Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Experimental Statistics

Semiannual Survey of Innovation

Experimental Statistics

About - 2022: Thematic Indicators

The Semiannual Survey of Innovation - Semiannual Pintec, carried out in partnership with the Brazilian Agency for Industrial Development - ABDI and the Federal University of Rio de Janeiro - UFRJ, aims at producing a new generation of indicators on the propensity for innovation in the Brazilian industrial sector, within the scope of companies with 100 or more employed persons. Implemented in 2021, this survey has close links with the traditional Survey of Innovation, from which it derives; however, by incorporating important conceptual and methodological changes, in line with the most recent international guidelines, it introduces new indicators related to the theme and updates others, hitherto produced every three years by the IBGE.

The results of the Semiannual Pintec result from the application of two different questionnaires to collect information from the selected companies, having as reference period the year prior to the collection. The questionnaire used in the first semester is flexible, depending on the focus contemplated in the respective edition of the survey, and investigates themes and/or rotating questions. The questionnaire used in the second semester is fixed and is intended, above all, to consolidate basic information on innovation in companies.

With the release of this publication, the IBGE publishes the basic indicators of this first edition of the Semiannual Pintec, which were obtained from the questionnaire applied in the first half of 2022. As a result, the information now disclosed covers the following aspects: an overview of the digitization level in the business environment analyzed; the percentage of companies making use of advanced technologies, such as big data, cloud computing, artificial intelligence, the Internet of thigs, additive manufacturing and robotics; the benefits derived from such use; significant factors, as well as the difficulties identified by the company for the use or non-use of those technologies; the level of adoption of distance work; and the measures aiming at security for digital information. The results are presented according to the National Classification of Economic Activities - CNAE 2.0.

As in the first edition, which presented basic inoovation indicators relative to year 2021, this second edition of Semiannual Pintec Semestral is also part of the Experimental Statistics segment. It is a new survey, whose statistics are under evaluation at present because they have not yet reached full maturity in terms of harmonization, coverage or methodology.

The publication, also available on the IBGE website on the Internet, encompasses technical notes with methodological considerations about the survey, an annex with the estimated coefficients of variation for the variables, as well as a glossary with the terms and concepts considered essential for understanding the results.

Experimental Statistics

Tables - 2022: Thematic Indicators

Tables

  • Table plan - CNAE (xlsx | ods)
  • Table plan - Employed persons (xlsx | ods)
  • Coefficients of Variation - CNAE (xlsx | ods)
  • Coefficients of Variation Variation (xlsx | ods)
  • Table index (pdf)

Experimental Statistics

Concepts and methods - 2022: Thematic Indicators

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A PINTEC Semestral é um novo levantamento estatístico produzido pelo IBGE, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. A pesquisa, que é divulgada com o selo de Investigação Experimental, cobre as empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas e tem como objetivo fornecer dados para a geração de indicadores de inovação, de forma mais tempestiva que a PINTEC tradicional, visando subsidiar o desenho, a implementação e o monitoramento de políticas públicas e estratégias empresariais. Essa segunda edição, a PINTEC Semestral 2022: Indicadores temáticos, traz informações complementares aos indicadores de inovação, relacionados a: tecnologias digitais avançadas, teletrabalho e cibersegurança.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Empresas pertencentes às indústrias extrativas e de transformação (seções B e C da CNAE 2.0) com 100 ou mais pessoas ocupadas.

Metodologia

Para atingir seu objetivo de fornecer um retrato da inovação no Brasil, a 'PINTEC Semestral 2022: Indicadores temáticos' toma como base uma amostra probabilística de empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas, e tem como referência o ano de 2022. A construção dos conceitos e questões presentes nessa segunda edição da pesquisa, que trata dos temas 'tecnologias digitais avançadas, teletrabalho e cibersegurança', foi baseada em diversas fontes de referência e experiências nacionais e internacionais acerca da investigação do tema, uma vez que não há um Manual consolidado para os fenômenos, nos moldes do que ocorre com outras temáticas (Manual Frascati para P&D, Manual de Oslo para inovação, entre outros).
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido, CATI - Entrevista por telefone assistida por computador
Procedimento de amostragem
A PINTEC Semestral utiliza a técnica de amostragem estratificada, onde os estratos naturais foram definidos em função das atividades econômicas, conforme recomendado no Manual de Oslo (OCDE, 2005). As empresas extrativas, com códigos de divisão de CNAE de 05 a 09, foram alocadas em um único estrato natural, e as empresas das demais atividades econômicas (divisões da seção C - CNAE 2.0) foram alocadas em estratos distintos definidos pelo próprio código de divisão, resultando em 25 estratos naturais.
Cada estrato natural foi dividido em um estrato certo, com empresas selecionadas para amostra com probabilidade 1, e um estrato amostrado, com empresas selecionadas aleatoriamente para a amostra, de acordo com o número de pessoas ocupadas. Para aumentar a eficiência da amostra, optou-se pela definição de pontos de cortes distintos para cada estrato natural, uma vez que a distribuição da variável número de pessoas ocupadas difere de acordo com a atividade econômica das empresas.
O método adotado para a determinação dos pontos de corte, descrito em Hidiroglou (1986), foi desenvolvido para a estratificação de populações assimétricas, como é o caso da variável número de pessoas ocupadas, e tem como objetivo fornecer o melhor ponto de corte para a determinação dos estratos (certo e amostrado) de modo a minimizar o tamanho da amostra em cada estrato natural para um nível de precisão relativa predeterminado. O tamanho da amostra da PINTEC Semestral foi dimensionado de forma a assegurar que o estimador do total da variável número de pessoas ocupadas em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 8%.
Os tamanhos de amostra para cada estrato amostrado foram ajustados considerando as taxas de perda observadas na edição anterior da pesquisa, realizada no segundo se-mestre de 2022, sendo arredondados para cima os tamanhos amostrais fracionários, considerando um tamanho mínimo de 10 empresas. Por fim, foram identificadas no CBS atualizado as empresas que fizeram parte da amostra da PINTEC Semestral 2021: Indicadores básicos, que passaram a ser aloca-das na nova estratificação. O tamanho de amostra para cada estrato foi dado, então, como o máximo entre o número de empresas dimensionadas e o número de empresas que fizeram parte da amostra anterior.
Totalizou-se 1.532 empresas na amostra, para um universo de 9.586 empresas.
Crítica e imputação
Por se tratar de uma pesquisa experimental, optou-se por realizar diferentes tratamentos para ajustar a não resposta. Para os estratos amostrados foi adotado o ajuste dos pesos amostrais por meio de calibração e para os estratos do tipo certo foi realizada a imputação de questionários completos das empresas que não responderam à pesquisa.
O processo de imputação foi realizado pelo software CANCEIS (Canadian Census Editand Imputation System), desenvolvido pelo Statistics Canada, e que utiliza o método de imputação hot deck, onde o valor de um registro com erro detectado é substituído por um valor de um registro doador que pertence à mesma pesquisa. Os doadores são aqueles que não violaram nenhuma das regras de crítica estabelecidas. Para a seleção de prováveis doadores, o CANCEIS utiliza o método do vizinho mais próximo. A similaridade entre os registros doadores e receptores é medida por funções de distância para um conjunto previamente determinado de variáveis, que podem ter peso diferenciado no cálculo da similaridade. O doador final é selecionado dentre um conjunto de vizinhos mais próximos de cada receptor.
Para a PINTEC Semestral, o CANCEIS foi utilizado para imputar as variáveis qualitativas das 47 empresas não respondentes no estrato certo. Para o cálculo das distâncias do vizinho mais próximo foram utilizadas variáveis presentes no desenho amostral: CNAE e número de pessoas ocupadas.

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I, Sociedade da Informação
Principais variáveis
grau de digitalização;
percentual de empresas que usam tecnologias avançadas, como big data, computação em nuvem, inteligência artificial, Internet das coisas, manufatura aditiva e robótica; benefícios obtidos a partir desse uso;
os fatores contribuintes, bem como as dificuldades identificadas pelas empresas para a adoção ou não de tais tecnologias;
o grau de utilização do teletrabalho;
medidas utilizadas para a segurança da informação digital.
Palavras-chave
Inovação Tecnologias digitais avançadas Teletrabalho Cibersegurança

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2022 a 31/12/2022
Data de início da coleta
05/04/2023
Data do fim da coleta
30/06/2023

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Atividades econômicas - seção B e divisões da Seção C (CNAE 2.0) Faixas de pessoal ocupado

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/D4

Description

The survey provides information for the construction of sectorial and national indicators of the innovation activities of Brazilian companies with 100 or more employed persons, having as universe the activities of mining and quarrying and manufacturing industries.

The Semiannual Survey of  Innovation - Semiannual PINTEC, results from a partnership established with the Brazilian Agency for Industrial Development - ABDI and the Federal University of Rio de Janeiro - UFRJ, which began in 2021 and has close thematic and conceptual relations with the Survey of Innovation - PINTEC, a triennial survey, started in 2000, which already has seven editions published by the IBGE, with consolidated methodology and statistics.

The purpose of the Semiannual PINTEC is not to replace, but to complement the traditional Survey of Innovation from which it derives, both by introducing new indicators and by updating others, already produced, but in a more timely manner. To this end, two separate questionnaires are applied every six months to collect information from the selected companies, using the year prior to the collection as the reference period. The questionnaire used in the first semester is flexible, depending on the focus of the respective edition of the survey, and investigates themes and/or rotating questions. The questionnaire used in the second semester is fixed and is intended, above all, to consolidate basic information about innovation in companies, through the following variables: incidence of product and/or business process innovations; achievement and expectations regarding expenditures on internal Research and Development (R&D) activities; cooperation for innovation; and problems and obstacles to innovation.

The survey is released twice a year, having as reference period the year prior to the collection: the results of the questionnaire referring to the first semester are disclosed in a volume of thematic indicators, while those corresponding to the second semester, in a volume of basic indicators. Its geographical coverage is national.

Technical Information

Explanatory notes

News and Releases

84.9% of medium and large sized industrial companies make use of advanced digital technology

In 2022, 84.9% (8.134) of the 9,586 industrial companies with 100 or more employed persons used at least...

28/09/2023

More than 70% of industrial companies with 100 or more employed persons innovated in 2021

In 2021, the innovation rate in Brazil was 70.5%, a percentage related to industrial companies with 100...

15/12/2022

See more releases

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

0/500

Preencha corretamente.
Entrada Inválida