Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas 2010

A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas investigou, em 2010, aspectos do uso dessas tecnologias pelo segmento empresarial brasileiro, contemplando, entre seus temas, a utilização de computadores e Internet no exercício das atividades dessas organizações e os motivos apontados para explicar sua não utilização, além de informações sobre as políticas e medidas de segurança em TIC adotadas e as habilidades do pessoal ocupado em relação a essas tecnologias.

Com a presente publicação, o IBGE apresenta os resultados dessa investigação, cujos indicadores são pautados em recomendações metodológicas e conceituais internacionais, o que assegura a qualidade das informações e a comparabilidade das estatísticas. Divulgados para o conjunto do País, eles abarcam empresas dos setores secundário e terciário, por grupamentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, e estão acompanhados de análises que realçam as principais características observadas em cada um dos temas tratados. Revelam, pela primeira vez em uma pesquisa da Instituição, o alcance, as barreiras e os distintos usos que o setor empresarial brasileiro tem feito de tais tecnologias.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa, em que se destacam as conceituações das variáveis investigadas e os aspectos da amostragem. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e contém, adicionalmente, tabelas com os números absolutos correspondentes às proporções apresentadas na publicação.

O conjunto desses indicadores, também disponibilizado no portal do IBGE na Internet, traz importantes subsídios para o desenvolvimento de políticas visando à universalização do uso das TIC nas empresas brasileiras, sendo também de grande utilidade aos tomadores de decisões no setor privado.