Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Síntese de Indicadores 2006

Com este lançamento, o IBGE apresenta resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios relativamente às características gerais da população, migração, educação, trabalho, famílias, domicílios e rendimento.

A publicação está estruturada em duas partes: a primeira contém os indicadores de 2005 e 2006 e séries de rendimento de 2004 a 2006, refletindo a abrangência geográfica completa de todas as Unidades da Federação, Grandes Regiões e Brasil; na segunda parte, visando à comparabilidade com os resultados dos anos anteriores, são apresentadas séries retrospectivas de indicadores de rendimento de 1996 a 2006. Cabe ressaltar que as informações referentes ao período de 2004 a 2006 representam a cobertura geográfica da pesquisa existente até 2003, ou seja, sem incluir a área rural de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, e que os resultados de 2005 foram revistos em função dos ajustes efetuados nas estimativas de população.

São apresentados, ainda, comentários analíticos sobre composição e mobilidade populacional, educação, situação do mercado de trabalho, trabalho infantil, cobertura previdenciária, sindicalização, situação dos rendimentos e condições de habitação e posse de bens duráveis.

No CD-ROM que acompanha a publicação, estão disponíveis os indicadores ora divulgados e, complementarmente, o conteúdo do volume Brasil da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2006 e as informações do plano tabular preparado para todos os níveis de divulgação da PNAD: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e nove regiões metropolitanas. Também no CD-ROM, encontram-se as informações tabuladas revistas da PNAD de 2005, para todos os níveis de divulgação.

O conjunto dessas informações constitui um valioso instrumento para a avaliação da realidade demográfica e socioeconômica do País.

Volume Brasil 2006

Apresenta os resultados da pesquisa para o conjunto do País, com informações básicas para o estudo e planejamento do desenvolvimento socioeconômico nacional, abrangendo características gerais da população, migração, educação, trabalho, rendimento e fecundidade, bem como famílias e domicílios. Inclui, ainda, a conceituação das características investigadas e o plano de amostragem.