FALTAM
DIAS

Museu Casa Teixeira de Freitas recebe lançamento da identidade visual do IBGE 90 Anos e exposição que integra memória institucional, dados e transformação digital

O Museu Casa Teixeira de Freitas, localizado em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, recebe a exposição EXPO IBGE 90 Anos, que marca as nove décadas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mostra integra ações de memória institucional e disseminação de informações estatísticas e geocientíficas produzidas pelo Instituto ao longo de sua história.

Esta exposição não apenas marca o aniversário da instituição, mas também revitaliza o espaço, trazendo à tona as raízes que fundamentam a história do IBGE e de Mário Augusto Teixeira de Freitas, um de seus fundadores.

Logo dos 90 anos

A exposição inclui o lançamento da nova identidade visual dos 90 anos do IBGE, concebida para dialogar com a trajetória histórica da Instituição e com os processos de transformação digital que orientam sua atuação contemporânea. A marca foi desenvolvida a partir de dois referenciais principais: o selo de aniversário, atualizado anualmente, e o contador de dias para a data comemorativa dos 90 anos.

Do selo comemorativo, foi mantido o desenho das letras e a tipografia, que remete à experiência institucional acumulada pelo IBGE ao longo de nove décadas. Do contador, foi incorporada a imagem da digital, utilizada como elemento central da identidade visual. Esse símbolo remete à ideia de identidade única, associada à Instituição, e ao conceito de dígito, em referência à Era Digital.

A digital também dialoga com a transformação digital que vem alterando a economia e a sociedade brasileira, exigindo do IBGE a atualização contínua de metodologias, tecnologias e abordagens para a produção, integração e disseminação de dados estatísticos e geocientíficos. O elemento gráfico reforça ainda a noção de interatividade, associada ao acesso e à atuação “na ponta dos dedos”, em referência ao uso direto das informações produzidas pelo Instituto.

Memória tecnológica

Ao longo de seus 90 anos, o IBGE manteve atuação pioneira no uso de tecnologias e metodologias aplicadas às pesquisas estatísticas, geográficas e geocientíficas. A nova identidade visual se insere nesse percurso institucional, dialogando com as transformações sociais decorrentes das inovações tecnológicas e digitais.

A exposição também evidencia a relação construída pelo IBGE com a sociedade brasileira ao longo das décadas. O Instituto figura entre as poucas instituições federais que acessam os domicílios da população para a realização de pesquisas, estabelecendo uma relação de confiança baseada na coleta e disseminação de dados que subsidiam políticas públicas, ampliam a visibilidade de populações historicamente pouco representadas e apoiam diversas formas de organização da sociedade civil.

Bahia, Rio de Janeiro e São Francisco do Conde

Além do lançamento da identidade visual, a EXPO IBGE 90 Anos apresenta conteúdos relacionados à história institucional do IBGE, à figura de Teixeira de Freitas — um de seus fundadores. A exposição estabelece conexões entre a fundação, que teve um baiano entre os fundadores do IBGE, e a volta à Bahia, São Francisco do Conde, de móveis e objetos da década de 1930, para ocupar um lugar no Museu, que foi a casa de Teixeira de Freitas em São Francisco do Conde.

Roteiro de "viagem"

Na entrada da exposição, o público tem acesso a uma mesa informativa com folders institucionais e a uma placa fixa com síntese da trajetória de Mário Augusto Teixeira de Freitas. O espaço conta com um totem interativo que exibe vídeo da da nova logo e campanha institucional, sobre os 90 anos do IBGE.

A recepção inclui ainda três banners expositivos, sendo dois com imagens de brasileiros e um central com recurso multimídia que permite ao visitante registrar sua fotografia e integrá-la à campanha “IBGE 90 Anos – Meu Brasil, Nosso IBGE”, ampliando a participação do público na exposição.

Na Sala Museu Teixeira de Freitas, o visitante tem acesso à reconstrução simbólica do contexto em que o fundador do IBGE atuou. O espaço reúne mobiliário original da primeira agência do Instituto, documentos, cópias de correspondências e projeções audiovisuais, permitindo compreender a formação do pensamento institucional que orientou a criação do IBGE.

A exposição apresenta também a Sala de Consulta e Leitura, dedicada à consulta de materiais e publicações relacionadas à trajetória do IBGE e à obra de Teixeira de Freitas. O espaço destaca o Instituto como ambiente de produção de dados, conhecimento e formação, reforçando o uso das informações estatísticas, geográficas e cartográficas como base para a compreensão do território e o apoio às políticas públicas.

A EXPO IBGE 90 Anos permanece aberta ao público no Museu Casa Teixeira de Freitas e integra as ações comemorativas dos 90 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Serviço
Exposição: EXPO IBGE 90 Anos
Local: Museu Casa Teixeira de Freitas – São Francisco do Conde – Bahia
Data: 20/01/2026
Horário: credenciamento às 9h
Abertura: às 10h