Estatísticas de Gênero

O Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG) integra o projeto de estruturação de um amplo Programa de Estatísticas de Gênero no IBGE. Essa estruturação é fruto de um trabalho contínuo desenvolvido pela Coordenação de População e Indicadores Sociais (COPIS) nos últimos anos, em parceria com outras áreas do IBGE e demais órgãos públicos diretamente interessados na produção e disseminação de indicadores e análises de gênero. A presente publicação foi empreendida no âmbito do Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM e do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombola.

A primeira versão do SNIG data de 2006 e baseou-se nos dados censitários de 1991 e 2000. O SNIG 2014 é composto por uma publicação impressa (disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=288941) e pelo presente sistema web que permite o acesso a indicadores de gênero classificados por tema (deficiência, domicílios,educação, famílias, população, rendimento, trabalho e migração). O sistema permite a desagregação por diversas divisões territoriais, como País, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Territórios da Cidadania e municípios. Para as três primeiras opções de divisão territorial, pode-se selecionar situação rural ou urbana do domicílio. Quando a opção for um Território da Cidadania, é possível, na sequência, escolher os municípios que o compõe.

O sistema ainda permite a geração de tabelas com resultados numéricos (exportáveis no formato CSV), gráficos e mapas. Quando possível e pertinente, os indicadores são comparados com os resultados do Censo Demográfico 2000.


Metadados