Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

ENCE

ENCE abre inscrições para o Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território

A Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (ENCE) abre, de 19 de setembro a 20 de outubro, inscrições para o Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. Serão oferecidas 30 vagas para o curso, que terá carga horária de 420 horas. Poderão participar do processo seletivo, alunos com nível superior completo de todas as áreas. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer à Gerência de Registro e Controle da ENCE, que está localizada na Rua André Cavalcanti, 106,1° andar, Santa Teresa. A inscrição é gratuita. A ENCE é uma Instituição Federal de Ensino Superior (gratuito), que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Uso dos recursos naturais

Segundo os coordenadores José Antônio Scarcello e Júlia Strauch, o curso tem como objetivo a qualificação de profissionais, dos setores público e privado, no planejamento e implementação de estratégias de apropriação e de uso dos recursos naturais. O curso terá as disciplinas ecologia, demografia, desenvolvimento sustentado, políticas públicas, planejamento ambiental, recursos naturais, gestão do espaço territorial, entre outras. A carga horária é 420 horas, em períodos trimestrais, com aulas às terças, quartas e quintas, das 8 às 12hs e atividades de campo programadas, preferencialmente, para os sábados. O corpo docente é integrado por professores e pesquisadores do IBGE que fazem parte da ENCE e das Diretorias de Pesquisa (DPE) e Geociências (DGC) do Instituto.

Na inscrição, o candidato deve apresentar uma cópia resumida do currículo, uma cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso e do histórico escolar da graduação. Também deve apresentar duas cartas de recomendação de professores ou profissionais ligados à área de atuação do candidato (em anexo), uma carta em até duas páginas, com o objetivo em freqüentar a especialização, expectativas de como empregar os novos conhecimentos e o tema para a monografia.

Processo seletivo em duas fases

A primeira fase do processo seletivo será uma redação, no dia 6 de novembro, com resultado no dia 21 de novembro. Os candidatos aprovados com nota superior a 7,0 terão a documentação analisada e, do dia 26 de novembro a 4 de dezembro, os candidatos serão entrevistados. O resultado final do processo seletivo sairá em 12 de dezembro.

Os interessados podem obter outras informações na Coordenação do Curso, na Divisão de Registro e Controle da ENCE pelos telefones 2142-4693, 2142-8723 e 2142-4684 ou pelo site www.ence.ibge.gov.br .