Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Reserva Ecológica do IBGE

O que é

A Reserva Ecológica do IBGE – RECOR é uma área protegida de interesse científico sob a gestão do IBGE. Criada em 22 de dezembro de 1975, com um Programa de Pesquisas Ecológicas de Curta e de Longa Duração para o Bioma Cerrado e um Plano de Manejo inovadores para a época, a Reserva Ecológica do IBGE tornou-se referência na produção de informações ambientais motivada pela preocupação em fornecer subsídios ao planejamento territorial sustentável para o bioma Cerrado. Desde 1998, integra o grupo de elite das estações de pesquisas ecológicas de longa duração que compõem redes nacionais e continentais interligadas à rede ILTER (International Long Term Research Network).

Com 1.391,25ha e localizada no centro-sul do Distrito Federal a 26 km do centro administrativo de Brasília, a Reserva compõe o mosaico de áreas protegidas do Distrito Federal (APA Gama Cabeça de Veado (Decreto Distrital nº 9.471, de 21 de abril de 1986); APA do Planalto Central (Decreto s/nº da Presidência da República, de 10 de janeiro de 2002); Reserva da Biosfera do Cerrado (Programa “O Homem e a Biosfera” – MAB, UNESCO, 1971 – Lei Distrital nº 742, de 28 de julho de 1994). A área abriga grande heterogeneidade de ecossistemas e fornece proteção para as mais de 4.000 espécies já inventariadas (com destaque para 55 espécies ameaçadas de extinção e cerca de 91 espécies endêmicas do bioma Cerrado).

Ao completar quatro décadas de existência, a Reserva Ecológica do IBGE – RECOR - possui importante e representativa base de dados e de informação científica sobre o Cerrado, proveniente de estudos ecológicos através de amostragem ou experimentação, inventários padronizados da fauna e da flora, e estudos ambientais integrados sob perspectivas de vulnerabilidade e risco ecológico. Oferece aos pesquisadores laboratórios, alojamentos, restaurante, entre outras facilidades, e disponibiliza dados e informações básicas sobre a área, através das coleções científicas, da estação climatológica e de bases de dados georreferenciadas (SIG RECOR). Essa produção de conhecimento foi resultado do trabalho de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e de instituições parceiras, nacionais e estrangeiras.

Saiba mais - 2017

Notícias e Releases

Reserva Ecológica do IBGE: um laboratório vivo no Cerrado

Pesquisadores do Instituto, em parceria com cientistas do Brasil e do mundo, usam a Reserva Ecológica...

05/09/2017

Reserva Ecológica do IBGE conta com Brigada Voluntária de incêndio

Basta o primeiro soar da sirene para um grupo de servidores da Reserva Ecológica do IBGE (Recor) parar,...

04/09/2017

Ver mais notícias