Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Pesquisa Anual de Serviços

Pesquisa Anual de Serviços - Suplemento - Produtos e Serviços 2006-2007

Com o objetivo de desenvolver uma classificação de produtos do setor de serviços, o IBGE tem realizado pesquisas suplementares à Pesquisa Anual de Serviços para testar a adequação da nomenclatura adotada e avaliar o peso relativo dos produtos em relação à receita operacional líquida das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas. Para tal, foram selecionados os segmentos de Transporte, tradicional do setor, de Informação, abrangendo os serviços relacionados às novas tecnologias de comunicação e informação, como telecomunicações, informática e audiovisuais, e o segmento de Engenharia e Arquitetura.

Esta publicação apresenta, por meio de tabelas e gráficos, os resultados dessa investigação relativamente a 2006 e 2007, com informações sobre o número de unidades informantes para cada produto e serviço considerado e sua respectiva participação no total de receita gerada pela atividade, nos anos de referência. Contém, ainda, notas técnicas sobre as pesquisas suplementares realizadas, com as definições consideradas relevantes para a compreensão dos resultados, e comentários sobre os principais produtos e serviços produzidos pelas empresas nos segmentos selecionados.

As informações também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.

A nomenclatura ora divulgada segue critérios de harmonização e articulação com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 1.0 e a Classificação Central de Produtos (Central Product Classification – CPC), permitindo, assim, a comparabilidade dos resultados.