Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Sistema de Contas Regionais

Contas Regionais do Brasil 2012

O IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, traz a público as Contas Regionais de 2012 com os resultados do Produto Interno Bruto - PIB apresentados segundo a ótica da produção.

Na presente divulgação, são adotados os parâmetros do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais em substituição aos do Sistema de Contas Nacionais, cuja base de referência está sob revisão neste momento. Assim, as estimativas ora divulgadas apresentam um nível de detalhamento mais restrito, vinculado à disponibilidade de informações do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, sendo, portanto, preliminares.

Os comentários efetuados sintetizam o panorama da economia brasileira em 2012 e confrontam a participação relativa das Grandes Regiões e Unidades da Federação na composição do PIB nacional no período de 2002 a 2012, com destaques para o PIB per capita em 2012. Os resultados apresentados estão em consonância com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e o glossário, ao final da publicação, registra os termos e conceitos considerados relevantes para sua compreensão.

O CD-ROM que acompanha a publicação contém informações do volume impresso, os dados da série 2002-2009 já divulgados, além da série 2002-2012 com a agregação de atividades compatível com o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

A metodologia e a base de dados das Contas Regionais estão completamente integradas à série das Contas Nacionais. Informações adicionais podem ser obtidas na publicação Contas regionais do Brasil, da Série Relatórios Metodológicos.

As informações ora divulgadas podem ser acessadas também no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza, complementarmente, a série 2002-2012 compatibilizada com a série retropolada das Contas Regionais para o período 1995-2001.