Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Geografia

Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI

Se até o século XX a análise do espaço geográfico brasileiro passava pelo grande movimento de estruturação do território nacional marcado pelos processos de industrialização e urbanização e pela constituição de um sistema econômico nacionalmente integrado, atualmente essa análise percorre diversas perspectivas de observação, algumas das quais o IBGE tem a satisfação de oferecer ao público na presente obra.

Organizada em nove capítulos, essa publicação reúne estudos que gravitam em torno da formação territorial do Brasil, de seu processo demográfico, da formação de suas cidades e da evolução do espaço rural e das atividades agropecuárias, da questão ambiental, bem como das formas contemporâneas de vivenciar e gerir as múltiplas diversidades que identificam o Brasil no mundo.

Tais são os olhares que ajudam a decifrar o Brasil contemporâneo, que tem seu território rearticulado e, ao mesmo tempo, fragmentado continuamente a partir de interesses de toda ordem, provenientes das escalas global, nacional, regional e local. São eles, também, que tornam o conhecimento geográfico imprescindível para se entender o presente e para prospectar o futuro de um País de dimensões continentais, cuja análise impõe a releitura de realidade regionais em constante transformação.

Esta publicação visa ampliar o conhecimento das expressivas alterações verificadas no território brasileiro como resultado das transformações econômicas, demográficas, políticas e ambientais ocorridas nas últimas décadas.