Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo Agropecuário

Sobre - Agricultura familiar: primeiros resultados: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

Dando início à divulgação temática dos resultados do Censo Agropecuário 2006, o IBGE apresenta, pela primeira vez, informações sobre a atividade econômica realizada pela agricultura e empreendimentos familiares rurais no País, assim considerados os que atendem, simultaneamente, aos critérios definidos pela Lei n° 11.326, de 24 de julho de 2006, quais sejam: a área do estabelecimento ou empreendimento rural não excede quatro módulos fiscais; a mão de obra utilizada nas atividades econômicas desenvolvidas é predominantemente da própria família; a renda familiar é predominantemente originada dessas atividades; e o estabelecimento ou empreendimento é dirigido pela família.

Neste trabalho pioneiro, fruto de cooperação conjunta com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o IBGE efetua uma delimitação conceitual do segmento produtivo assim conformado, e traz a público suas primeiras estatísticas oficiais. Esses resultados, divulgados em um amplo conjunto de tabelas, permitem conhecer quantos são, onde estão e o que produzem os agricultores e empreendedores familiares rurais no Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, atendendo, assim, uma importante demanda por informações quantitativas sobre o tema, até então contemplado apenas em trabalhos acadêmicos e científicos dispersos, realizados com base em dados históricos.

Principais resultados - Agricultura familiar: primeiros resultados: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

#tabelasidra201765163950156

#tabelasidra201765163725772


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - Agricultura familiar: primeiros resultados: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

Tabelas completas (em formato xls)

Tabelas

Tabelas completas (em formato ods)

Tabelas


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - Agricultura familiar: primeiros resultados: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Produzir informações sobre a organização e a estrutura dos setores agropecuário, florestal e aquícola do País. Os dados estruturais típicos contemplam as características do estabelecimento e do produtor, pessoal ocupado, utilização das terras, efetivos da pecuária, e produções vegetal e animal, dentre outros variados aspectos. Na edição de 2006, o objetivo foi ampliado devido à inclusão sobre questões referentes às características do produtor, como sexo, tempo de direção do estabelecimento, além de levantamento sobre a pluriatividade econômica do produtor e membros de sua família, residentes no estabelecimento agropecuário. Os resultados do Censo Agropecuário estão em consonância com as recomendações e os conceitos básicos consagrados pela Food and Agriculture Organization of the United Nation - FAO (Organização da Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), permitindo a comparabilidade internacional dessas estatísticas.
Tipo de operação estatística
Censo agropecuário
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Quinquenal
População-alvo
É constituída pelos estabelecimentos agropecuários existentes no País na data de referência da pesquisa. Este universo pesquisado é composto pelos estabelecimentos agropecuários que atuaram nos segmentos de agricultura, pecuária, aquicultura, avicultura, ranicultura, apicultura, sericicultura, extração vegetal, silvicultura. Incluem-se os estabelecimentos independentemente do seu tamanho, de sua forma jurídica, ou de sua localização em área urbana ou rural, tendo como objetivo a produção para subsistência e/ou para venda. As produções particulares e os animais pertencentes aos empregados e ao pessoal residente no estabelecimento foram levantados nos questionários do produtor ou em outro questionário, caracterizando um estabelecimento agropecuário sem área. Excluem-se da investigação os quintais de residências e as simples hortas domésticas.

