As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
Sintetizar informações sobre as Atividades Econômicas, Bens e Serviços de Saúde de acordo com a estrutura do Sistema de Contas Nacionais.Tipo de operação estatística
Sistema de contas nacionaisTipo de dados
Dados de pesquisa subjetivaPeriodicidade de divulgação
BienalMetodologia
O Sistema de Contas Nacionais - SCN sintetiza as informações econômicas de um país. Ele é estruturado a partir de uma metodologia padrão, elaborada pelas Nações Unidas em parceria com outros organismos internacionais. O SCN fornece o principal arcabouço para análise macroeconômica usado no planejamento e acompanhamento da economia nacional e usa, para estruturar informações, Tabelas de Recursos e Usos - TRU.
As TRUs descrevem a economia segundo três perspectivas: a perspectiva dos recursos ou da oferta (valor produzido, importado e pago em impostos sobre produtos, além de margens de comércio e transporte); a perspectiva dos usos ou da demanda (valor consumido, estocado, usado como investimento ou exportado) e a perspectiva da renda (salários pagos, excedentes operacionais e outros impostos sobre a produção).
Além de permitir a estimativa do Produto Interno Bruto - PIB e de reunir informações sobre produção e consumo, o SCN permite a análise de setores específicos como o de saúde. O manual System of national accounts, SNA 2008 recomenda, para isso, a elaboração de contas-satélites.
As contas-satélites, geralmente, permitem aumentar o detalhamento e o escopo dos setores estudados. Na atividade Saúde pública, por exemplo, há diferenças de universo entre a Conta-Satélite de Saúde e o SCN. No SCN brasileiro, Saúde pública não engloba hospitais militares e hospitais universitários, cujos orçamentos não estão subordinados aos gestores da saúde. Na Conta-Satélite de Saúde, esse âmbito foi redefinido, permitindo uma descrição mais completa do sistema de saúde do País.
A delimitação do setor de saúde da Conta-Satélite de Saúde implicou na seleção de atividades econômicas consideradas típicas de saúde, a partir da CNAE 2.0.
Para mais informações, consulte as notas técnicas, disponíveis em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101437.pdf" target="_blank">
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101437.pdf
Técnica de coleta:
Não se aplica
Temas
Temas e subtemas
Contas Nacionais, Saúde, Estatísticas macroeconômicasPrincipais variáveis
Valor da Produção
Consumo Intermediário
Valor Adicionado
Número de Ocupações
Consumo Final
Importações
ExportaçõesUnidades de informação
Unidade de investigação
Não se aplicaUnidade de análise
Não se aplica.Períodos de referência
Biênio - 01/01/2015 a 31/12/2015
Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROMNível de desagregação geográfica
NacionalHistórico
A construção de Conta-Satélite está prevista no SNA 2008 e sua elaboração é recomendada pela Organização Pan-americana de Saúde.
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/TS