Meu Brasil
Nosso IBGE
O maior órgão de dados oficiais do Brasil chega aos 90 anos, em 2026, com muitos desafios e muitas conquistas.
No dia 29 de maio, serão celebradas nove décadas de protagonismo como base das políticas públicas, com pesquisas e indicadores que atendem gestores públicos e privados, atuando como ponte entre usuários e produtores de dados.
Com a chegada dos seus 90 anos, é fundamental e estratégico reforçar, no contexto da Era Digital, que o IBGE é o Governante Oficial dos Dados Estatísticos e Geocientíficos do Brasil, enquanto o principal produtor, coordenador e guardião nacional.
Ao longo de seus 90 anos, o IBGE traduziu-se em um órgão técnico essencial para a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões, atuando como autoridade na coleta, no processamento e na disseminação de informações cruciais sobre o Brasil e sua interface com o mundo.
Na Era Digital, o IBGE é o órgão oficial capaz de oferecer uma visão integrada do passado e presente e preditivas do futuro das informações, tanto para gestores públicos e privados quanto para todos os usuários e produtores de dados na sociedade e economia brasileira em transformação.
Para celebrar essa data, o IBGE terá uma agenda nacional e internacional, organizada em eixos gerais:
Como símbolo nacional, o IBGE propõe a realização de uma celebração formal no Palácio do Planalto para marcar os 90 anos do IBGE para o Brasil. Também está previsto o evento comemorativo dos 90 anos a ser realizado no Itamaraty em atenção ao destaque do IBGE nas atividades internacionais representativas do país.
Em homenagem aos 90 anos do IBGE deverão ocorrer audiências públicas no Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.
Além do conjunto de iniciativas comemorativas a serem realizadas na capital federal do país, o aniversário também será celebrado em todas as unidades do Instituto, de forma colaborativa, democrática e participativa.
Essa atividade será realizada por meio de um grande baile de gala, com o registro de nove décadas de cultura e história, por meio da música e da reunião de servidores ativos, aposentados e da sociedade em geral. A organização se dará de forma coletiva e colaborativa e ocorrerá, se possível, em todas as unidades estaduais previstas até o mês de junho de 2026.
Serão realizados dois tipos de seminários. O primeiro, com o tema “Meu Estado, Meu Brasil, Nosso IBGE”, terá como foco registrar os fatos mais importantes de nove décadas de história do IBGE em cada unidade da federação, o que será transformado em livro e documentário.
O segundo formato, com o tema “Meu Brasil, Nossas Parcerias, Nosso IBGE”, terá como objetivo reunir os diversos parceiros do IBGE ao longo de seus 90 anos. Poderão ser realizados seminários sobre parcerias históricas, como a do IBGE com o Ministério da Saúde, entre diversos órgãos públicos e privados. Esses registros também resultarão em livros e documentários.
A terceira atividade será a realização de audiências públicas em assembleias legislativas e câmaras municipais para marcar homenagens ao IBGE.
Para marcar essa data, o objetivo é gravar mais de 9 mil depoimentos, em todas as unidades da federação, de servidores, aposentados e representantes da sociedade, sobre a importância do órgão ao longo de seus 90 anos.
Um dos pontos altos será o resgate da memória e da história por meio de pesquisas, em especial sobre períodos de ausência de democracia, resultando em uma exposição, um documentário e um livro.
Outro destaque será a inauguração de um novo espaço de memória e tecnologia, dando continuidade aos esforços de resgate do acervo do IBGE, tanto no Rio de Janeiro quanto nas unidades da federação, por meio da Casa Brasil IBGE. Esse projeto especial prevê sua transformação em um Centro Cultural.
Também está prevista a descrição da trajetória do IBGE por meio de um filme histórico, com ambientação nas diferentes décadas, além da produção de diversos documentários voltados às ações dos 90 anos.
O registro do aniversário será feito por meio da reedição de obras tradicionais, como o “Novo Atlas Milton Santos”, e pela publicação de novas obras de registro dos 90 anos, organizadas por estado, por décadas, temas e eventos relevantes, sempre dentro do conceito de publicações multimídia.
Além disso, haverá o resgate de revistas e periódicos que marcaram época. O objetivo é consolidar um eixo em que todas as publicações já nasçam em um formato digital e multimídia.
A marca dos 90 anos, desenvolvida por servidores da Casa, traz uma proposta de nova comunicação e de disseminação do trabalho do IBGE em todo o Brasil e no mundo.
Um site especial reúne essa nova interface, com um conceito digital e conexão com todas as atividades ao longo de 2026 e 2027. O objetivo é reposicionar, junto aos usuários, produtores de dados e à sociedade em geral, a importância do IBGE, destacando sua relevância para as políticas públicas e privadas, seu histórico de contribuição e as próximas décadas. Esse movimento envolverá também a repaginação das unidades do IBGE.
Em ano de testes para os próximos censos inovadores de população em situação de rua e de contagem de brasileiros no exterior, bem como do 12° Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, os 90 anos serão celebrados por meio de exposições que percorrerão todas as edições de um dos mais importantes censos do mundo, além da realização de oficinas e atividades com alegorias em festas e ações das áreas temáticas da operação.
Após o Censo 2022, o IBGE promoverá, em 2026, a repaginação de seus uniformes, adequando-os às sugestões de formato e tamanhos. O destaque será a conexão com as unidades federativas e com o universo da Era Digital, que contará com mais unidades e agências, além de uma nova organização de comunicação e disseminação.
Em 2026, o plano de recuperação da infraestrutura física e tecnológica do IBGE terá maior destaque, com a melhora das dependências tanto na sede como nas superintendências e agências. Do mesmo modo, os avanços na mobilidade dos servidores com a aquisição de novos veículos.
10. Centralidade do planejamento das atividades
De forma democrática, participativa e transparente, a comemoração dos 90 anos do IBGE marca a nova gestão por planificação, com a adoção do Plano Nacional de Informações Estatísticas e Geografica (2026-2030), a reformulação estatutária e o novo regimento interno da instituição para liderar o Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados, bem como a produção de novas i formações na Era Digital.
Será criada uma área especial que reunirá o relógio dos 90 anos, lançado nos 88 anos, e que servirá como base para todas as ações de registro deste momento especial, integrando memória, presente e futuro.
Meus Dados
Nossa Soberania
Essa nova inserção do IBGE nasce do desafio da Era Digital, em que o dado individual é cada vez mais valioso, mas hoje é disputado por grandes empresas de tecnologia, criando um universo de informações sem o devido rigor técnico e estatístico.
Dessa forma, a nova campanha do IBGE reforçará a importância individual e coletiva dos dados:
Meu Brasil!
Nosso IBGE!