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PeNSE - National Survey of School Health

Experimental Statistics

About - 2009-2019 Analysis of comparable indicators on students in the 9th grade of primary school

The National Survey of School Health - PeNSE, carried out by the IBGE in partnership with the Ministry of Health and with the support of the Ministry of Education, investigates aspects that allow knowledge and measurement of risk factors and health protection to students, having as reference for the selection the records of the public and private schools in the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - INEP.

With this publication, the IBGE analyzes a group of comparable indicators on several topic approached by the survey since its first edition, having selected for the survey students enrolled in the 9th grade of primary school and regular attendance to public and private schools of Capital Municipalities. The choice of this target public for analysis, it is worth mentioning, was motivated not only by its presence in all the editions of PeNSE, but also because it concentrates the age range of interest (13 to 15) preconized by the World Health Organization – WHO) for investigations of school health – after all, it is in this group that people start habits that will lead to most Non-Transmissible Chronic Diseases – DCNT, which last one’s entire life.

The publication describes the methodological procedures that guided the four editions of the survey and presents analytical commentaries that form a multiple profile of the students investigated and evidence the main aspects observed in each of the topics considered.

Because some of the procedures implemented for the analysis of the 2009-2019 time series configure statistics obtained from the employment of new methods, not previously adopted by the IBGE, they are characterized, in this publication, as experimental, that is, they are still being evaluated as they have not yet reached full maturity in terms of harmonization, coverage or methodology. Statistics, however, plays a strategic and innovative role. As they present analysis of trends and information about the prevalence of risk factors and protection relative to the decade that preceded the COVID-19 pandemic, a disease whose effects had major implications on the population’s living and health conditions, with a strong impact on youth and teenagers, these indicators may, as well, contribute to the planning of social and recovery policies that can deal with the huge inequalities and vulnerabilities Brazilian teenagers are exposed to.

Besides this publication, the table plan with results for Capial Municipalities, from PeNSE 2019, and the specific table plan for the time series analysis, are available on the IBGE website.

Experimental Statistics

Concepts and methods - 2009-2019 Analysis of comparable indicators on students in the 9th grade of primary school

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O objetivo da pesquisa é produzir informações que permitam conhecer a magnitude dos fatores de risco e proteção à saúde, orientar e avaliar as intervenções em saúde adequadas ao adolescente, contribuindo para o monitoramento da saúde do escolar.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de estabelecimento de ensino
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Escolares na faixa etária de 13 a 17 anos (frequentando as etapas de ensino desde o 7º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio).

Metodologia

Esta edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE foi planejada para fornecer resultados representativos de escolares matriculados e com frequência regular em escolas públicas e privadas de todo o Território Nacional, utilizando uma amostra probabilística única de estudantes do 7° ano do ensino fundamental (antiga 6ª série) ao 3° ano do ensino médio. Os grupos analíticos correspondem aos estudantes de 13 a 17 anos de idade. A abrangência geográfica da PeNSE 2019 contempla Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador, CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
Procedimento de amostragem
O plano amostral da pesquisa foi definido como uma amostra de conglomerados em dois estágios, cujas escolas correspondem ao primeiro estágio de seleção e as turmas de alunos matriculados ao segundo. O conjunto dos estudantes das turmas selecionadas formaram a amostra de alunos.

O cadastro de seleção da amostra da PeNSE 2019 foi construído com base nas informações disponíveis do Censo Escolar 2017 , realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. A seleção de turmas se concentrou nas etapas de ensino que abrangem a maior parte dos escolares com idade de 13 a 17 anos, que é a população-alvo da pesquisa, desconsiderando as escolas com menos de 20 alunos matriculados.

A estratificação das escolas que formaram o cadastro de seleção da amostra para a PeNSE 2019 levou em consideração a localização geográfica e a dependência administrativa das instituições de ensino, totalizando 106 estratos de dimensionamento. O dimensionamento da amostra foi realizado em função do número necessário de estudantes para obter estimativas com nível de precisão controlado para cada estrato de dimensionamento, sendo o número de turmas e escolas obtidos, posteriormente, a partir deste número. Dessa maneira, a amostra foi dimensionada para estimar indicadores para os seguintes níveis geográficos: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios das Capitais e Distrito Federal.

Devido à heterogeneidade em relação ao tamanho das escolas, foram criados estratos de alocação com base nas faixas de tamanho das escolas. O número de turmas a serem selecionadas em cada faixa seguiu o seguinte critério: para escolas com até 10 turmas foi selecionada 1 turma; para escolas com 11 a 20 turmas foram selecionadas 2 turmas; para escolas com 21 a 50 turmas foram selecionadas 3 turmas; e para escolas com mais de 50 turmas foram selecionadas 4 turmas para a amostra.

A seleção das turmas para cada escola foi feita com probabilidades iguais (amostragem aleatória simples) e de acordo o estrato de alocação ao qual a escola pertence, como definido anteriormente.

Do total de escolas selecionadas para a amostra, 119 não foram pesquisadas ou não puderam ter suas informações utilizadas por diversos motivos, tais como: escola desativada ou impedida, escola sem turmas elegíveis e perda de informações. Outro fator que impediu o uso dos dados coletados, em alguns casos, foi a introdução de um controle de qualidade pós-coleta, onde as turmas com baixo número de questionários válidos em relação ao total de alunos frequentes não tiveram suas informações aproveitadas. Um aspecto importante a ser destacado na edição 2019 da pesquisa é que a equipe de coleta conseguiu superar as resistências e reverter todas as recusas, não havendo, ao final, nenhuma recusa de escolas na PeNSE 2019.
Crítica e imputação
Em linhas gerais, o tratamento da base de dados teve como objetivo definir quais dos questionários aluno existentes na base seriam considerados válidos para efeito de análise, partindo das informações registradas sobre a concordância em participar da pesquisa, sexo e idade do escolar.

Em seguida, identificou-se a existência de 44 turmas que apresentaram baixo aproveitamento de questionários, ou seja, turmas em que a proporção de questionários válidos era menor que 60% do total de alunos frequentes. Para estes casos, foi feita uma verificação individual, considerando-se dois critérios: taxa de presença dos alunos da turma na data de aplicação da pesquisa e taxa de aproveitamento dos questionários dos respondentes em relação ao número de frequentes na turma. Assim, definiu-se pela exclusão de 35 turmas que não atenderam aos critérios metodológicos da pesquisa, quantitativo que corresponde a 0,5% do total.

Outro tratamento geral aplicado a todas as variáveis consistiu na especificação, dos campos sem registro dos questionários, em: (1) “saltos” de fluxo; (2) abandono precoce; e (3) ausência de resposta para o quesito. Cada uma destas situações recebeu uma codificação diferente na base de dados, o que poderá ser visualizado no dicionário de dados da pesquisa.

A base de dados da PeNSE precisou de imputação, em função de uma falha de sistema relacionada às variáveis B03005b e B03010, onde, para ambas, o código 99 (ausência de resposta) estava agregado à última opção de resposta do quesito (9). Para o processo de imputação, foi ajustado um modelo linear generalizado, com função de ligação probito, aos dados da PeNSE 2015, para estimar a probabilidade de um estudante ter ignorado a pergunta com base num conjunto de variáveis preditoras. O modelo foi estimado para cada uma das duas variáveis supracitadas. Os resultados dos modelos ajustados foram aplicados à base da PeNSE 2019, para diferenciar os casos de resposta e não resposta, permitindo efetuar a recodificação nas duas variáveis.

Temas

Temas e subtemas
Grupos populacionais específicos, População, Educação, Saúde, Justiça e segurança
Principais variáveis
QUESTIONÁRIO ALUNO
Principais variáveis investigadas: características básicas da população de estudo; contexto familiar; hábitos alimentares; atividade física e comportamento sedentário; cigarro, álcool e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva; segurança e violências; hábitos de higiene pessoal; imagem corporal; saúde mental; uso de serviços de saúde; políticas de saúde na escola.