Metodologia

Obtenção de informações para o universo de estabelecimentos agropecuários existentes no País, no período de referência da pesquisa, por meio de entrevista direta com os responsáveis pelo estabelecimento agropecuário, mediante o preenchimento de um questionário.
Na edição do Censo Agropecuário 2006, as informações foram registradas nos questionários eletrônicos instalados nos respectivos computadores de mão, PDA, capacitados a registrar, armazenar e transmitir os dados coletados para o Banco de Dados do IBGE. Este equipamento digital permitiu a introdução de rotinas de críticas de alguns dados, no exato momento de seu preenchimento e inserção de saltos automáticos de quadros e questões, de acordo com o perfil do estabelecimento agropecuário, identificado a partir das respostas registradas, contribuindo para garantir uma melhor qualidade na coleta das informações, bem como um maior detalhamento de algumas variáveis específicas, conforme a realidade encontrada no campo. Além disso, foram capturados com o GPS, contido no PDA, o endereço e as coordenadas geográficas de todos os estabelecimentos agropecuários, conformando, assim, um conjunto de informações que subsidiarão o planejamento de futuras pesquisas da Instituição.
Também para esta edição, o questionário eletrônico foi preenchido em cada um dos estabelecimentos agropecuários visitados, mas foi estruturado de modo a permitir maior detalhamento para questões referentes aos efetivos e à produção, nos casos em que os dados indicavam valores acima dos limites de corte definidos para as respectivas variáveis: bovinos, para estabelecimentos com mais de 50 cabeças; aves, para estabelecimentos com mais de 2000 cabeças; lavoura permanente, para estabelecimentos com produtos com mais de 50 pés; silvicultura, para estabelecimentos com produtos com mais de 500 pés. Para a horticultura, caso a produção fosse somente para consumo, não era necessário o detalhamento, no entanto, era obrigatório o registro do valor da produção e a informação detalhada apenas para estabelecimentos com comercialização de tais produtos.
Nesta última edição a crítica dos dados coletados foi realizada por meio de um call center, onde parte das inconsistências foram tratadas com o próprio produtor. Além disso, utilizou-se o sistema CANCEIS - Canadian Census Edit and Imputation System na imputação das não respostas das variáveis categóricas do Censo Agropecuário. As variáveis quantitativas foram imputadas utilizando macros, em linguagem SAS, desenvolvidas especificamente para este fim. As imputações de numeradores de razões (p. ex., valor de venda dos ovinos, da razão preço médio de ovinos vendidos) foram feitas utilizando um modelo de regressão linear simples, e as demais variáveis quantitativas (p. ex., área total plantada) foram imputadas através de um processo de hot deck aleatório.
Os resultados do Censo Agropecuário 2006 não são estritamente comparáveis ao Censo anterior devido a mudança no período de referência dos dados
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas econômicas setoriais, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura
Principais variáveis
Características do Produtor

Idade
Sexo
Nível de instrução
Naturalidade
Associação a cooperativas e/ou entidades de classe
Local de residência
Tempo de direção do estabelecimento
Condição legal do produtor
Condição legal das terras

Características do estabelecimento

Utilização de energia elétrica
Utilização de força mecânica e/ou animal
Utilização de práticas agrícolas
Utilização de agrotóxicos
Utilização de adubos e/ou corretivos do solo
Utilização de agricultura orgânica
Utilização das terras
Área irrigada por método de irrigação
Silos e depósitos
Máquinas e veículos
Consumo de combustíveis
Pessoal ocupado

Pecuária
Efetivos e produções

Produção vegetal
Silvicultura
Horticultura
Extração vegetal
Lavoura permanente
Lavoura temporária

Agroindústria

Valores monetários

Valor de produção
Receitas
Dívidas
Investimentos
Financiamentos
Valor dos Bens

Unidades de informação

Unidade de investigação
Estabelecimento
Unidade de análise
Município, Unidade da Federação, Estabelecimento, Família, Pessoa, Produto
Unidade informante
Estabelecimento, Pessoa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2006 a 31/12/2006
Data - 31/12/2006

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM, Banco de Dados Agregados - SIDRA
Nível de desagregação geográfica
Município
Nível de divulgação
Os dados estarão disponíveis em nível Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões Geográficas e Municípios.

