Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Publicações

INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Brasil 2015

A construção de indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil integra-se ao conjunto de esforços internacionais para concretização das ideias e princípios formulados na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, no que diz respeito à relação entre meio ambiente, sociedade, desenvolvimento e informações para a tomada de decisões.

Com a presente publicação, o IBGE dá continuidade à série iniciada em 2002, reafirmando, mais uma vez, seu compromisso de disponibilizar à sociedade um conjunto de informações sobre a realidade brasileira, em suas dimensões ambiental, social, econômica e institucional. Esta edição, assim como as anteriores, tem como orientação as recomendações da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável - CDS (Commission on Sustainable Development - CSD) da Organização das Nações Unidas - ONU, com adaptações, quando necessário, às nossas especificidades.

Além da introdução de novos indicadores, em sintonia com as questões contemporâneas sobre o tema, os demais correspondem, em sua maior parte, àqueles constantes nas edições pregressas, de modo a permitir a comparabilidade histórica dos dados, e originam-se de estudos e levantamentos do IBGE e de outras instituições. Os novos indicadores incorporam sugestões apresentadas pela CDS no documento Indicators of sustainable development: guidelines and methodologies, conhecido como Livro Azul, em sua edição de 2007, além de outras informações importantes para a realidade brasileira, no que se refere às dimensões ambiental e institucional do desenvolvimento sustentável.

Os indicadores são ilustrados por meio de gráficos e mapas e precedidos de uma ficha contendo sua descrição, a indicação das variáveis e fontes utilizadas em sua construção, a relevância para o desenvolvimento sustentável e, em casos específicos, comentários metodológicos, incluindo, ao final da publicação, um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes. Contemplam série histórica e abrangem, sempre que possível, o conjunto do País e as Unidades da Federação, permitindo o acompanhamento dos fenômenos ao longo do tempo e o exame de sua ocorrência no território. A publicação inclui, ainda, uma matriz de relacionamentos que ilustra as ligações mais diretas existentes entre os diferentes indicadores e pode ser utilizada como um guia de leitura, facilitando uma visão de conjunto. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, tabelas utilizadas para a elaboração dos gráficos e dos mapas apresentados.

Essas informações também estão disponíveis no portal do IBGE na Internet. Valiosas para a compreensão dos temas relevantes para o desenvolvimento do País, permitem não só estabelecer comparações, conhecer a orientação e o ritmo de seus vários elementos, como também fazer uma apreciação integrada de diferentes enfoques e dimensões, fundamental à adequada formulação e avaliação de políticas na perspectiva do desenvolvimento sustentável.