Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Censo Demográfico - 2000 : Famílias e Domicílios: Resultados da Amostra

Censo Demográfico - 2000 : Famílias e Domicílios: Resultados da amostra


Em continuidade à divulgação dos volumes temáticos dos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000, o IBGE apresenta, nesta publicação, os principais aspectos da organização das famílias bem como informações sobre as condições habitacionais da população e as características gerais do entorno dos domicílios, ampliando o conjunto de informações já divulgadas sobre os temas no volume Censo demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

No que concerne às famílias, as informações ora divulgadas referem-se ao número de componentes e às características das pessoas residentes em domicílios particulares, como sexo, idade, condição na família, anos de estudo, condição de atividade e de ocupação e rendimento familiar, destacando-se, ainda, a configuração das uniões conjugais a partir da cor das pessoas responsáveis pela família e a cor de seus respectivos cônjuges. As informações sobre os domicílios contemplam aspectos como a existência de iluminação pública, calçamento/pavimentação do logradouro, número médio de moradores por domicílio, condição de ocupação do domicílio, existência de bens duráveis e infra-estrutura de saneamento básico, entre outros indicadores relacionados à adequação das moradias. A publicação inclui, ainda, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para as unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.

O conjunto dessas informações também está disponível no portal do IBGE na Internet.