Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Anual de Comércio - 2012

Pesquisa Anual de Comércio - 2012

A Pesquisa Anual de Comércio constitui uma importante fonte de dados setoriais para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população e contribuem, em grande medida, para a composição do Produto Interno Bruto - PIB.

Esta publicação reúne informações sobre a estrutura produtiva do segmento empresarial do comércio brasileiro e apresenta, para o conjunto do País, dados sobre receitas, despesas, pessoal ocupado, salários, retiradas e outras remunerações, compras, estoques e margem de comercialização, entre outros aspectos, com destaque para as empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, além de dados regionalizados sobre a distribuição e a configuração desse setor econômico. Os resultados têm por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e estão acompanhados de comentários com informações para o total Brasil e as Grandes Regiões, contemplando as principais atividades dos segmentos de comércio de veículos automotores, peças e motocicletas; comércio por atacado; e comércio varejista no ano de referência.

A publicação inclui notas técnicas sobre aspectos metodológicos da pesquisa. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e apresenta, também, o plano tabular completo atualizado referente a 2011.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre a estrutura produtiva do setor empresarial do comércio no Brasil, fornecendo aos órgãos das esferas governamental e privada subsídios para o planejamento e a tomada de decisões, e aos usuários em geral, informações para estudos setoriais mais aprofundados.