Principais variáveis derivadas: características gerais (sexo, idade, cor/raça, ano escolar em curso); escolaridade da mãe; posse de bens e serviços (celular, computador, acesso à internet, carro, moto/motocicleta); perspectiva de educação do escolar; coabitação com pai e mãe; conhecimento dos pais ou responsáveis sobre o tempo livre do escolar; absenteísmo escolar sem permissão dos pais ou responsáveis; entendimento dos pais quanto aos problemas e preocupações dos filhos; bullying; consumo de alimentos ultraprocessados no dia anterior; consumo habitual de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável; perfil de realização das refeições (hábito de tomar café da manhã, almoço ou jantar com pais ou responsáveis, comer fazendo outras atividades); merenda escolar (oferta e consumo); hábito de consumo de alimentos comercializados na cantina e no entorno da escola; tempo de tela sedentário (televisão e computadores/celular/videogame etc); atividade física acumulada; aulas de educação física na escola; cigarro e outros produtos do tabaco (experimentação, consumo atual do escolar e pessoas próximas, hábito de fumar de pais ou responsáveis); bebidas alcoólicas (experimentação, consumo atual do escolar e pessoas próximas, episódios de embriaguez, hábito de consumo de pais ou responsáveis); uso de drogas ilícitas (experimentação, consumo atual do escolar e pessoas próximas); iniciação sexual; uso de camisinha ou preservativo (primeira e última relação sexual, formas de obtenção); uso da pílula do dia seguinte; orientações na escola; gravidez na adolescência; uso de cinto de segurança (banco da frente e de trás); uso de capacete; condução de veículo motorizado; percepção de segurança; envolvimento em brigas com luta física, arma de fogo ou outras armas; agressão física perpetrada por pais ou responsáveis ou outra pessoa; violência sexual (exposição do corpo, relação sexual forçada); lavagem das mãos; escovação dental; dor de dente; visita ao dentista; existência de amigos próximos; sentimento de preocupação, tristeza, desamparo e irritação; sensação de que a vida não vale a pena ser vivida; percepção do estado de saúde; absenteísmo escolar por motivo de saúde; procura por serviço de saúde; motivo de procura; percepção da imagem corporal; atitude em relação ao próprio corpo; indução de vômito ou consumo de produtos para perda de peso; consumo de produtos para ganho de peso; opinião sobre o questionário.

Principais indicadores: escolaridade da mãe; posse de bens e serviços; perspectiva de educação do escolar; coabitação com pai e/ou mãe; contexto familiar (ciência dos pais ou responsáveis sobre o tempo livre dos escolares, refeições com pais ou responsáveis, absenteísmo escolar sem permissão dos pais ou responsáveis, entendimento dos pais quanto aos problemas e preocupações; bullying); consumo alimentar no dia anterior (alimentos ultraprocessados) e habitual (alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável); perfil de realização das refeições; tempo de tela sedentário; atividade física acumulada; cigarro e outros produtos do tabaco; bebidas alcoólicas; uso de drogas ilícitas; iniciação sexual; uso de camisinha ou preservativo; uso da pílula do dia seguinte; orientações na escola; gravidez na adolescência; segurança no trânsito; percepção de segurança; violências; agressão física; violência sexual; hábitos de higiene pessoal; saúde bucal; imagem corporal; saúde mental; percepção do estado de saúde; procura por serviço de saúde; motivo de procura


QUESTIONÁRIO ESCOLA
Principais variáveis investigadas: informações gerais do ambiente escolar; atividade física; alimentação; saneamento básico e higiene; segurança; políticas de saúde.

Principais variáveis derivadas: presença de biblioteca; laboratório de informática; recursos multimídia; computadores e/ou tablets; Conselhos Escolares; instalações e práticas de atividade física; instalações e oferta de merenda escolar; comercialização de alimentos na cantina e no entorno da escola (itens ofertados); propaganda de alimentos industrializados; horta (existência, ações de educação alimentar e nutricional e utilização de alimentos na merenda escolar); infraestrutura de saneamento; Programa Saúde na Escola (PSE); ações de saúde na escola; registros de saúde dos escolares.

