Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção

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O que é

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, teve por objetivos conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agências de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; atividades de publicidade não especificadas; atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e atividades esportivas não especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os serviços vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importância das atividades mencionadas para o negócio.

Além de mensurar os principais produtos de serviços de publicidade e promoção e apresentar um quadro atualizado da potencialidade do mercado pela ótica da oferta, a pesquisa traz relevantes contribuições para o conhecimento desses produtos, contribuindo, ainda, para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços, em desenvolvimento no IBGE.

Publicado em 06/04/2017 às 16:53
Atualizado em 23/10/2017 às 17:42

Principais Resultados - 2009

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Publicado em 06/04/2017 às 16:53
Atualizado em 23/10/2017 às 17:42

Notas Técnicas - 2009

2009 Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção – PSPP foi realizada com a finalidade de investigar um conjunto de variáveis para esse segmento, que, por suas características específicas, não são levantadas nas pesquisas estruturais anuais da Instituição.

A investigação de produtos de serviços de publicidade já foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, para os anos de 2004 e 2005, realizada através do Suplemento de Serviços de Publicidade, que integrava a Pesquisa Anual de Serviços – PAS.

Embora com alguma semelhança em relação ao suplemento citado, a PSPP contém um conjunto maior de informações, que teve o seu âmbito ampliado para incluir os serviços de promoção e foi realizada de forma independente da PAS.

Objetivo da pesquisa

A pesquisa tem por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção com 10 ou mais pessoas ocupadas.

As informações da pesquisa são essenciais para o conhecimento desse segmento, em constante evolução, e seus resultados permitirão ao setor privado aprofundar as análises de mercado, conhecer em profundidade as características dos serviços ofertados, os principais tipos de campanhas publicitárias e os principais segmentos da economia atendidos pelas empresas. Aos governos, seus resultados oferecerão subsídios para o desenvolvimento de políticas para o setor.

Âmbito da pesquisa

A PSPP foi aplicada nas empresas que atenderam aos seguintes requisitos:

1 - Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE do IBGE, nas seguintes classes da CNAE 2.0 (Quadro 1):

Quadro 1 - Atividades da Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP - 2009

CNAE 2.0 Descrição
7311-4 Agências de publicidade
7312-2 Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação
7319-0 Atividades de publicidade não especificadas
8230-0 Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos
9001-9 Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares
9319-1 Atividades esportivas não especificadas

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. 

2 - Estar sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.

3 - Estar sediada no Território Nacional e, em particular para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins), estar sediada nos municípios das capitais. Adicionalmente, para o Estado do Pará, estar sediada nos demais municípios da Região Metropolitana de Belém.

4 - Possuir 10 ou mais pessoas ocupadas em 31.12.2008.

As atividades da CNAE 2.0 investigadas pela PSPP estão descritas a seguir:

CNAE 7311-4 - Agências de publicidade: engloba as atividades de criação e produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação; colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, Internet e em outros veículos de comunicação; representação de veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes; e prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.

CNAE 7312-2 - Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação: engloba as atividades de aluguel e revenda de espaços físicos externos ou equipamentos urbanos (outdoors, busdoors, painéis eletrônicos, empenas de prédios, cartazes ou triedros em táxis, etc.) e espaços internos em painéis em trens, ônibus, metrôs, aeronaves, etc. Ressalta-se que, para fi ns de tabulação dos dados, foram retirados os exibidores em outdoors.

CNAE 7319-0 - Atividades de publicidade não especificadas: engloba as atividades de criação de estandes para feiras e exposições, distribuição ou entrega de material promocional/serviços de fulfillment (panfletagem, entregas de brindes, etc.), marketing direto, consultoria em publicidade e outros serviços de publicidade.

CNAE 8230-0 - Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos: engloba as atividades de organização e promoção de feiras, leilões, congressos, convenções, conferências e exposições comerciais e profissionais, incluindo ou não o fornecimento de pessoal para operar a infraestrutura dos lugares onde ocorrem os eventos; gestão de espaço para exploração para uso de terceiros; e organização de festas e eventos familiares e empresariais.

CNAE 9001-9 – Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares: engloba as atividades envolvidas com a produção cultural, como produção teatral; produção musical; produção de espetáculos de dança; produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares; e atividades de iluminação e sonorização e complementares não especificadas (produção de espetáculos de som e luz, produção de shows pirotécnicos, atividades de cenografia, etc.).

CNAE 9319-1 – Atividades esportivas não especificadas: engloba as atividades de produção e promoção de eventos esportivos (atividades de produtores ou promotores de eventos e competições esportivas, com ou sem infraestrutura) e outras atividades não especificadas (pesca esportiva e de lazer, operação de estábulos de hipódromos, etc.).

Unidade de investigação

A unidade de investigação da PSPP é a empresa, definida como sendo a unidade jurídica caracterizada por uma firma ou razão social, que engloba o conjunto de atividades econômicas exercidas em uma ou mais unidades locais (endereços de atuação da empresa).

A empresa é a unidade de decisão, que assume obrigações financeiras e está à frente das transações de mercado, exercidas em uma ou mais unidades locais, e que responde pelo capital investido nas atividades. Por outro lado, é sobre a empresa que recai a obrigatoriedade dos registros contábeis, balanços, decisões sobre propaganda e marketing, sobre políticas tecnológicas, etc. Portanto, a empresa constitui-se na unidade adequada, tanto para análise do comportamento dos agentes econômicos, como para a investigação estatística.

Coleta de dados

A coleta de dados da pesquisa foi realizada através de Entrevista Telefônica Assistida por Computador (Computer Assisted Telephone Interviewing - CATI). Nesse método de captura de dados, o agente de pesquisa do IBGE busca identificar na empresa o profissional mais qualificado para prestar as informações que, devido ao caráter predominantemente técnico, não devem ser requisitadas aos profissionais da área contábil.

O método de coleta por entrevista direta com as empresas busca assegurar uniformidade no entendimento conceitual da pesquisa. Para garantir esta uniformidade, o IBGE adotou os seguintes procedimentos:

1 - identificação do informante: a primeira etapa da pesquisa consistiu na identificação do informante, ou seja, na busca de profissional da área de publicidade e promoção, que fosse capaz de fornecer as informações requeridas;

2 - agendamento da entrevista: a segunda etapa consistiu na definição da data e hora para a realização da entrevista; e

3 - realização da entrevista.

Na entrevista por telefone, foi utilizado um sistema de entrada de dados inteligente, desenvolvido especificamente para a pesquisa, para garantir a consistência das informações solicitadas.

Em algumas situações, que envolveram telefones incorretos ou exigências das empresas, a coleta foi realizada de forma presencial, para a qual a pesquisa contou com a imprescindível colaboração das Unidades Estaduais.

Cadastro dos informantes

da pesquisa O cadastro de informantes da PSPP foi construído com base no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, do IBGE, atualizado pela Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, ano 2008 (disponível no IBGE no momento da pesquisa), e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED – ambos de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego – e, também, pelas informações das pesquisas econômicas anuais do IBGE, sendo composto por todas as empresas do âmbito da pesquisa.

O Quadro 2, a seguir, apresenta as informações sobre o número de empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas selecionadas para a pesquisa.

Quadro 2 - Composição do cadastro de informantes da Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP - 2009

CNAE 2.0 Descrição Número de empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas
Total 20280
7311-4 Agências de publicidade 778
7312-2 Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação 210
7319-0 Atividades de publicidade não especificadas 352
8230-0 Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos  552
9001-9 Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares  287
9319-1 Atividades esportivas não especificadas 101

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

Cálculo das estatísticas

O cadastro de informantes da PSPP é composto por todas as empresas do âmbito da pesquisa. Como foram investigadas de forma censitária, os resultados representam o conjunto de todas as empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas.

Publicado em 31/07/2017 às 14:54
Atualizado em 01/08/2017 às 08:10

Séries históricas

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Microdados - 2009

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Portaria de precedência

Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

VI - Contas Nacionais Trimestrais;

VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

PAULO BERNARDO SILVA 


 O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - Dyogo Henrique de Oliveira

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Ministro de Estado da Fazenda - Henrique de Campos Meirelles

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Blairo Borges Maggi

  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Ministro de Estado da Indústria, Comércio e Serviços - Marcos Antônio Pereira

  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República - Eliseu Lemos Padilha

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente do Banco Central - Ilan Goldfajn

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente da Caixa Econômica Federal - Gilberto Magalhães Occhi

    Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

 

Ministro de Estado do Trabalho - Ronaldo Nogueira de Oliveira

  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Diretor do Departamento de Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo - José Francisco de Salles Lopes

  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

 

Roberto Luís Olinto Ramos
Presidente do IBGE
Atualizado em 8 de agosto de 2017

  

Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

NELSON MACHADO

 

 

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Conceitos e métodos - 2009

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Objetivo

A pesquisa tem por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção.

Tipo de operação estatística

Pesquisa de empresas

Tipo de dados

Dados de Censo

Periodicidade de divulgação

Eventual

Abrangência geográfica

Nacional

População-alvo

Empresas juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificadas como Agências de publicidade, Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação, Atividades de publicidade não especificadas, Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos, Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares e Atividades esportivas não especificadas, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE.

Metodologia

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP foi aplicada nas empresas que atenderam aos seguintes requisitos:

1. Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE e ter 10 ou mais Pessoas Ocupadas em 31-12-2008.
2. Estar sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Serviços, Estatísticas econômicas setoriais
Principais variáveis
Receita bruta de serviços;
Campanhas de Governo ou de empresas estatais, inclusive campanhas institucionais e de produtos;
Campanhas do setor privado;
Campanhas políticas;
Comissão, fee e/ou bonificação de serviços contratados de terceiros;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre a prestação de serviço de merchandising em de TV e rádio;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre veiculação de publicidade, inclusive corretagem de anúncios;
Compra e revenda de espaço publicitário ou de tempo publicitário;
Criação de estandes e expositores (displays) publicitários;
Distribuição ou entrega de material promocional/serviços de fullfilment (panfletagem, entregas de brindes, etc.);
Mídia exterior/equipamentos urbanos (busdoor, painéis eletrônicos, empenas de prédios, cartazes ou triedros em táxis, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos (feiras, congressos e exposições comerciais e profissionais) - exclusive culturais e esportivos;
Organização, produção e promoção de eventos culturais (shows, exposições de arte, espetáculos circenses, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos esportivos (campeonatos esportivos e exibições);
Produção de áudio publicitário;
Projetos de interatividade e redes sociais (comunicação digital);
Promoção de vendas, publicidade no ponto de venda e demonstração de produto;
Relações públicas/assessoria de imprensa;
Serviços de marketing direto, mala direta e contato pessoal;
Serviços de planejamento e/ou criação de campanhas de propaganda e comunicação integrada;
Serviços de produção próprios;
Serviços de telemarketing

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2009 a 31/12/2009
Data de início da coleta
01/09/2010
Data do fim da coleta
30/11/2010

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (on line), Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Brasil

Instrumentos de coleta

Histórico

A investigação de produtos de serviços de publicidade já foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, para os anos 2004 e 2005, realizada através do Suplemento de Serviços de Publicidade, que integrava a Pesquisa Anual de Serviços - PAS.

Embora com alguma semelhança em relação ao suplemento citado, a PSPP contém um conjunto maior de informações, teve o seu âmbito ampliado para incluir os serviços de promoção e foi realizada de forma independente da PAS.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/dthPesquisa.aspx?codPesquisa=SE

Calendário

Próximas divulgações

Nenhuma divulgação futura


Divulgações anteriores

Nenhuma divulgação passada

Publicações - 2009

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