apenas em certo, com mais de 20 pessoas ocupadas (ou mais de 15 para empresas de publicidade) e amostrado, com menos de 20 pessoas ocupadas. As empresas do estrato certo foram todas incluídas na amostra, enquanto em cada estrato final amostrado as empresas foram selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. A partir de 2006, o estrato amostrado foi dividido em três estratos: 1) A1: empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas; 2) Estrato amostrado A2: empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas;3) Estrato amostrado A3: empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas (10 a 14, no caso de empresas de publicidade). Da edição de 2008 em diante foi suprimida a diferenciação do tamanho do estrato certo para as empresas de publicidade.
    Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série.

    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PY

    Calendário


    Divulgações anteriores

    Operação estatísticaData da divulgação
    Pesquisa Anual de Serviços
    Período de referência: 2016
    24/08/2018
    Pesquisa Anual de Serviços
    Período de referência: 2015
    22/09/2017

    Publicações - 2016

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição