Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Industrial - Empresa

Pesquisa Industrial - Empresa 2011

Esta publicação reúne um conjunto de informações econômico-financeiras que permitem estimar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País, bem como acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.

Apresenta, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, retiradas e outras remunerações, receitas, custos e despesas, valor da produção e valor da transformação industrial. Os resultados são pautados na versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e estão acompanhados de análise estruturada em três seções. Na primeira, são apresentados os resultados comparativos da Pesquisa Industrial Anual - Empresa nos anos de 2010 e 2011, contemplando informações sobre o número de empresas, a estrutura de receitas, custos, despesas e investimentos no ativo imobilizado, bem como sobre o valor adicionado dos setores de maior participação no total da indústria brasileira. A segunda parte traz uma breve contextualização econômica referente ao período de 2007 a 2011, marcado pela crise financeira internacional, que atingiu a economia brasileira em fins de 2008, e seus efeitos na estrutura da atividade industrial do País. A última parte destaca a dinâmica dos setores de extração de petróleo e gás natural e de extração de minerais metálicos, intensivos em recursos naturais, que apresentaram ganhos de produtividade no trabalho beneficiando-se, aparentemente, da conjuntura internacional que lhes foi favorável.

A publicação inclui notas técnicas sobre aspectos metodológicos e contém, além do volume impresso de 2011, informações retrospectivas atualizadas. O plano tabular da pesquisa bem como os resultados referentes às empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa contemplam o período de 1996 a 2011. Na versão da CNAE 1.0, é apresentada a série histórica de 1996 a 2007 e, na versão da CNAE 2.0, as informações referentes ao período de 2007 a 2011.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial anual: empresa, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares: