Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Fórum com os usuários sobre o questionário do Censo Agropecuário 2015

O IBGE, através de sua Diretoria de Pesquisas, tem o desafio contínuo de atualizar o conteúdo de seus levantamentos estatísticos para acompanhar as transformações da complexa realidade nacional, preservando uma estrutura que permita a manutenção das séries históricas, tão necessárias para cotejar o processo de mudança. Esse princípio básico se aplica ao projeto para o Censo Agropecuário 2015.

O planejamento da próxima edição do Censo Agropecuário compreende, entre muitas atividades, compartilhar com os usuários de estatísticas agropecuárias a proposta do conteúdo temático do questionário e, assim, receber contribuições que possam aprimorá-lo e validá-lo, consolidando a construção de um conjunto de informações relevantes e detalhadas sobre o setor.

O levantamento anterior ocorreu em 2006. A agropecuária há muito deixou de ser um setor de um tempo mais lento, estando conectada aos vetores mais dinâmicos da economia global, os quais impõem constantes mudanças de conteúdo técnico, científico e informacional no espaço brasileiro. Entretanto, como nenhum outro setor, ela evidencia a seletividade espacial dessas modernizações, compondo um mosaico de usos do território extremamente diversificado.

O questionário a ser definido para o próximo levantamento segue as recomendações internacionais da FAO/ONU, que buscam garantir um nível desejável de comparabilidade para as estatísticas do setor entre os países, valendo-se ainda da troca de informação e experiência com institutos estatísticos estrangeiros. Ao mesmo tempo, o IBGE tem o compromisso de produzir informação que retrate as particularidades da formação socioespacial brasileira.

Com o objetivo de aprofundar as discussões e dar respaldo às definições de conteúdo e forma do questionário, foi realizado o Fórum de Discussão sobre o Questionário do Censo Agropecuário 2015, em 6 de dezembro de 2013. Participaram especialistas que têm interesses diversos como usuários do levantamento, aos quais foi apresentada uma primeira proposta de conteúdo do questionário, explicitando-se as modificações (por supressão, acréscimo ou modificação das perguntas) em relação aos levantamentos anteriores, especialmente o de 2006.

Foram registradas as observações apresentadas, mas a Gerência Técnica do Censo Agropecuário - GTA - solicita aos interessados que encaminhem suas considerações (críticas e sugestões) para os endereços eletrônicos sandra.chrisostomo@ibge.gov.br ou carmo.gaspar@ibge.gov.br até o dia 31/01/2014. Desse modo, o usuário terá a oportunidade de acrescentar observações que possam surgir de uma reflexão posterior ao evento e acompanhar o encaminhamento dado aos pontos discutidos.