Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Anual da Industria da Construção

Pesquisa Anual da Indústria da Construção - 2015

A Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da construção no País. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem este segmento e subsidiam o Sistema de Contas Nacionais nas estimativas de valor da produção, consumo intermediário, volume e composição do valor adicionado, formação de capital e pessoal ocupado.

Com esta publicação, o IBGE apresenta comentários analíticos sobre os resultados da pesquisa relativos a 2015, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, custos e despesas, gastos de pessoal, receitas e valor das incorporações, obras e/ou serviços da construção, com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. A análise está estruturada em três partes – a primeira discorre sobre os resultados gerais do levantamento; a segunda destaca os componentes da receita bruta, dos custos e despesas e do valor adicionado, bem como a estrutura regional da indústria da construção em 2014 e 2015; na última parte, são confrontados os resultados das empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas, segundo os produtos da construção executados no referido período. A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo aos órgãos das esferas governamental e privada subsídios para o planejamento e a tomada de decisões, e, aos usuários em geral, elementos para estudos setoriais mais aprofundados.

Publicações complementares: