Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Matriz de insumo-produto

Matriz de insumo-produto: Brasil 2010

Em 2015, o IBGE publicou a nova série do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010. Sua divulgação incorporou os avanços metodológicos presentes no manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e foi precedida de seminários técnicos realizados com usuários e especialistas, sendo complementada com a disponibilização, em 2016, de relatório metodológico sobre variados aspectos do Sistema.

Dando continuidade ao aprimoramento do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010, o IBGE divulga, nesta publicação, a Matriz de Insumo-Produto 2010. Seus resultados proporcionam uma visão detalhada da estrutura produtiva brasileira e permitem avaliar o grau de interligação setorial da economia e também os impactos de variações na demanda final dos produtos, mediante a identificação dos diversos fluxos de produção de bens. Essa publicação apresenta resultados para 12 atividades econômicas e 12 produtos, considerações metodológicas sobre o modelo matemático no qual o IBGE baseou-se para o cálculo da matriz de coeficientes técnicos, bem como os procedimentos utilizados na adaptação de sugestões teóricas à realidade brasileira.

O conjunto dessas informações também está disponível no portal do IBGE na Internet, onde podem ser consultadas, adicionalmente, tabelas com maior nível de detalhamento, nas seguintes versões: 20 atividades por 20 produtos e 67 atividades por 127 produtos.