Instrumentos de coleta

Histórico

O primeiro Censo Agropecuário foi realizado no ano de 1920, como parte integrante do Recenseamento Geral. Na década de 30 não houve Censo por motivo de ordem política e institucional. A partir de 1940 os censos foram decenais até 1970. Posteriormente, a periodicidade passou a quinquenal, realizada no início dos anos de final 1 e 6, e referida aos anos de final 0 e 5 , ou seja, 1975, 1980 e 1985. O Censo Agropecuário 1990 não foi realizado devido a cortes orçamentários do governo. No Censo Agropecuário 1995-1996, as informações foram referidas ao ano safra. O Censo Agropecuário 2006, assim como o anterior, foi realizado em conjunto com a Contagem da População e a referência dos dados voltou a ser o ano civil.
A edição do Censo de 2006 caracterizou-se tanto pela inovação tecnológica introduzida na etapa da operação de campo, com a substituição do questionário em papel pelo questionário eletrônico desenvolvido em computador de mão, o Personal Digital Assistant - PDA, quanto pelo refinamento metodológico, especialmente no que diz respeito à reformulação de seu conteúdo e à incorporação de novos conceitos, visando melhor captar as transformações ocorridas nas atividades agropecuárias e no meio rural desde a realização do Censo Agropecuário 1995-1996.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/CA

Publicações - Agricultura familiar: primeiros resultados: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

O que é

Investiga informações sobre os estabelecimentos agropecuários e as atividades agropecuárias neles desenvolvidas, abrangendo características do produtor e do estabelecimento, economia e emprego no meio rural, pecuária, lavoura e agroindústria. Tem como unidade de coleta toda unidade de produção dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas, subordinada a uma única administração (produtor ou administrador), independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica ou de sua localização, com o objetivo de produção para subsistência ou para venda.

O Censo Agropecuário foi realizado pela primeira vez em 1920, como parte integrante do Recenseamento Geral. Na década de 1930, não ocorreu por motivos de ordem política e institucional. A partir de 1940, o levantamento foi decenal até 1970 e passou a ser quinquenal posteriormente, realizando-se no início dos anos de final 1 e 6 e referido aos anos de final 0 e 5. No Censo Agropecuário 1995-1996, as informações foram referidas ao ano-safra (agosto de 1995 a julho de 1996). No Censo Agropecuário 2006, a referência dos dados voltou a ser o ano civil. A edição de 2006 caracterizou-se tanto pela inovação tecnológica introduzida na etapa da operação de campo, com a substituição do questionário em papel pelo questionário eletrônico desenvolvido em computador de mão, o Personal Digital Assistant - PDA, quanto pelo refinamento metodológico, especialmente no que diz respeito à reformulação de seu conteúdo e à incorporação de novos conceitos. Nessa edição, também foi implementado o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - Cnefe, que reúne, além da descrição detalhada dos endereços dos domicílios e dos estabelecimentos agropecuários, as coordenadas geográficas de todos os domicílios e estabelecimentos (agropecuário, religioso, de ensino, de saúde e de outras finalidades) da área rural, o que traz subsídios ao planejamento de futuras pesquisas do IBGE. O Censo Agropecuário 2017 voltou a ter como referência o ano-safra (outubro de 2016 a setembro de 2017), porém em período distinto daquele adotado no Censo Agropecuário 1995-1996. No levantamento de 2017, foram introduzidas novas tecnologias para o controle da coleta, tais como: lista prévia de endereços, utilização de imagens de satélite nos dispositivos móveis de coleta para melhor localização do recenseador em relação ao terreno, e uso de coordenadas do endereço e do local de abertura do questionário, as quais permitiram melhor cobertura e avalição do trabalho.

A pesquisa fornece informações sobre o total de estabelecimentos agropecuários; área total desses estabelecimentos; características do produtor; características do estabelecimento (uso de energia elétrica; práticas agrícolas; uso de adubação; uso de agrotóxicos; uso de agricultura orgânica; utilização das terras; existência de recursos hídricos; existência de depósitos e silos; existência de tratores, máquinas e implementos agrícolas, veículos, entre outros aspectos); pessoal ocupado; movimentação financeira; pecuária (efetivos e produção animal); aquicultura e produção vegetal (silvicultura, extração vegetal, floricultura, horticultura, lavouras permanentes, lavouras temporárias e agroindústria rural).

A periodicidade da pesquisa é quinquenal, porém os levantamentos de 1990, 1995, 2000, 2005. 2010 e 2015 não foram levados a efeito devido a cortes orçamentários do governo: o Censo Agropecuário 1990 não ocorreu; o levantamento de 1995 foi realizado em 1996 junto com a Contagem da População; o de 2000 não foi realizado; o de 2005 foi a campo em 2007 junto, mais uma vez, com a Contagem da População; o de 2010 não foi realizado; e o de 2015 foi a campo em 2017. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios. Os resultados do Censo Agropecuário 2006, que têm o ano civil como período de referência, não são estritamente comparáveis aos do Censo Agropecuário 1995-1996 e aos do Censo Agropecuário 2017, cujo período de referência, em ambos os casos, é o ano-safra.

Séries históricas

#seriehistorica20176584956305

#tabelasidra20176585414459

#seriehistorica2017659333529

Downloads

Informações técnicas

Metodologia da pesquisa

Considerações metodológicas sobre o Censo Agropecuário podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.


Notas técnicas


Outras informações técnicas

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Este Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente revisto e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante a operação. A atualização do CNEFE retrata tanto o registro textual dos endereços investigados no referido levantamento, quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional. Para informações mais detalhadas sobre a rotina de atualização desse Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas amostrais do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, entre outras, consultar o documento Padrão de registro de endereços: definições e orientações de uso.

Notícias e Releases

2017

Indígenas têm produção agropecuária diversificada, com mais mulheres produtoras e menos agrotóxicos

O IBGE divulga hoje um novo módulo do Censo Agro 2017 detalhando as principais características dos estabelecimentos...

14/12/2022

2017

Atlas do Espaço Rural retrata diversidade e desigualdade do campo brasileiro

Como parte das comemorações dos 100 anos do Censo Agropecuário, o IBGE lança hoje (15) a segunda edição...

15/12/2020

2017

IBGE ganha prêmio pelo conjunto de pesquisas e estudos agropecuários

O IBGE e o ex-coordenador técnico do Censo Agropecuário, o engenheiro agrônomo Antonio Carlos Simões...

16/10/2020

2017

Censo Agropecuário completa 100 anos e retrata história do setor no país

De um estabelecimento familiar de produção de tomate na área rural de uma pequena cidade a uma grande...

01/09/2020

2017

IBGE inclui recortes territoriais mesorregião e microrregião nos dados do Censo Agro 2017

Dados do Censo Agropecuário 2017 com recortes territoriais de mesorregiões e microrregiões foram disponibilizados...

18/08/2020

2017

Conhecido pela produção de crustáceos, Sergipe mostra diversidade agropecuária

Apesar de ser o menor estado do Brasil, a produção agropecuária em Sergipe se destaca em nível nacional....

31/01/2020

2017

Conheça histórias e motivações por trás do trabalho de floricultores

O engenheiro agrônomo Laerte Correia começou a produzir flores em 2007, aos 56, após anos prestando assistência...

24/01/2020

2017

Estabelecimentos com uso de agricultura irrigada crescem em mais de 50% em 11 anos

Um dos processos mais relevantes para o desenvolvimento da produção agrícola, a irrigação vem ganhando...

17/01/2020

2017

Água dita o ritmo da agricultura no Amazonas

Numa vila repleta de agricultores, situada no distrito Terra Nova, município do Careiro da Várzea (AM),...

10/01/2020

2017

Na Bahia, filhos de japoneses investem no cacau

O último dia 18 foi o Dia Internacional do Migrante. No Brasil, a presença de imigrantes de diversos...

27/12/2019

Ver mais notícias

Erramos