Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

PNAD - Suplemento: Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

Concluindo a divulgação de resultados dos levantamentos suplementares da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD realizada em 2004, o IBGE, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, traz a público informações sobre a condição de segurança alimentar nos domicílios brasileiros com base em metodologia que permitiu, também, detectar e dimensionar pela primeira vez, em todo o Território Nacional, os problemas de insegurança alimentar e de sua manifestação mais severa - a fome.

A presente publicação traça o perfil da condição de segurança alimentar para o Brasil e Grandes Regiões, utilizando, entre outras, as variáveis situação do domicílio, composição da unidade domiciliar segundo a existência ou não de moradores menores de 18 anos de idade, número de moradores do domicílio, sexo da pessoa de referência, rendimento domiciliar per capita e recebimento de transferência de renda de programas sociais governamentais. A análise dos resultados, ilustrada por gráficos, ressalta os aspectos mais relevantes dos indicadores apresentados.

A publicação inclui, ainda, o plano de amostragem da pesquisa, informações sobre estudos realizados, inclusive em outros países, para aprimoramento do método originalmente concebido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA) e sua adequação e validação no Brasil, descrição detalhada dos procedimentos referentes ao desenvolvimento da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar - EBIA e sua utilização na PNAD 2004, bem como um glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, tabelas complementares para as Unidades da Federação.

Os indicadores divulgados, de abrangência nacional, constituem um poderoso instrumento para conhecimento da situação de segurança alimentar no País.