Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE debate ODS, estatísticas para inclusão e integração regional na 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU

28/02/2024 17h10

Marcio Pochmann representou o IBGE na 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU - Foto: Acervo IBGE

Acompanhe a transmissão da reunião da 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU e a participação do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, no link: http://webtv.un.org/en/asset/k1k/k1kd3fcomy

No primeiro dia da 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU, a delegação do IBGE participou de debates sobre os ODS - Foto: Acervo IBGE

No primeiro dia da 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU, realizada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a delegação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou e promoveu debates em temas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), integração regional latino-americana e inclusão e representatividade nos fóruns globais de estatísticas. O IBGE está representando no evento pelo presidente, Marcio Pochmann, pela diretora de Pesquisas, Elizabeth Belo Hypólito, pela gerente no Centro de Pesquisas, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Andrea Diniz da Silva e pelo servidor da Diretoria de Geociências, Claudio Stenner.

Conduzido pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, o evento “Better data for better children’s lives: reimagining the National Statistical Systems through a child centered approach” (Melhores dados para melhores vidas das crianças: reimaginar os Sistemas Estatísticos Nacionais através de uma abordagem centrada na criança, em tradução livre), contou com a participação de representantes dos institutos de estatística do Canadá, México, EUA e Itália.

Este evento paralelo à 55ª Sessão teve como pauta principal discutir com os institutos de estatística dos países do G20 as perspectivas dos dados relacionados às crianças e adolescentes para os anos finais dos compromissos dos ODS no contexto do desenvolvimento dos Sistemas Estatísticos Nacionais. Outro ponto debatido foi reunir os potenciais participantes para um futuro evento a ser realizado no contexto do G20 no Rio de Janeiro, focado na produção de dados sobre crianças e adolescentes, principalmente dados relacionados à primeira infância.

A delegação do IBGE também participou do Statistical Conference of the Americas: Information Meeting (Conferência Estatística das Américas: Reunião de Informação, em tradução livre). A reunião foi coordenada pelo diretor da Divisão de Estatísticas da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, uma comissão regional da ONU), Rolando Ocampo, e pela presidente da Conferência Estatística das Américas (CEA), e diretora Geral da Oficina Nacional de Estatística da República Dominicana, Miosotis Rivas Peña. Neste evento foram apresentados o plano de trabalho da CEA para o biênio 2024-2025, os 13 grupos de trabalho aprovados na última reunião da CEA e um panorama da participação dos países nos grupos.

Na reunião da CEA foi elaborada a importância de haver um acordo regional sobre a proposta de criação de um grupo consultivo independente para acompanhar a aplicação dos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais nos países da região, e a proposta de ampliação da representação na CEA, em apoio à ampliação e autonomia da região na alocação das vagas.

Reunião da delegação do IBGE com o embaixador Sérgio Danese, representante do Brasil na ONU - Foto: Acervo IBGE

Já a Reunião na Missão Brasileira Junto às nações Unidas contou com a participação do Embaixador Sérgio Danese, Chefe da Missão, e teve como objetivo alinhar a participação do IBGE na 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU. Neste encontro foi elaborada discutida uma minuta de um projeto de resolução, elaborada pela UNSC, que torne Comissão mais representativa e inclusiva e o trabalho relacionado da Divisão de Estatística das Nações Unidas.

Entre os eventos com participação da delegação do IBGE, destacou-se também a reunião com diretoras dos Institutos Nacionais de Estatística da Argentina e do Uruguai, em que foram abordadas questões relacionadas à Reunião Especializada de Estatísticas do Mercosul - REES, como a definição da data da próxima reunião, que será realizada no Paraguai, o trabalho das comissões, uma nova versão do Plano Estatístico Comunitário do Mercosul e a criação de um novo Grupo de Trabalho sobre o uso de tecnologias, novas fontes de informação estatística, geociências e inovação.

Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, os eventos e debates do primeiro dia da 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU contribuem para o fortalecimento das estatísticas oficiais no contexto de aprofundamento da credibilidade e confiança no regime democrático.

Participação no evento organizado pelo IBGE e Unicef sobre a temática das estatísticas de crianças, adolescentes e jovens - Foto: Acervo IBGE

“Em plena Era Digital, as Nações Unidas se esforçaram para garantir o sistema cada vez mais integrado e pareado dos dados estatísticos pertencentes às múltiplas dimensões do conhecimento humano”, afirmou Pochmann, acrescentando que “a revitalização dos princípios estatísticos e das boas práticas metodológicas visa elevar a capacidade de produção do conhecimento da realidade pelos institutos nacionais de estatísticas.”