Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
  Atlas Geográfico Escolar

IBGE lança atlas multimídia para estudantes na Bienal do Livro de São Paulo

Com avançados recursos digitais - inclusive zoom, ilustrações animadas, fotografias e flashes de vídeo - que facilitam a leitura dos mais de duzentos mapas do Brasil e do mundo, o Atlas Geográfico Escolar do IBGE está sendo lançado em versão eletrônica (em CD-ROM), multimídia, interativa e de fácil consulta. A nova versão usa animações para explicar as atuais teorias sobre o surgimento do Universo (Big Bang), a formação dos continentes (tectônica de placas), a tecnologia do sistema de posicionamento global por satélite (GPS), os conceitos e a história da cartografia.

O Atlas Geográfico Escolar Multimídia pode ser encontrado no estande do IBGE na 18a. Bienal do Livro de São Paulo, na rua K, esquina com avenida 1, no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes km1,5, Água Funda, São Paulo SP).

O Atlas Geográfico Escolar que o IBGE lança agora em CD-ROM contempla as recomendações da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e se compõe de quatro partes: (1) A Terra; (2) Cartografia; (3) Mapas; (4) Explorando os mapas. Como complemento, o CD-ROM oferece a versão integral do Atlas Geográfico Escolar impresso, para consulta e/ou impressão, em arquivos digitais (formato pdf), enriquecida com as fichas dos países, inclusive as bandeiras nacionais.

As técnicas mais utilizadas atualmente na confecção de mapas, os tipos de projeção e os principais conceitos e definições da cartografia são apresentados na seção dedicada ao tema. Recursos digitais contribuem para a clareza de explicações sobre o funcionamento do GPS (Global Positioning System), inclusive as órbitas da constelação de satélites que garante a precisão do sistema global de posicionamento, além de imagens orbitais, aerofotogrametria, sensoriamento remoto e outros métodos de levantamento.

Do Big Bang à formação dos continentes, tudo com animação

A seção sobre a Terra possibilita um passeio pelo espaço e utiliza animações digitais para mostrar a teoria da criação do Universo pelo Big Bang - a hipotética explosão inicial - e outras informações sobre nossa galáxia, a Via Láctea, além do Sistema Solar e seus planetas, inclusive a Terra. Também é possível acompanhar a evolução do planeta e a formação dos continentes, numa explicação animada da evolução até os continentes atuais, segundo a teoria da tectônica de placas.

O mundo e o Brasil são apresentados em 240 mapas com indicadores sociais, espaço econômico, diversidade ambiental, características demográficas, diversidade cultural, desigualdades socioeconômicas e outros temas, que podem ser observados e explorados em detalhes com as ferramentas eletrônicas encontradas nas seções "Mapas" e " Explorando os mapas", da versão eletrônica do Atlas Geográfico Escolar. Além de mapas temáticos e geopolíticos do Brasil e das grandes regiões brasileiras, o atlas digital contém ainda breves apresentações em vídeo das capitais estaduais brasileiras e fotografias de seus pontos turísticos.

Comunicação Social
16 de abril de 2004


A Instituição | Locais de Atendimento | Estatísticas do Site | Prestação de Contas | Editais e Licitações