Principais indicadores: presença de biblioteca; laboratório de informática; recursos multimídia; computadores e/ou tablet; conselhos escolares; merenda escolar; alimentos comercializados dentro e no entorno da escola; aulas de educação física na escola; políticas de saúde na escola (Programa Saúde na Escola); ações na escola; registros de Saúde
Palavras-chave
Grupos populacionais específicos População Educação Saúde Justiça e segurança

Unidades de informação

Unidade de investigação
Pessoa, Estabelecimento
Unidade de análise
Pessoa
Unidade informante
Estabelecimento, Pessoa.

Períodos de referência

Período - 08/04/2019 a 30/09/2019
Data de início da coleta
09/04/2019
Data do fim da coleta
30/09/2019

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação impressa, Publicação Digital (online), Microdados no Portal do IBGE, Banco de Dados Agregados - SIDRA, Banco Multidimensional de Estatísticas - BME
Nível de desagregação geográfica
Município da Capital
Nível de divulgação
Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios da Capitais

Instrumentos de coleta

Histórico

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE fornece dados para o Sistema de Monitoramento da Saúde do Escolar, do Ministério da Saúde, criado no âmbito do Decreto Presidencial nº 6.286, de 05/12/2007, para subsidiar gestores na vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de escolares. Este inquérito é realizado, desde 2009, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mediante convênio com o Ministério da Saúde.

A primeira edição aconteceu em 2009 e utilizou o Personal Digital Assistent - PDA, onde foi inserido o questionário eletrônico autoaplicável para ser respondido diretamente pelo escolar sem interferência do entrevistador. Tal método resguarda a privacidade do informante e o sigilo das informações. A PeNSE incorporou ainda à sua metodologia, a realização de reuniões e discussões conjuntas entre representantes e gestores da Saúde e da Educação em diferentes esferas administrativas e de governo visando à sensibilização desses atores para a coleta de dados. Neste ano foram coletados dados de 63.411 escolares frequentando o 9o ano (antiga 8a série) do ensino fundamental em 1.453 escolas públicas e privadas nos 26 Municípios das Capitais e no Distrito Federal.

Na edição de 2012, mantendo a população de estudo (escolares frequentando o 9o ano do ensino fundamental) e metodologia, a PeNSE entrevistou 109.104 estudantes em 2 842 escolas públicas e privadas e ampliou a abrangência geográfica, que passou a contemplar dados para o conjunto do País e as Grandes Regiões, além dos Municípios das Capitais e do Distrito Federal.

Em 2015, a inovação referiu-se à disponibilização de resultados, oriundos de dois planos amostrais distintos, representativos de escolares frequentando o 9o ano do ensino fundamental - mantendo, assim, a comparabilidade com edições anteriores - e de escolares de 13 a 17 anos de idade comparáveis com os indicadores do Global School-based Student Health Survey - GSHS, desenvolvido pela OMS. Adicionalmente, a amostra de estudantes frequentando o 9o ano do ensino fundamental foi objeto de ampliação da abrangência geográfica, permitindo a desagregação de dados, além dos já disponíveis em edições anteriores, por Unidades da Federação. Deste modo, foram coletados dados de 102.301 escolares do 9o ano do ensino fundamental, oriundos de 3.160 escolas, e de 10.926 escolares de 13 a 17 anos de idade, de 380 escolas. Ressalta-se que a amostra dos escolares de 13 a 17 anos foi representativa para Grandes Regiões e Brasil.

Em 2019, a PeNSE completou uma década de monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde dos escolares brasileiros. Trouxe como novidades a ampliação da abrangência da amostra dos escolares de 13 a 17 anos de idade, onde foram entrevistados estudantes do 7o ano do ensino fundamental ao 3o ano do ensino médio, representativa para Municípios das Capitais, Unidades da Federação, Grandes Regiões e Brasil. Além disso, permitiu comparabilidade com as edições anteriores, em diversos quesitos, para os escolares do 9o ano do ensino fundamental. Outrossim, a coleta dos dados passou a ser feita utilizando o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um smartphone configurado especificamente para realização das pesquisas do IBGE.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/AA

Experimental Statistics

Publications - 2009-2019 Analysis of comparable indicators on students in the 9th grade of primary school

Description

The Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE - carries out the National Survey of School Health (PeNSE), in several cities in Brazil, in partnership with the Ministry of Health and with the support of the Ministry of Education.

