Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios - PNAD 2002


Síntese de Indicadores 2002

Apresenta resultados selecionados da pesquisa, abrangendo informações sobre as características gerais da população, migração, educação, trabalho, famílias e domicílios referentes a 2001 e 2002, para o Brasil e grandes regiões, bem como indicadores retrospectivos de rendimento relativos ao período de 1992 a 2002, para o conjunto do país, dos quais foram selecionados alguns para ressaltar sua evolução nas grandes regiões. São também apresentadas estatísticas destacadas desses temas, relativas a 2002, para as unidades da federação.
Inclui, ainda, comentários analíticos sobre as condições de habitação e posse de bens duráveis, composição e mobilidade populacional, educação, situação do mercado de trabalho, trabalho infantil, sindicalização e cobertura previdenciária, e situação dos rendimentos.
A partir de 2002, as informações têm por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE-Domiciliar, que segue a padronização internacionalmente adotada para a classificação das atividades.
Os resultados ora apresentados também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação, com informações do plano tabular preparado para o Brasil, grandes regiões, unidades da federação e nove regiões metropolitanas, constituindo um valioso instrumento para a avaliação da realidade demográfica e socioeconômica do país.


Volume Brasil 2002

Apresenta os resultados da pesquisa para o conjunto do país, com informações básicas para o estudo e planejamento do desenvolvimento socioeconômico nacional, abrangendo características gerais da população, migração, educação, trabalho, rendimento e fecundidade, bem como famílias e domicílios. Inclui, ainda, a conceituação das características investigadas e o plano de amostragem.
A partir de 2002, as informações têm por base a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO-Domiciliar e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE-Domiciliar, que seguem a padronização internacionalmente adotada para a classificação das ocupações e atividades.


Algumas publicações sobre os temas:

  • Censo demográfico
  • Contagem da população 1996
  • Síntese de indicadores sociais
  • Pesquisa nacional por amostra de domicílios - 2001