-
Home
-
Geosciences
-
Maps
-
Continuous cartographic bases
- NP-Continuous cartographic bases - States
Continuous cartographic bases - States
About the publication - Santa Catarina State – 1:25 000
BC25_SC was generated according to the interpretation of orthophotos of the State, at an approximate scale of 1:10,000, field surveys and information from partner sector agencies. Hydrography data from the Geographic Information System of Santa Catarina went through a process of generalization, for adequation to the nominal mapping scale, besides geographic names of drainage spots that coincide with municipal boundaries revised and in accordance with currrent regulation.
More on the product - Santa Catarina State – 1:25 000
Download the product:
Learn more - Santa Catarina State – 1:25 000
A Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado de Santa Catarina, na escala 1:25.000 (BC25_SC), desenvolvida no âmbito do Projeto SC25, compõe o conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, que permite uma visão integrada do território do Estado para essa escala. A base foi elaborada com apoio de Acordo de Cooperação Técnica entre o IBGE e o Governo do Estado de Santa Catarina, através da extinta Secretaria de Planejamento e Gestão, atual Diretoria de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE, que possibilitou o uso de mosaicos de fotografias aéreas ortorretificadas (ortofotos) do aerolevantamento fotogramétrico realizado pelo Estado entre 2010 e 2012, além da utilização dos vetores presentes no Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina (SIG-SC), como insumo para a categoria de Hidrografia.
A base está disponibilizada em formato livre (Shape File, GeoPackage e dump do banco PostGis), para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, sendo compatível com diferentes softwares de leitura desse tipo de dado, inclusive softwares livres e gratuitos. Sua modelagem está implementada conforme as Especificações Técnicas para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais na versão 3.0 (ET-EDGV 3.0), contemplando classes de 13 (treze) das categorias de informação previstas: Energia e Comunicações, Hidrografia, Limites e Localidades, Relevo, Sistema de Transporte, Sistema de Transporte/ Aeroportuário, Sistema de Transporte/ Dutos, Sistema de Transporte/ Ferroviário, Sistema de Transporte/ Hidroviário, Sistema de Transporte/ Rodoviário, Classes Base do Mapeamento Topográfico em Grandes Escalas, Cultura e Lazer e Edificações. Em relação aos referenciais espaciais geodésico e cartográfico, segue a norma vigente, utilizando o sistema de referência SIRGAS 2000 com sistema de coordenadas geográficas.
O produto apresenta ainda a lista dos nomes geográficos no formato CSV, para serem visualizados em ambiente SIG, onde é possível especializar, através de suas coordenadas geográficas, todos os nomes geográficos que integram a base, representados por pontos. Os nomes geográficos presentes nas listas estão associados, além de suas latitude e longitude, às respectivas categorias e classes dos elementos representados.
A publicação objetiva prover a sociedade de um mapeamento planimétrico digital, através de uma base cartográfica contínua e compatível com os requisitos de precisão do Sistema Cartográfico Nacional (SCN) e adequada aos padrões e normas da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
A BC25_SC foi gerada a partir de interpretação das ortofotos do Estado, na escala aproximada de 1:10.000, levantamentos em campo e por informações de órgãos setoriais parceiros. Os dados de hidrografia provenientes do Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina passaram por processo de generalização, para adequação à escala nominal do mapeamento, além dos nomes geográficos de trechos de drenagem coincidentes com trechos de limites municipais terem sido revisados e adequados à legislação vigente. Além disso, utilizou-se de imagens de satélites de alta resolução, do acervo do IBGE, para a aquisição de feições de grande referência e importância para o Estado e que ainda não haviam sido realizadas à data das ortofotos, como é o caso da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna-SC, por exemplo. Após finalizada a aquisição dos vetores, a base cartográfica passou por inspeção de qualidade e o produto final está em conformidade com um Limite de Qualidade Aceitável (LQA) de 4%.
As principais aplicações dessa base envolvem a área de gestão ambiental, com destaque para o planejamento regional, o planejamento de Unidades de Conservação, a delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), estudos em bacias hidrográficas, a concepção de projetos básicos de recuperação ambiental e as análises posicionais de empreendimentos submetidos ao licenciamento ambiental. Quanto ao planejamento territorial, a base cartográfica também pode ser utilizada como referência para elaboração de planos diretores municipais e demais estudos e planejamentos urbanos e rurais.
A BC25_SC também pode ser acessada através do Geoportal da INDE e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE.
Visão Geral da Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado de Santa Catarina