The research goals are:

  • to get to know and measure risk and protection factors concerning teenagers' health.
  • to support the monitoring of Brazilian students' health.
  • to offer guidance to health initiatives aimed at this population group by providing reliable information on the subject.

Time series

#seriehistorica201792151245656

#seriehistorica201792151426267

#seriehistorica201792151529808

#seriehistorica201792151631235

#seriehistorica201791163536744

#seriehistorica201792152311516

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Microdata

Microdata Files of PeNSE 2015 - updated on May 25, 2018

Updating

  • May 25, 2018: The updating are related to:
    1- Inclusion of the document "Methodological note no. 01: Information for the use of microdata - Samples 1 and 2", which includes guidelines for the use of the data of PeNSE 2015, in the "Technical information" section.
    1- Inclusion of the document "Methodological note no. 02: Specification of tables and indicators - Sample 1", which includes the filters used to build the tables of the Sample 1 made available in the publication and on the PeNSE 2015 web page, in the "Technical information" section.
    1- Inclusion of the document "Methodological note no. 03: Specification of tables and indicators - Sample 2", which includes the filters used to build the tables of the Sample 2, in the "Technical information" section.
    4- Inclusion of the folder “PeNSE_2015_AMOSTRA1.zip” containing the microdata of Sample 1 in the “.csv”, “.sas” and “.xlsx” formats, as well as of the file “Dicionario_PENSE_Microdados_Amostra1.xls” in place of the file “Dicionario_PENSE_Microdados.xls”. The new file contains two tabs (“AMOSTRA1_ALUNO” and “AMOSTRA1_ESCOLA”) with the description of the variables associated with requirements of the questionnaires applied to the students and schools selected for Sample 1. In addition to the file previously made available:
    4.1- The description "Non applicable" attributed to the code "-1" was replaced by "Jump in the questionnaire".
    4.2- Amendment of the coding of the answer options attributed to variable “V008 – Administrative sphere of the school” (previously coded as “1 – Municipal; 2 – State; 3 – Federal; 4 – Private”): in the document now made available, the coding is “1 – Federal; 2 – State; 3 – Municipal; 4 – Private”.
    5- Inclusion of the folder “PeNSE_2015_AMOSTRA2.zip” containing the microdata of Sample 2 in the “.csv”, “.sas” e “.xlsx” formats, as well as of the file “Dicionario_PENSE_Microdados_Amostra2.xls”, which contains two tabs (“AMOSTRA2_ALUNO” and “AMOSTRA2_ESCOLA”) with the description of the variables associated with questionnaire items applied to the students and schools selected for Sample 2.
  • May 5, 2017: The updating are related to:
    1- Exclusion of the variable EXTRATO_EXP_CHAR from the files "PENSE_AMOSTRA2.csv", "pense_amostra2.sas7bat", and "PENSE_2015_Microdados.v3.xlsx", as it is the same variable as EXTRATO_EXP.
    2- Inclusion of the variable school, which corresponds to the primary sampling unit - UPA in the files "PENSE_AMOSTRA2.csv", "pense_amostra2.sas7bat" and "PENSE_2015_Microdados.v3.xlsx".
    3- Amendment of the variable school in the AMOSTRA1_ALUNO and AMOSTRA1_ESCOLA tabs of the file "Dicionário_PENSE_Microdados.xls", whose description became an UPA.
    4- Inclusion of the variable school in the AMOSTRA2 tab of the file "Dicionário_PENSE_Microdados.xls", whose description is an UPA.

     
  • September 2, 2016: Stratum variables were added, used in the expansion.
  • September 2, 2016: The micro data became also available in XLSX format. 

 

Microdata Files of PeNSE 2012

Microdata Files of PeNSE 2009

 

 

Downloads

Technical Information

Methodological considerations on the National Survey of School Health - PeNSE can be obtained in the Technical notes chapter of its results publication.

Additional methodological notes on the 2015 edition

News and Releases

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Errata

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.

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