Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Volume Brasil 2012

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investiga anualmente, de forma permanente, características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação, além de outras com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o País, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar, entre outros temas. O levantamento dessas estatísticas constitui um importante instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil.

Com esta publicação, o IBGE traz a público os resultados da PNAD realizada em 2012, fornecendo um detalhado conjunto de informações sobre a população brasileira, em seus múltiplos aspectos. A publicação inclui ainda notas técnicas, em que se destacam os conceitos e definições utilizados na pesquisa, considerações de natureza metodológica que permitem conhecer os principais aspectos de sua evolução histórica, e o plano de amostragem. Em complemento a essas informações, encontram-se listados, ao final da publicação, todos os tópicos investigados pela pesquisa desde 1992.

Essas informações estão disponíveis no portal do IBGE na Internet, onde também podem ser encontrados os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base de dados segundo perspectivas diversas.

Algumas publicações sobre os temas: