Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil

As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil - 2005



Em 2004, o IBGE celebrou parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE com o objetivo de mapear o universo das organizações da sociedade civil que atendem, simultaneamente, aos critérios de entidades privadas, sem fins lucrativos, institucionalizadas, auto-administradas e voluntárias. Para tal, foi desenvolvida uma proposta de identificação e classificação dessas entidades, com base nos dados do Cadastro Central de Empresas do IBGE referentes a 2002, tendo como norte a construção de estatísticas comparáveis internacionalmente.

Dando continuidade a esse projeto, o IBGE traz a público os resultados do mais recente estudo realizado sobre o tema, em que buscou-se observar as mudanças ocorridas neste importante segmento da sociedade civil nos anos recentes, com ênfase no período 2002-2005.

São apresentados, nesta publicação, os procedimentos metodológicos adotados bem como os resultados concernentes à caracterização dessas insituições – quantitativo, localização, tempo de existência, porte, atividade desenvolvida, números de empregados e sua remuneração – além de informações analíticas sobre seu crescimento entre 1996 e 2005. Inclui um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

A publicação é acompanhada de CD-ROM que contém, além das informações por Grandes Regiões e Unidades da Federação divulgadas no volume impresso, dados para os municípios brasileiros.

O conjunto dessas informações fornece valiosa contribuição para ampliar o conhecimento sobre o perfil, a dimensão e a dinâmica desse expressivo segmento do setor social.