O desenvolvimento da marca “90 Anos do IBGE”
Os 90 anos do IBGE representam um momento de olhar para o futuro, para as conquistas e mudanças que se avizinham, e de celebrar a história e o papel que um dos maiores institutos de estatística e geociências do mundo exerce para o desenvolvimento do Brasil.
Esse conceito guiou o processo de elaboração da campanha de 90 anos. Ao longo de todas essas décadas, não foram raras as vezes em que a memória do IBGE foi resgatada, para comemorar aniversários e trajetórias. Nessas ocasiões, sempre foram buscadas as cores, os gráficos e as imagens que descrevessem a diversidade e, simultaneamente, o lastro de tradição e credibilidade que o instituto acumulou durante todo esse tempo.
Na nova campanha, foram mantidos elementos como tipologias e cores básicas, vinculadas à já bastante consolidada logomarca do IBGE, além de outros selos e campanhas de aniversário e demais efemérides. Contudo não se deixou de lado uma releitura com base na Era Digital, que está definindo a experiência humana no século XXI, com impacto direto nessa história em construção do IBGE.
O “digital” remete às Tecnologias da Informação e Comunicação, instrumentos e vetores da ação e das relações humanas. O dígito também se conecta simbolicamente à composição dos dados, unidade básica do resultado das atividades estatísticas.
Sob outra perspectiva, o ato de produzir dígitos significa, literalmente, uma atividade de uso dos dedos: digitar. Dedos usados, ainda hoje, como registro biométrico de nossas identidades. Apesar de todo o avanço tecnológico destes tempos, é curioso que a digital, esse elemento tão humano, seja algo que confere identidade a um indivíduo, assim como os dados do IBGE ajudam a conferir identidade ao brasileiro.
Agregados, esses dígitos formam uma corrente de dados e informações que retratam a realidade e, muitas vezes, dão sentido às nossas belezas e mazelas. Mais do que o desenvolvimento do país, possibilitam nosso autoconhecimento como nação e nossa vivência como cidadãs e cidadãos. Esse é o propósito de existir do IBGE, que está gravado em sua digital.
A marca dos 90 anos do IBGE faz referência a sua história e experiência acumulada, sua identidade e à transformação digital pela qual a Instituição avança.
Para falar de história e experiencia, o logotipo incorpora a mesma fonte dos números dos selos de aniversário. A fonte já possui um caráter clássico que somado a sua presença nos aniversários da instituição, reforça a ideia da história do IBGE.
O símbolo da digital, se mostrou especialmente oportuno para representar com sutileza os tópicos fundamentais sobre identidade. Reforça a ideia de uma marca única que a instituição carrega. A digital remete também ao conceito, do Dígito, da Era Digital, e a transformação digital que está alterando completamente a economia e a sociedade brasileira levando o IBGE a se atualizar e modernizar suas abordagens para manter seu protagonismo.