Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009

Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil

A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 teve por objetivo fornecer informações sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. A POF investigou, também, a autopercepção da qualidade de vida e as características do perfil nutricional da população brasileira.

Dando prosseguimento à divulgação de resultados da pesquisa, o IBGE apresenta, nesta publicação, as Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil, em que são identificados, para cada 100 gramas de parte comestível dos alimentos e preparações, os seus componentes - energia, macronutrientes e fibra; gorduras e açúcar; minerais; e vitaminas - bem como a(s) referência(s) adotada(s) para obter a respectiva composição. Para sua construção, foram utilizados o banco gerado com os dados relatados pelos informantes sobre a ingestão dos diferentes alimentos consumidos no domicílio ou fora dele, nas áreas urbana e rural de todo o País, e outras fontes de consulta, como a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, a base de dados Nutrition Data System for Research - NDSR, da Universidade de Minnesota, publicações técnico-científicas e rótulos de alimentos. O estudo foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde. Para a avaliação, compilação e estruturação dos resultados ora apresentados, o IBGE contou com a contribuição de técnicos do Órgão parceiro e, também, com especialistas em nutrição, de reconhecida experiência e competência, mobilizados por aquele Ministério.

A publicação inclui, ainda, uma visão dos objetivos da pesquisa e da metodologia utilizada, com ênfase nos principais conceitos e definições, aspectos de amostragem, instrumentos e procedimentos de coleta e tratamento das informações. O CD-ROM que a acompanha reproduz o presente volume e contém uma planilha complementar, com as informações constantes nas tabelas impressas, o que permite ao usuário o cruzamento de dados bem como a construção de outras planilhas segundo sua perspectiva de interesse. Apresenta, adicionalmente, os dois instrumentos utilizados durante a etapa de coleta das informações sobre o consumo alimentar pessoal: o Bloco de Consumo Alimentar Pessoal, POF 7, utilizado pelos informantes para a anotação dos registros de ingestão alimentar, e as respectivas Instruções para o Preenchimento.

Simultaneamente a este documento, que constitui material de apoio importante a outras pesquisas e investigações na área de nutrição no País, o IBGE divulga duas outras publicações resultantes da POF 2008-2009 – Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil e Tabela de medidas referidas para os alimentos consumidos no Brasil. Somados aos demais estudos temáticos já divulgados, constituem a documentação completa da pesquisa.

Publicações complementares: