Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Censos Demográficos

Atlas do Censo Demográfico 2000


Como etapa final de divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2000, o IBGE apresenta, neste Atlas, as diferentes facetas da configuração do território nacional e as múltiplas dimensões que compõem a dinâmica e o perfil da evolução de sua população, ampliando a análise dos contrastes demográficos e das desigualdades sociais e regionais enfocadas nos volumes de resultados já divulgados.

O Atlas do Censo Demográfico 2000 introduz uma inovação na divulgação dos Censos Demográficos brasileiros, tradicionalmente apresentados sob a forma tabular. Reúne um conjunto de mapas que ilustram, de forma sintética, a inserção do Brasil no mundo, a divisão político-administrativa do país, a dinâmica e mobilidade espacial da população, o processo de urbanização, as condições habitacionais dos domicílios e o perfil cultural e socioeconômico da população. Essas informações, articuladas em níveis geográficos diversos - unidade da federação, município, setor censitário e bacia hidrográfica - são enriquecidas com textos analíticos, gráficos, tabelas e imagens, que evidenciam as especificidades regionais observadas. A publicação inclui, ainda, um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

Constitui, assim, valiosa fonte de informações para o planejamento estratégico nacional e a formulação de políticas públicas voltadas à superação das históricas desigualdades que marcam a sociedade e o território brasileiro.