O IBGE contará com um novo grupo de servidores alocados na Presidência com a missão de desenvolver atividades estratégicas voltadas ao SINGED – Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados. A iniciativa reforça o compromisso institucional com a modernização da produção estatística e geocientífica, por meio da integração de bases de dados e do uso qualificado de informações para subsidiar políticas públicas.
O grupo terá como atribuições principais o levantamento e a organização das bases de dados atualmente disponíveis no Instituto, a articulação com as áreas técnicas para identificar e desenvolver novas possibilidades de integração de dados, além da participação ativa nos programas estratégicos em desenvolvimento no IBGE.
A coordenação das atividades ficará a cargo da servidora Daléa Soares Antunes, assessora da Presidência, em parceria com a servidora Manoela Cabo, que está em processo de transição da área de Pesquisas para a nova equipe, e com o servidor Vinicius da Fonseca, da Coordenação de Cadastros e Classificações (DPE/COCAD), que atuará de forma híbrida entre a DPE e os projetos do SINGED.
As iniciativas que buscam o fortalecimento do SINGED representam um avanço decisivo para todas as áreas do IBGE, ao permitir que a Instituição se estruture de forma mais robusta para exercer plenamente seu papel como coordenadora do sistema estatístico e geocientífico nacional. "Ao integrar estatísticas, dados espaciais e inteligência institucional, o IBGE amplia sua capacidade de orientar políticas públicas com mais precisão, eficácia e impacto", explica Daléa Soares Antunes.
Para o servidor Vinícius Fonseca, o SINGED representa o amanhã da instituição. De acordo com ele, “O IBGE precisa olhar para o futuro. Sem avanços no acesso a registros administrativos, na integração de dados e na modernização de nossas ferramentas, corremos o risco de ficar para trás. O SINGED representa uma oportunidade estratégica para dar esse salto de qualidade.”
Refletindo sobre o papel histórico do IBGE para a sociedade, Manoela Cabo entende que “O SINGED chega para reforçar a integração de dados e transformar informação em conhecimento, ajudando a construir soluções para políticas públicas e fortalecer a atuação do IBGE frente às necessidades da sociedade.”
O grupo também contará com a participação do servidor Cássio Freitas, que foi servidor da ENCE, trabalhando com ciência de dados e, atualmente, está lotado na Diretoria de Geociências (DGC). Cássio será responsável, neste primeiro momento, por estabelecer a conexão entre o SINGED e organizações que produzem e organizam dados geoespaciais, buscando o fortalecimento da governança e interoperabilidade de dados espaciais e estatísticos.
Além dos servidores(as) acima, integra o grupo também o servidor Paulo Jannuzzi, que coordena o projeto Inteligência Artificial e Políticas Públicas, em desenvolvimento com a Universidade Federal de Goiás - UFG e a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, e outros projetos experimentais em desenvolvimento no âmbito do Projeto ENCE e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED) da UFRJ.
Além desses servidores, nove novos servidores alocados na Presidência também integrarão o projeto. Nesta semana, eles participam da semana de ambientação institucional, onde estão sendo apresentados às diferentes áreas do IBGE, em especial àquelas lotadas na Presidência.
Com essa iniciativa, o IBGE avança na construção de uma infraestrutura moderna, articulada e voltada para o uso inteligente dos dados públicos, reafirmando seu papel estratégico na produção de informações para o desenvolvimento do Brasil.