O Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica para Políticas Públicas Preditivas  resulta da parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO. Iniciativa inovadora no âmbito da parceria entre o IBGE e o SERPRO, estabelecida em Acordo de Cooperação Técnica Trata-se de um elemento estratégico na construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED) que pretende contar com uma nova perspectiva das estatísticas e das geociências acerca da abordagem sistêmica, analítica e preditiva a partir da integração de múltiplas bases de dados.

Por essa via de conexão e uso da inteligência artificial, a contribuição adicional à sociedade brasileira de um conjunto de informações precisas e fundamentadas que possam subsidiar as políticas públicas sob a ótica do desenvolvimento de longo prazo. Em linha com essa missão precípua do Programa Nacional, propõe-se, no biênio 2025-2026, a construção de plataformas analíticas estratégicas para a compreensão aprofundada da mudança de época pela qual o país se encontra associada a temas-chave previamente selecionados com parceiros institucionais conformativos do SINGED.

Inicialmente cabe ressaltar que o acesso às bases de dados para armazenamento, tratamento e análise demandará articulação institucional com os diversos detentores de registros administrativos e bancos de dados atualmente existentes. Isso porque, embora públicas, as bases de dados e informações disponíveis permitem o aprofundamento do conhecimento sobre a complexidade de cada um dos temas escolhidos e dos seus desdobramentos frente às necessidades para elaboração de prognósticos e predições que possam amplificar o horizonte do planejamento e da elaboração das políticas públicas.

Ressalta-se que a manipulação do conjunto de grandes escalas de dados envolve questões de privacidade de informações individuais de pessoas físicas e jurídicas e acordos legais para a sua obtenção sob a égide da LGPD. Isso porque o Programa Nacional está voltado para a difusão integrada do conhecimento gerado pelo Censo Demográfico de 2022 e outras pesquisas afins do IBGE e de seus parceiros, com abrangência de dados nacionais, chegando até aos municípios.

Assim, promove a interação de saberes com a finalidade de oferecer mais e melhores subsídios para as políticas públicas no país. Em parceria com o SERPRO, o fomento à disseminação do conjunto de informações estatísticas e geográficas produzidas pelo Censo Demográfico e outras pesquisas afins que, de forma integrada, demandam inovações técnicas, metodológicas e conceituais reveladoras do Brasil no início da terceira década do século XXI.

Em síntese, o fortalecimento da soberania nacional dos dados em consonância com o papel do IBGE enquanto coordenador do Sistema Estatístico e Geográfico Nacional construído democraticamente pela promoção do diálogo entre parceiros nacionais e internacionais em torno de iniciativas inovadoras sobre temas relevantes selecionados para as políticas públicas no Brasil.