Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP

Menu do Produto

O que é

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, teve por objetivos conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agências de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; atividades de publicidade não especificadas; atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e atividades esportivas não especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os serviços vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importância das atividades mencionadas para o negócio.

Além de mensurar os principais produtos de serviços de publicidade e promoção e apresentar um quadro atualizado da potencialidade do mercado pela ótica da oferta, a pesquisa traz relevantes contribuições para o conhecimento desses produtos, contribuindo, ainda, para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços, em desenvolvimento no IBGE.

O conjunto dessas estatísticas traz importantes subsídios para a compreensão do setor de publicidade e promoção no Brasil. Aos agentes privados, permite aprofundar as análises de mercado, conhecer em profundidade as características dos serviços ofertados, e os principais tipos de campanhas publicitárias e segmentos da economia atendidos pelas empresas, Aos agentes públicos, fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas orientadas à melhoria do setor, em constante evolução.

Sobre a publicação - 2009

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, teve por objetivos conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agências de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; atividades de publicidade não especificadas; atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e atividades esportivas não especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os serviços vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importância das atividades mencionadas para o negócio.

Além de mensurar os principais produtos de serviços de publicidade e promoção e apresentar um quadro atualizado da potencialidade do mercado pela ótica da oferta, a pesquisa traz relevantes contribuições para o conhecimento desses produtos, contribuindo, ainda, para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços, em desenvolvimento no IBGE.

Principais resultados - 2009

#tabelasidra20175591916822

#tabelasidra20175592820590

Quadros sintéticos - 2009

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados - 2009

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de sua publicação de resultados.

    Séries históricas

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Portaria de precedência

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2009

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Informações Gerais

    Objetivo
    A pesquisa tem por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção.
    Tipo de operação estatística
    Pesquisa de empresas
    Tipo de dados
    Dados de Censo
    Periodicidade de divulgação
    Eventual
    Abrangência geográfica
    Nacional
    População-alvo
    Empresas juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificadas como Agências de publicidade, Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação, Atividades de publicidade não especificadas, Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos, Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares e Atividades esportivas não especificadas, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE.

    Metodologia

    A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP foi aplicada nas empresas que atenderam aos seguintes requisitos:

    1. Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE e ter 10 ou mais Pessoas Ocupadas em 31-12-2008.
    2. Estar sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.
    Técnica de coleta:
    CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

    Temas

    Temas e subtemas
    Serviços, Estatísticas econômicas setoriais
    Principais variáveis
    Receita bruta de serviços;
    Campanhas de Governo ou de empresas estatais, inclusive campanhas institucionais e de produtos;
    Campanhas do setor privado;
    Campanhas políticas;
    Comissão, fee e/ou bonificação de serviços contratados de terceiros;
    Comissão, fee e/ou bonificação sobre a prestação de serviço de merchandising em de TV e rádio;
    Comissão, fee e/ou bonificação sobre veiculação de publicidade, inclusive corretagem de anúncios;
    Compra e revenda de espaço publicitário ou de tempo publicitário;
    Criação de estandes e expositores (displays) publicitários;
    Distribuição ou entrega de material promocional/serviços de fullfilment (panfletagem, entregas de brindes, etc.);
    Mídia exterior/equipamentos urbanos (busdoor, painéis eletrônicos, empenas de prédios, cartazes ou triedros em táxis, etc.);
    Organização, produção e promoção de eventos (feiras, congressos e exposições comerciais e profissionais) - exclusive culturais e esportivos;
    Organização, produção e promoção de eventos culturais (shows, exposições de arte, espetáculos circenses, etc.);
    Organização, produção e promoção de eventos esportivos (campeonatos esportivos e exibições);
    Produção de áudio publicitário;
    Projetos de interatividade e redes sociais (comunicação digital);
    Promoção de vendas, publicidade no ponto de venda e demonstração de produto;
    Relações públicas/assessoria de imprensa;
    Serviços de marketing direto, mala direta e contato pessoal;
    Serviços de planejamento e/ou criação de campanhas de propaganda e comunicação integrada;
    Serviços de produção próprios;
    Serviços de telemarketing

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Empresa
    Unidade de análise
    Empresa.

    Períodos de referência

    Ano - 01/01/2009 a 31/12/2009
    Data de início da coleta
    01/09/2010
    Data do fim da coleta
    30/11/2010

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
    Nível de desagregação geográfica
    Nacional
    Nível de divulgação
    Brasil

    Instrumentos de coleta

    Histórico

    A investigação de produtos de serviços de publicidade já foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, para os anos 2004 e 2005, realizada através do Suplemento de Serviços de Publicidade, que integrava a Pesquisa Anual de Serviços - PAS.

    Embora com alguma semelhança em relação ao suplemento citado, a PSPP contém um conjunto maior de informações, teve o seu âmbito ampliado para incluir os serviços de promoção e foi realizada de forma independente da PAS.

    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/SE

    Calendário

    Próximas divulgações

    Nenhuma divulgação futura


    Divulgações anteriores

    Nenhuma divulgação passada

    Notícias e releases

    Não há nenhuma notícia vinculada a este produto.

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição