Conta-Satélite de Saúde

Menu do Produto

O que é

As contas-satélites são uma extensão do Sistema de Contas Nacionais. Elas permitem a elaboração de análises sobre o perfil e a evolução de um setor de forma comparável ao total da economia, medido pelas Contas Nacionais.

Com a divulgação da Conta-Satélite de Saúde do Brasil, fruto de esforços interinstitucionais desenvolvidos juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, e o Ministério da Saúde, o IBGE apresenta dados sistematizados sobre a estrutura produtiva e a dinâmica deste setor no Brasil, oferecendo, assim, um panorama dos recursos e usos da saúde no País.

Nesta publicação, há informações sobre consumo final e comércio exterior de bens e serviços relacionados à saúde, bem como sobre trabalho e renda nas atividades que geram esses produtos, no período de 2010 a 2013. Esses dados detalham a participação de cada atividade relacionada à saúde na economia e permitem acompanhar anualmente sua evolução. A publicação inclui notas técnicas com comentários de natureza metodológica sobre o estudo, em que se destacam informações sobre a abrangência do setor, no âmbito desta publicação, e traz, ainda, um glossário com os conceitos considerados relevantes. Em complemento a tais informações, são disponibilizados, ao final da publicação, apêndices que detalham as Tabelas de Recursos e Usos - TRU. O CD-ROM que a acompanha reproduz a versão impressa.

O conjunto dessas informações possibilita conhecer o perfil das atividades de saúde no Brasil no período considerado e contribui para a sua valoração.

Sobre a publicação - 2010-2015

As contas-satélites são uma extensão do Sistema de Contas Nacionais. Elas permitem a elaboração de análises sobre o perfil e a evolução de um determinado setor, de forma comparável ao total da economia medido pelas Contas Nacionais.

Com a divulgação da Conta-Satélite de Saúde do Brasil, fruto de esforços interinstitucionais desenvolvidos com a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, e o Ministério da Saúde, o IBGE apresenta dados sistematizados sobre a estrutura produtiva e a dinâmica deste setor no Brasil, oferecendo um panorama dos recursos e usos da saúde no País no período de 2010 a 2015.

Nesta publicação, há informações sobre produção, consumo final e comércio exterior de bens e serviços relacionados à saúde, bem como sobre trabalho e renda nas atividades que geram tais produtos. Esses dados detalham a participação de cada atividade relacionada à saúde na economia e permitem acompanhar anualmente sua evolução durante o período considerado. A publicação inclui notas técnicas com comentários de natureza metodológica sobre o estudo, em que se destacam informações sobre a abrangência do setor, e traz, ainda, um glossário com os conceitos considerados relevantes. Complementarmente são disponibilizados, ao final do volume, apêndices que detalham as Tabelas de Recursos e Usos - TRU.

A Conta-Satélite de Saúde do Brasil está em conformidade com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e seus resultados são estruturados segundo uma classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. Eles, portanto, podem ser comparados aos do Sistema de Contas Nacionais para estimar a participação da saúde no total da economia brasileira e efetuar análises comparativas ao longo do tempo.

O conjunto dessas informações também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet.

Principais resultados - 2010-2015

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Tabelas - 2010-2015

Tabelas Completas

Tabelas sinóticas (xls | ods)

Tabelas de recursos e usos

Retropolação da série de consumo final de bens e serviços de saúde (xls | ods)

Quadros sintéticos - 2010-2015

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados - 2010-2015

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Considerações metodológicas sobre a Conta-Satélite de Saúde podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados. 

    Séries históricas

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Portaria de precedência

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2010-2015

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Informações Gerais

    Objetivo
    Sintetizar informações sobre as Atividades Econômicas, Bens e Serviços de Saúde de acordo com a estrutura do Sistema de Contas Nacionais.
    Tipo de operação estatística
    Sistema de contas nacionais
    Tipo de dados
    Dados de pesquisa subjetiva
    Periodicidade de divulgação
    Bienal
    Abrangência geográfica
    Nacional

    Metodologia

    Técnica de coleta:
    Não se aplica

    Temas

    Temas e subtemas
    Saúde
    Principais variáveis
    Valor da Produção
    Consumo Intermediário
    Valor Adicionado
    Número de Ocupações
    Consumo Final
    Importações
    Exportações

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Não se aplica
    Unidade de análise
    Não se aplica.

    Períodos de referência

    Ano - 01/01/2015 a 31/12/2015

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
    Nível de desagregação geográfica
    Nacional

    Histórico

    A construção de Conta-Satélite está prevista no SNA 2008 e sua elaboração é recomendada pela Organização Pan-americana de Saúde.

    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/TS

    Calendário

    Próximas divulgações

    Nenhuma divulgação futura


    Divulgações anteriores

    Nenhuma divulgação passada

    Publicações - 2010-2015

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição